A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome:Carol e Iago Nº 4 e 10 Turma :81 Professor:Marc elo Data:10 /08/2009 Disciplina:Histó ria Data:10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome:Carol e Iago Nº 4 e 10 Turma :81 Professor:Marc elo Data:10 /08/2009 Disciplina:Histó ria Data:10."— Transcrição da apresentação:

1 Nome:Carol e Iago Nº 4 e 10 Turma :81 Professor:Marc elo Data:10 /08/2009 Disciplina:Histó ria Data:10

2 A família real portuguesa Acontece que Portugal e Inglaterra eram velhos aliados e faziam muitos negócios entre si, por isso os portugueses decidiram não obedecer. Napoleão ficou furioso, preparou um exército de homens comandados pelo célebre Junot e ordenou- lhe que conquistasse Portugal. Mas nesse tempo os militares deslocavam-se a pé ou a cavalo, tinham que carregar armas e bagagens, acampar pelo caminho, ou seja, demoravam imenso tempo a chegar ao seu destino. A notícia porém voava de boca em boca ou na bolsa de um mensageiro veloz.

3 15 mil viajantes A família real não ia sozinha para o Brasil: ia acompanhada pelas pessoas que desempenhavam altos cargos na Corte e pelos funcionários e criados do palácio. Mas houve muitos nobres e muitos burgueses que decidiram ir também. Assim reuniu-se um número de viajantes espectacular: quinze mil homens, mulheres e crianças. Imagine-se então a bagagem! As pessoas não sabiam ao certo quanto tempo iam ficar no Brasil e como receavam que lhes saqueassem as casas, trataram de mandar encaixotar tudo o que tinha valor material: móveis, pratas, jóias, tapetes, loiças, candeeiros, cristais, quadros, livros, roupa de casa e de vestir, etc.

4 Mudanças Econômicas no Brasil Depois da chegada da família real duas medidas de Dom João deram rápido impulso à economia brasileira: a abertura dos portos e a permissão de montar indústrias que haviam sido proibidas por Portugal anteriormente. Abriram –se fábricas, manufaturas de tecidos começaram a surgir, mas não progrediram por causa da concorrência dos tecidos ingleses. Bom resultado teve, porém, a produção de ferro com a criação da Usina de Ipanema nas províncias de São Paulo e Minas Gerais.

5 Além das mudanças comerciais, a chegada da família real ao Brasil também causou um reboliço cultural e educacional. Nessa época, foram criadas escolas como a Academia Real Militar, a Academia da Marinha, a Escola de Comércio, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, a Academia de Belas- Artes e dois Colégios de Medicina e Cirurgia, um no Rio de Janeiro e outro em Salvador. Foram fundados o Museu Nacional, o Observatório Astronômico e a Biblioteca Real, cssoujo acervo era composto por muitos livros e documentos trazidos de Portugal. Também foi inaugurado o Real TeatBotânico. ro de São João e o Jardim


Carregar ppt "Nome:Carol e Iago Nº 4 e 10 Turma :81 Professor:Marc elo Data:10 /08/2009 Disciplina:Histó ria Data:10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google