A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Felipe Paglia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Felipe Paglia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Felipe Paglia
Sociologia Professor Felipe Paglia

2 1. Origem da Sociologia Homem > ser cultural
Superou >condição natural > acúmulo de conhecimento e da vida em sociedade >objeto de estudo. Ciências Sociais > entender > produzir o conhecimento. Conhecimento > Cultura Compreender > relações entre os Homens (sociais). Especialização > Movimentação dessas sociedades.

3 Direito > caráter normativo > estabelece valores e regras de conduta.
Economia > princípio de escassez > bens materiais são finitos > conflito entre oferta e procura. Antropologia > esclarecer seus modelos de organização social > Estudo da cultura. Ciência Política > estudar > conceito de poder e suas implicações nas sociedades democráticas. pesquisas eleitorais, estuda grupos e partidos políticos e analisa o Estado diversas formas de governo, e ideologias políticas, como o liberalismo e o socialismo. Sociologia > entender como a esfera social se manifesta e conserva seus valores. > solucionar >problemas > sociedades contemporâneas.

4 2. contexto histórico Idade Antiga > pensadores > preocuparam > Sociedade Filosofia grega > Platão e Aristóteles A república de Platão e Política Platão > projeto > cidade-Estado > organizada > evitarem as crises políticas e sociais. Aristóteles > crises > inevitáveis > cidades afirmava não haver maneira de escapar das mudanças institucionais para preservar pequenos Estados.

5 Idade Média Santo Agostinho > Trabalhava > Temas sociais
A Cidade de Deus > homens > Remissão construção de comunidades > reproduzissem > reino Fundamento > princípio > cada grupo social deve ter uma função para que haja o bem-estar de todos. Iluminismo > XVIII Rousseau > duas premissas bondade inerente aos homens legitimidade do poder político

6 Revolução Francesa e Industrial
Cria > instabilidade e contradição. Ascensão política da burguesia; O investimento em tecnologia; A consolidação do processo de industrialização; Aumento da produção; O aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe; O surgimento de um grande número de desempregados; O êxodo rural e o consequente processo de urbanização; A miséria e as injustiças sociais.

7 Contexto > necessidade > interpretar e compreender
problemas da sociedade urbano-industrial explicar essa nova ordem social, política e econômica. no século XIX > surge a sociologia. Definição Ciência > estuda os fenômenos sociais. Campo de estudo > toda a organização da sociedade e tudo o que acontece com os seus integrantes.

8 3. Positivismo de Auguste Comte
Criador da sociologia > Física social. Filosofia positivista > princípio > homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Mundo > revelado e não transformado. Objetivo > sociologia > “o que é e não o que deveria ser”. Base do positivismo > coleta de dados > sociedade sistema é composto Pragmatismo > o valor prático considerado como critério da verdade; Empirismo > pelo conhecimento adquirido através da experiência.

9 Sociologia > Ciência do entendimento
observar > atividade e obra na sociedade através dos tempos. A sociologia > tentativa de compreender o ser humano em grupo > concentra-se em nossa vida social. Não é objetivo > personalidade do indivíduo como a causa do comportamento Examina a interação social, os padrões sociais e a socialização em processo. Comte > separar > influência filosofia, economia, política. Foco > aspecto social para objeto de estudo. O positivismo > metodologia das ciências naturais na confecção das ciências sociais. Acreditava > constante evolução do homem Sociologia > deveria solucionar a questão social decorrente da Revolução Industrial.

10 A sociologia > Comte > fundamenta > três princípios:
Auguste Comte ( ) A sociologia > Comte > fundamenta > três princípios: Prioridade do todo sobre as partes. Progresso dos conhecimentos como característica da humanidade. Homem igual em qualquer lugar e qualquer momento histórico. Resulta > classificação das sociedades > Lei dos Três Estados. Comte, a humanidade passa por três estágios de evolução social: Teológico > momento no qual os homens explicam os fenômenos diversos através dos deuses. Metafísico > através de idéias gerais, como o pecado original, por exemplo, se estabelecem os valores sociais. positivo ou científico > explicações > método científico > momento das sociedades industriais.

11 Atividade Sugerida O positivismo teve grande repercussão no Brasil durante o século XIX. Faça uma pesquisa sobre o desenvolvimento da filosofia positivista no Brasil dessa época, procurando enfocar sua influência sobre a política, especialmente na Proclamação da República, em 1889.

12 Saint-Simon 1760-1825. Séc. XIX > Racionalismo
Substituição > monarquias absolutistas > Monarquias parlamentares 40 anos de idade > Defensor > Pensamentos racionalistas. Razão > meio > compreender > mecanismos > natureza Criação > Técnicas > aproveitamento > recursos naturais. Garantia > vida melhor > sociedade. Objetivo > Elevar capacidade produtiva > Base > harmonia.

13 Saint-Simon > Realidade social > fome
Luta pela sobrevivência > base > conflitos sociais Pensamento racional > aplicado > Conduzir a humanidade > prosperidade Futuro > Máquinas > Superação > fardo físico do trabalho. Tempo > ocupações > felicidade individual e coletiva Socialismo Contradição > Racionalização da produção e elevação da produtividade. Objetivo > Alcançar > autossuficiência Aproximava > positivismo

14 Resolução UFU-MG 01. Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia. A. A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material. B. A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica. C. A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso. D. O fortalecimento da especulação metafísica como procedimento científico. Correta A

15 A alternativa “d” é falsa, pois relaciona a metafísica aos procedimentos científicos, o que não ocorre, já que a primeira permanece circunscrita à esfera comtemplativa. A alternativa “c” é falsa, pois critica o progresso, fator que inaugura a sociologia com a mudança de comportamento da sociedade. A alternativa “b” é falsa, pois afirma que a Igreja tem papel preponderante no surgimento da Sociologia, quando esta apenas decola com a plena laicização do Estado.

16 02. UFU-MG Considere a citação [
02. UFU-MG Considere a citação [...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana. Fundação Calouste Gulbenkian. Para abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, p. 35.

17 Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa correta. A crise do Iluminismo e a consequente descrença a. no potencial emancipatório e libertário da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a partir do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Sociologia. A Sociologia é herdeira direta das tradicionais conb. cepções de mundo religiosas que tiveram reforçadas a legitimidade e a capacidade explicativa, a partir do século XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do desenvolvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.

18 A emergência e consolidação institucional da Sociologia ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objetivas para os novos padrões de convivência e comportamento social, que floresciam nas sociedades europeias modernas. A Sociologia constituiu-se como disciplina científica na contramão dos valores, ideais e formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a partir do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa. Correta C

19 A alternativa “a”é falsa porque o século XVII marca o auge e não a crise do iluminismo, cujos valores se espalhariam pela Europa. A alternativa “b” é falsa, pois relaciona a sociologia à religião e ao dogma, que são claramente contrários. A alternativa “d” é falsa porque ao ganhar uma expressão renovada, os pensamentos, ideais e as formas e sociabilidade contribuíram para o surgimento da sociologia.

20 03. UEL - PR Leia o texto a seguir: Mudança social refere-se às modificações que ocorrem nos padrões de vida de um povo. Essas modificações são causadas por uma variedade de fatores, de natureza interna ou externa, isto é, por forças decorrentes de condições existentes dentro do grupo ou fora dele. KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p Com base no texto e nos conhecimentos das diferentes abordagens teóricas sobre o tema, é correto afirmar:

21 Emile Durkheim propôs a teoria cíclica da mudança a
Emile Durkheim propôs a teoria cíclica da mudança a. social, isto é, as sociedades atravessam períodos de vigor político e declínio que se repetem. Max Weber considerou que a mudança de um esb. tado para outro decorre de modificação nos fatores econômicos essenciais, ou seja, nos métodos de produção e distribuição. Segundo Karl Marx, a mudança social é causada c. pela interação de vários setores de uma cultura, nenhum deles podendo ser considerado primordial. Os positivistas entendiam a mudança social como sinônimo de progresso, isto é, definiam os estágios das sociedades, desde os níveis mais baixos até os mais elevados, pois consideravam o homem capaz de atingir uma ordem social perfeita. Tanto Karl Marx como Max Weber defendiam a e. teoria do ciclo biológico, ou seja, consideravam que a raça é o mais importante determinante da cultura, e que a raça nórdica, superior às outras, é a principal responsável pelo alto estado de civilização. Correta D

22 a alternativa “a” é falsa porque Durkheim não promove uma análise cíclica das sociedades.
alternativa “b” é falsa porque weber não vê a esfera econômica como central para a compreensão da sociedade a alternativa “c” é falsa porque Marx crê que a cultura faz parte da superestrutura e não da infraestrutura, composta pela esfera econômica. a alternativa “e” é falsa porque nenhum dos dois sociólogos chega a valorizar as explicações baseadas no ideal da raça.

23 Módulo 02 Os clássicos da Sociologia: Durkheim, Marx e Weber
Contexto social > marcado pelas transformações Durkheim; Weber; Marx Durkheim > racionalidade > entender > Coletividade. > Influência > Laicização do pensamento > Educação. Weber > Racionalização > processo técnico e industrial Presença > desejo o lucro, ascensão econômica, acúmulo de riquezas. Marx > Desigualdade, miséria e exploração Classe operária e a burguesia.

24 O funcionalismo de Durkheim
Considerado > um dos fundadores. Crítica > Comte > Religião da Humanidade Positivismo > não alcançou a neutralidade pretendida. Concorda > Comte > Coletivismo. Ausência > Decisões individuais Atores sociais > fruto da coletividade. Termos importantes: Fato social, coesão social, anomia, solidariedade

25 Compreender > Sociedade > fato social > Externo > indivíduo
Sociólogo > Estudar > sem fazer juízo de valor > neutralidade Exemplo: Família e Religião. Fato social > Relacionam > interação > União > Coesão social SOLIDARIEDADE > 2 tipos de sociedade. Tradicional (Mecânica) e Moderno (Orgânico)

26 Tradicional > Coesão social > mantida > Religiosidade
Mantinha > padrão moral > Seguido Importante > Família > transmitir os padrões. Enfraquecimento desse modelo > Anomia > ausência de coesão social Transferência > Sociedade Moderna > Novos padrões Coesão social > Divisão do trabalho > Interdependência. Laços > impessoais e profissionais > Conduz ao individualismo Vazio social > Indivíduo > Não pertenceria a nenhum grupo Resultado > Suicídio > Razões externas > Doença social

27 Altruísta > Nega a individualidade em nome da coletividade
Atos heróicos. Egoísta > Isolado ou deslocado do conjunto social. Anômico > Enfraquecimento > Normas sociais. identificar > Uma ordem social > Ex. Crises Econômicas.

28 Materialismo histórico de Marx e Engels
Ponto de partida > satisfação das necessidades individuais de sobrevivência dentro de um contexto social específico. A sociedade é pensada a partir da exigência de sobrevivência material de seus integrantes. Mundo da produção > Trabalho Influência hegeliana > Materialismo Histórico > Caráter evolutivo da sociedade. Luta de classes > Proletários e proprietários. Relações sociais > definidas > superestrutura (Ideologia). Superestrutura > condiciona > infraestrutura > Ñ Liberdade

29 Indivíduo > não possui liberdade > não vive sozinho
Outros indivíduos > satisfazer > necessidades > Adquirindo mercadoria > Trabalho. Trabalho > Entender as relações sociais > sobreviver. Indivíduo > não produz tudo para garantir a sua sobrevivência > Troca (Relações Sociais) > Relações produtivas Mercadorias > qualidades e características > diferentes Precisam ser entendidas Valor de uso (Utilidade) Valor de troca (Trabalho) > Relação de produção.

30 Força de trabalho > ela mesma vira mercadoria.
Permitindo > Explorar a mão de obra do trabalhador > sem que ele perceba Mais-valia > Fábrica > base para compreensão da transformação da sociedade capitalista.

31 A Sociologia compreensiva de Max Weber
Max Weber > viveu entre os anos de 1864 e 1920 Diferente de Durkheim > Coletividade > Inexistência das vontades individuais Sociedade > Aglomerado de pessoas > Direção > vontades individuais. impossível > Entendimento completo da sociedade. Como estudar a sociedade então? Pág. 18


Carregar ppt "Professor Felipe Paglia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google