A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

sociedade capitalista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "sociedade capitalista."— Transcrição da apresentação:

1 sociedade capitalista.
Karl Marx KARL MARX ( ): filósofo, cientista social e revolucionário alemão. Apesar de não ter se formado como sociólogo, muito contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia ao analisar e criticar a organização social, política, econômica, jurídica, ideológica e cultural da sociedade capitalista.

2 EORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO.
Marx desenvolveu a EORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. De acordo com essa teoria Marx afirma que: a) Podemos conhecer a sociedade concreta a partir das relações das pessoas no processo produtivo de bens materiais e, b) Buscando compreender o estágio de desenvolvimento que se encontram as forças produtivas.

3 Dessa forma, podemos afirmar que: Para o Materialismo Histórico...
As Relações Sociais de Produção + As Forças Produtivas = A Base econômica das sociedades hierarquicamente construídas

4 Relações Sociais de Produção? ? O que são as Forças Produtivas?
O que significam as Relações Sociais de Produção? ? O que são as Forças Produtivas?

5 As relações sociais de produção podem ser entendidas como a organização e interação das pessoas e das classes na sociedade, tendo em vista a produção material e a reprodução social, a manutenção e a ampliação das relações socio-político-econômicas. As forças produtivas são a terra, trabalho, capital e tecnologia: elementos essenciais à produção capitalista.

6 OU SEJA... MARX AFIRMA QUE: “ O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL (base econômica da produção de bens materiais) CONDICIONA O DESENVOLVIMENTO DA VIDA SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL EM GERAL (superestrutura da sociedade).”

7 Marx era economista e isso nos ajuda e entender a sua teoria, segundo a qual...
...a base da organização da sociedade é econômica, e a partir dessa organização surgem as outras estruturas da sociedade (instâncias políticas, jurídicas e ideológicas).

8 Tudo isso representa a reprodução das relações de produção
Instâncias jurídicas Instâncias políticas Instâncias Ideológicas Base econômica da sociedade = forças produtivas + relações sociais de produção

9 Ao estudar o Capitalismo Marx afirmava que a
jornada do trabalhador era composta da seguinte forma: Trabalho necessário = remunerado com o salário do trabalhador + Trabalho excedente = “mais valia” , ou seja, o trabalho não pago e apropriado pelo capitalista, decorrente da exploração do trabalhador (trabalho morto).

10 É da mais valia que é retirado o capital para a compra e reposição de máquinas, para aquisição de matéria prima e o lucro do capitalista. Com esse raciocínio Marx torna-se um crítico do Capitalismo e da sociedade burguesa, por ser um sistema e uma sociedade que exploram o proletariado de forma desumana em busca de lucro e tomada de poder.

11 Juntamente com Engels redigiu o famoso
MANIFESTO COMUNISTA. Nessa obra eles convocam os(as) trabalhadores (as) do mundo inteiro a se unirem para derrubar a sociedade capitalista e iniciarem a implantação de uma sociedade socialista de transição para a sociedade comunista:sociedade sem classes sociais antagônicas, sem exploração do homem pelo homem.

12 Outra obra de grande importância escrita por Marx é
O CAPITAL, sua principal obra econômica, em que realiza a mais profunda análise crítica do processo global de produção capitalista. "Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever  cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência que terão que ser  nacionalizados pelo Estado". (Karl Marx, Das Kapital, 1867)  (Qualquer semelhança com a crise mundial por que passamos não é mera coincidência; o aviso foi dado já faz mais de um século).

13 Entendendo melhor as idéias de Marx:
Para ele a história da humanidade é a luta de classes; No Manifesto Comunista convocou o proletariado para a luta pelo socialismo; 1848 eclodiram os movimentos revolucionários em vários países europeus; 1864fundou a Associação dos trabalhadores:objetivo de conquistar o poder pelo proletariado; Sua doutrina pregava a derrubada da classe dominante (a burguesia) por meio de uma revolução do proletariado e a criação de uma sociedade sem classes, na qual os meios de produção passassem a ser propriedade de toda a coletividade.


Carregar ppt "sociedade capitalista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google