A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO Formador: Roberto Cravo

2 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
o significado da realidade coletivamente construída

3 Conceito de Planejamento
O planejamento é um processo do sistema de gestão de um projeto. Não é uma atividade isolada; isso nos leva a entender melhor o ciclo de vida de um projeto.

4 Conceito de Planejamento
é um pacote de medidas inovadoras, claramente delimitado em função dos recursos, tempo e local, que estabelece objetivos e metas a serem alcançados, por meio de um processo interativo entre todos os atores envolvidos e cuja implementação se dá por meio das instituições executoras, organizações ou grupos sociais.

5 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO PROCESSO
Um processo que é executado em etapas sucessivas e interligadas: Elaboração do projeto; Planejamento da participação dos atores sociais; Operacionalização e implementação das ações; Acompanhamento, e avaliação dos resultados, complementadas com os ajustes necessários para manter os rumos do projeto.

6 Tempo de um Projeto Quando os objetivos são alcançados, o projeto termina, mas seus efeitos devem ter sustentabilidade no tempo, mesmo após o encerramento do projeto. Isto só é possível se houver uma real participação dos envolvidos e dos parceiros com suas ações, de forma que eles passem a assumi-las após o término do projeto.

7 MUDANÇAS Qualquer mudança que se processe num plano deve ser sempre de comum acordo entre as partes envolvidas e daí a necessidade de se manter o enfoque participativo durante toda a vigência do projeto.

8 TRANSFORMAÇÃO Instala-se um processo de mudança na vida da comunidade, que fatalmente desencadeia um outro processo, o de transformação pessoal. O papel desenvolvido pela equipe é o de intervir na discussão, colaborando com o diálogo crítico perante as formas de organização popular.

9 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Tem como objetivo principal: proporcionar o envolvimento dos agentes sociais no processo de mudança, para que os objetivos sejam alcançados com maior transparência e objetividade, e com uma maior garantia de sustentabilidade de seus efeitos a médio e longo prazo.

10 Articulação Comunitária
A cada reunião, enfatiza-se a importância de articulação da comunidade na tentativa de desencadear um processo contínuo de discussões e estratégias para possíveis ações de melhoramentos no que diz respeito aos equipamentos de consumo coletivo, que certamente alterarão a qualidade de vida da comunidade.

11 POLÍTICAS PÚBLICAS Que valorizem a participação em massa da população;
Ocupação dos espaços e equipamentos; Em consonância com atitudes de cooperação, participação e ludicidade; Esporte e lazer como fenômenos sociais vão além da concepção de prática de atividade física em tempo disponível; Acessível a todas as faixas etárias; Para todos.

12 Projeto que garanta a oportunidade de acesso aos bens culturais;
Possibilidade de conhecimento de suas características e particularidades; Processo educativo; Programa de qualificação e capacitação do profissional e voluntário.

13 GESTOR Desenvolver ações e medidas visando aumentar a eficiência na prestação de serviços, através da implantação de: Novos métodos de trabalho; Aperfeiçoamento dos instrumentos gerenciais; Da capacitação continuada de servidores; Da informatização; Da equipagem adequada dos órgãos municipais.

14 ESTRATÉGIAS Analisar as possibilidades de implementação de programas e projetos em cada região, a partir da articulação com lideranças comunitárias e a avaliação pedagógica, buscando viabilizar a diversidade de ações sistemáticas e assistemáticas; Investir na articulação com a comunidade, fortalecendo parcerias, apoiando iniciativas e estimulando a organização e participação de grupos; Potencializar o esporte e o lazer recreativo de cunho participativo, através de festivais, encontros e eventos sócio-educativos.

15 Intervenção ativa na construção Atividades sociais em todos os níveis
PARTICIPAÇÃO Intervenção ativa na construção Tomada de decisão Atividades sociais em todos os níveis Fazer parte de um grupo; tomar parte numa determinada atividade; ter parte num negócio, ativa ou passivamente Não é o quanto se toma parte, mas COMO.

16 PARTICIPAÇÃO A participação não é dada ou imposta, deve ser conquistada, precisa ser construída e recuperada todo dia. Participação é a alma da educação, porque educar é motivar o novo mestre, não repetir discípulos. Diante da excessiva pobreza socioeconômica e política, o que podemos fazer é pouco, mas podemos fazer melhor este pouco (MANNHEIM, 1972).

17 POLÍTICA SOCIAL (DEMO, P)
POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS: direito devido a grupos populacionais que não se auto-sustentam. POLÍTICAS SOCIOECONÔMICAS: inclusão quantitativa e qualitativa no mercado para a população ativa; crescimento econômico. POLÍTICAS PARTICIPATIVAS

18 POLÍTICAS PARTICIPATIVAS
Iniciativas voltadas ao enfrentamento da pobreza política da população, formando o sujeito social, consciente e organizado capaz de definir seu destino, instrumentalizando o processo de formação da cidadania. Incluem políticas educacionais, culturais, de comunicação, de defesa da cidadania, de conquista de direitos, de organização da sociedade civil.

19 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Formação da consciência crítica, por meio de auto-diagnósticos, onde a comunidade descobre sua condição histórica; Partir para a prática de como enfrentar os problemas detectados no auto-diagnóstico, com o reconhecimento das forças do grupo, aceitação do que não é possível; Descobrimento lógico da necessidade de se organizar, para enfrentar com competência os problemas e montar projeto próprio, através da cidadania organizada.

20 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Considerar: Avaliações anteriores; As várias dimensões da realidade cognitiva, social e política; Identificar junto às comunidades suas carências, sugestões e contribuições; Os usuários do serviço; Os recursos e equipamentos disponíveis.

21 POLÍTICA E PLANEJAMENTO
O processo de planejar envolve questionamentos: o que será feito, como, quando, quanto, para quem, por quem, por que, onde. As atividades deverão ser resultado de decisões tomadas pelo coletivo a partir do futuro impacto das mesmas, de acordo com o objetivo esperado; Conhecer e melhorar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos e ameaças externas; Ter um plano de trabalho estabelecido e caminhos alternativos; Como e onde alocar recursos (local, pessoal e material); Pelos limites de pessoal e verba são necessárias escolhas, priorizando o mais necessário e importante para o conjunto.

22 PLANEJAMENTO: CONTEXTO SOCIO-CULTURAL
1. ESTUDO DA REALIDADE ( comunidade) Espaços físicos/ hábitos/ valores/ recursos humanos/ recursos financeiros. 2. ORGANIZAÇÃO  Planejar com a clientela a partir dos seus interesses e realidade.

23 3. IMPLEMENTAÇÃO Oportunizar a vivência de várias atividades para livre escolha. Respeitar as faixas etárias. Coordenar os recursos ( humanos e materiais) de forma apropriada para cada atividade. 4. AVALIAÇÃO Avalia, sugere, encaminha, retro- alimenta, modifica, qualifica.   COMUNIDADE

24 Organização de Eventos???
O que? Quando? Como? Para quem? A) Projeto... Encaminhamentos/ providências... divulgação...cronograma de execução. B)Produção... realização/ execução... C)Relatório...


Carregar ppt "PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google