A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz

2 Objetivos da aula: Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho; Identificar os fatores que contribuem para a crise ambiental e energética; Compreender a utilização da energia pelo homem ao longo dos tempos; Propor possíveis intervenções que podem contribuir para a solução da escassez dos recursos energéticos.

3 A Energia e o Meio Ambiente  Crise ambiental  crescimento populacional, demanda de energia e de materiais e geração de resíduos (poluição);  Descoberta do fogo e máquinas para realizar trabalhos   quantidades maiores de materiais e energia (satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade);  Fontes de energia na ecosfera  O sol é a principal fonte de energia da Terra, aproximadamente 99% da energia térmica utilizada nos ecossistemas provêm do sol;  As fontes primárias contribuem com apenas 1%.Os recursos energéticos primários são classificados em renováveis e não renováveis.

4 Histórico da crise energética  Como atender ao padrão de vida humano, consumir mais energia e viver em um ambiente sadio????  Alteração do consumo diário de energia dos humanos  homem primitivo (2000 Kilocalorias), obtidas através da alimentação; Os primeiros caçadores aumentaram a média para 5000 kcal/dia; Os primeiros agricultores, utilizando o fogo para cozimento e aquecimento, juntamente com a tração animal para plantar elevaram o consumo de energia para 12000Kcal/dia.

5  A Revolução industrial, no século XIX a madeira para movimentar máquinas e locomotivas, para converter minério em metais e para fundir areia em vidro.  Em 1850 a média de consumo diário na Inglaterra e nos EUA, um valor próximo de 60 000Kcal/dia.  Destruição de florestas.  Descoberta que o carvão podia ser obtido por mineração e substituir a madeira. Por volta de 1900 o carvão substitui integralmente a madeira na maior parte dos países europeus e nos EUA.

6  Em 1869 o primeiro poço de petróleo foi perfurado  destilação e refino do petróleo em gasolina, óleo combustível e óleo diesel (mudança no consumo de energia primária).  Descoberta que os depósitos de gás natural, encontrados junto aos depósitos de petróleo, podiam ser queimados como combustível.  Em 1950 o petróleo nos EUA tornou-se a primeira fonte de energia primária e o gás natural a terceira.

7  Em 1983 o petróleo e o gás natural foram responsáveis pela produção de 53 % da energia primária mundial. Na década de 50 ao inicio dos anos 80 o consumo triplicou!!  Na atualidade o consumo per capita mundial diário é de 125000Kcal/dia.  Desequilíbrio entre países desenvolvidos e os subdesenvolvidos foi acentuado!! O consumo norte- americano  possui 4,7% da população mundial e consomem 25% da energia comercial mundial.

8  Americanos usam mais energia em aparelhos de ar condicionado do que de chineses para todos os fins!!  As fontes não renováveis são responsáveis por 69% do consumo e as renováveis 31%!!!  A questão energética envolve: disponibilidade e eventos políticos  Em 1973 o embargo promovido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevou o preço do barril de petróleo de U$$2,70 para U$$ 10

9  Nos anos 90 O preço do petróleo estabilizou em patamares mais baixos.  O modelo atual energético é extremamente vulnerável e instável!!

10 Soluções?????

11 Repensar os padrões de produção; Pré-ciclar (avaliar a necessidade do produto antes de comprá-lo); Reduzir o Consumo da sociedade; Reaproveitar e reciclar materiais; Buscar fontes alternativas de energia; Desenvolvimento de novas tecnologias de conversão energéticas mais eficientes. Utilizar a energia de forma mais conscienciosa.

12 Panorama Brasileiro  A forte preponderância da geração hidráulica no suprimento de eletricidade, cuja maior parte do potencial remanescente localiza-se na região de ecossistemas de elevada biodiversidade (região Amazônica) e sobre o qual ainda se detém pouco conhecimento científico;  A existência de um importante segmento industrial (siderurgia, metalurgia, papel, celulose), baseada no consumo de carvão vegetal;  Consumo maciço de fontes combustíveis derivadas do petróleo;

13  Declínio do programa institucional de aproveitamento do álcool combustível;  A má qualidade do carvão mineral brasileiro, com alto teor de enxofre e cinzas;  Estímulo à diversificação da matriz energética com base na instalação de 49 termoelétricas, 42 delas movidas a gás natural e o restante a carvão vegetal.

14 Matriz Energética Brasileira

15 Consumo de Petróleo

16 Referência da aula:  BRAGA,Benedito et al.Introdução à Engenharia Ambiental.São Paulo:Prentice Hall,2002. ( Parte II-capítulo:7-Histórico da crise energética)


Carregar ppt "Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google