A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO"— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
. MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO

2

3

4 O efeito estufa e suas conseqüências;
Tentativa de controle de emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa: o Protocolo de Kyoto Ameaça a biodiversidade; A questão da água;

5

6

7

8

9 Biocombustíveis: “São fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica”.

10 1. Biodiesel: “Desenvolvido a partir de fontes renováveis de energia livre de enxofre. É produzido pelas sementes da mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, soja e pela beterraba”.

11 1.1. Biodiesel e a Política Brasileira
Em Dezembro de 2004 foi lançado, oficialmente, pelo governo brasileiro o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

12 1.2. Lei de janeiro de 2005 A adição voluntária de 2% de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final até 2007; A partir de 2008, a adição de 2% se torna obrigatória. De 2008 até 2012 a mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel será voluntária, passando a ser compulsória a partir de 2013.

13 1.3. Benefícios do Biodiesel
Redução dos gases de efeito estufa, e de outros poluentes atmosféricos, tais como o enxofre; Redução do consumo de combustíveis fósseis; Possibilidade de reaproveitamento dos resíduos de natureza líquida e sólida na indústria de alimentos e para a nutrição animal, bem como na indústria químico-farmacêutica; Possibilidade de desenvolvimento regional.

14

15 2. O Etanol Desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, passou a ser usado em grande escala em 1983.

16 2.1. O Proálcool Em 1975 é lançado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool); O percentual de álcool anidro misturado à gasolina aumentou significativamente e o álcool etílico hidratado passou a ser utilizado em veículos cujos motores foram especialmente desenvolvidos para esse combustível.

17 2.1. O Proálcool A produção de álcool no país aumentou de 700 milhões de litros, em 1975, para 15 bilhões de litros na safra de 2004 / 2005; No ano de 1985, os veículos movidos a álcool chegaram a atingir 85% das vendas totais no país; Porém, devido à crise de abastecimento ocorrida em 1989, esse percentual reduziu-se em curto espaço de tempo para cerca de 2% e manteve-se nesse patamar até o início de 2003.

18 2.1. O Proálcool Em março de 2003, os veículos bicombustíveis (Flex Fuel) foram lançados no mercado brasileiro e depois de dois anos de existência, chegaram a representar aproximadamente 53% das vendas de veículos novos em 2005;

19 2.2. O Etanol e o Mercado Internacional
Tendência no aumento do consumo por motivações ambientais; elevação no preço do petróleo; incerteza na oferta de combustíveis fósseis a médio e longo prazo; O Brasil é o maior produtor e consumidor do mundo; EUA e Brasil respondem por 70% da produção mundial;

20

21 2.2. O Etanol e o Mercado Internacional
Enquanto a produção de petróleo se concentra em 15 países, existe mais de 120 países com potencial para produção de biocombustíveis; Em 2008, Brasil, África do Sul, China, Estados Unidos, Índia e a União Européia anunciaram a criação do Fórum Internacional de Biocombustíveis;

22 A média mundial, conforme o mesmo balanço, está em torno de 15%.
2.3. O Etanol e o Brasil Segundo o Balanço Energético do Ministério de Minas e Energia de 2006, 44,7% da energia produzida no Brasil provém de fontes renováveis, que incluem, além do etanol e do biodiesel, as usinas hidrelétricas. A média mundial, conforme o mesmo balanço, está em torno de 15%.

23 3. Biomassa Fonte de energia limpa (não poluente) e renovável, disponível em grande abundância e derivada de materiais orgânicos Todos os organismos existentes capazes de realizar fotossíntese – ou derivados destes – podem ser utilizados como biomassa.

24 3.1. Exemplos Cana-de-açúcar, restos de madeira, estrume de gado, óleo vegetal e lixo urbano.

25 3.2. Cenário Previsão do fim das reservas de petróleo e carvão mineral; A energia elétrica cada vez mais escassa; ; Energia nuclear relativamente perigosa; Cada vez maior de lixo produzido no mundo.

26 3.3. Possibilidades / Exemplos
O lixo pode ser aproveitado para geração de energia, diminuindo o nível de poluição ambiental e o volume de lixo das cidades; Aproveitamento das sobras de casca de arroz, que geram energia para a indústria gaúcha; Queima do bagaço da cana-de-açúcar para a geração de vapor para produção de energia elétrica.

27 3.4. Vantagens da Biomassa Ser fonte de energia limpa e renovável;
Os resíduos emitidos pela sua queima não interferem no efeito estufa; Ser uma fonte de energia, descentralizadora de renda; Reduzir a dependência de petróleo por parte de países subdesenvolvidos; Diminuir o lixo industrial e ter baixo custo de implantação e manutenção.

28 4. Desafios Aumentar as áreas de cultivo para os biocombustíveis sem comprometer a produção de alimentos e destruir o meio-ambiente.


Carregar ppt "MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google