A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

2 Propostas para o mês de junho
Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Roteiro das atividades
Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013. Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

4 Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um com um código para o cadastro. Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

5 Analisando dados na plataforma Qedu Redes
1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link oficiencia/2013/escalas_ensino_fundamental_2013.pdf e responda: Qual a descrição da proficiência média da sua rede em LP? OBS: por exemplo, se a proficiência for 209, corresponde ao nível 4. 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link rede/aprendizado

6 Analisando dados – Anos Iniciais
4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido (65%) Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto (61%) Coerência e Coesão no Processamento do Texto (60%) 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? Relação entre Textos (47%) Variação Linguística (53%) Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto (54%)

7 Analisando dados – Anos Finais
4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto (70%) Variação Linguística (61%) Coerência e Coesão no Processamento do Texto (60%) 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? Relação entre Textos (44%) Procedimentos de Leitura (56%) Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido (57%)

8 Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: Tópico/quantidade de escolas Melhores escolas Desempenho mediano Necessitam atenção Tópico 1 2 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 6

9 Analisando dados 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? Potencializar o estudo das habilidades leitora e escritora nas formações contínuas, propondo ações que integrem as diversas disciplinas, com o objetivo de desenvolver habilidades, valores e atitudes necessárias para que o aluno resolva as situações de comunicação de forma satisfatória.

10 Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique:
se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? 9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões?

11 Analisando dados 8 - Tendo em vista que há somente uma escola avaliada em cada nível de ensino em nossa rede, não é possível fazer uma comparação qualitativa entre elas. a) Não temos escolas que apareçam mais vezes nessa faixa de desempenho. b) Promover o estudo dos gêneros/tipologias textuais, principalmente no que tange à inferência, através da formação dos professores e o aprimoramento da sua prática pedagógica. Ampliar e aperfeiçoar as práticas e projetos de leitura já existentes em nossa rede, proporcionando o desenvolvimento dos tópicos que estão em nível mediano. c) Não temos escolas que apareçam mais vezes nessa faixa de desempenho. 9 - O envolvimento das escolas pode ser feito por meio de reuniões pedagógicas, formação continuada, reflexão sobre os resultados e demais ações que proporcionem melhorias no processo de ensino/aprendizagem.

12 Agora chegou a hora de planejar!
Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link

13 Plano de Ação - Formando Leitores Materiais necessários
Município: Ilha Comprida Período de realização das ações: Segundo semestre letivo Ações Encaminhamentos Materiais necessários Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Sensibilização das equipes gestoras Reunião pedagógica para tratar da importância da leitura nas escolas Textos literários e pedagógicos; livro “O que revela o espaço escolar”. Departamento de Educação e equipes gestoras Primeira quinzena de agosto Envolvimento das equipes gestoras no projeto Formação das equipes para a realização de pesquisas e do planejamento Estudo do projeto institucional “Comunidade de Leitores” Livros, computadores, projetor multimídia Segunda quinzena de agosto Desenvolvimento das competências necessárias para a execução do projeto. Divulgação do projeto para a comunidade Realização de um evento público; Chamadas por meio do Portal Ilha Educa e das redes sociais Computadores, internet, materiais de divulgação impressos e digitais Departamento de Educação, equipes gestoras, professores, alunos e responsáveis Primeira quinzena de setembro Adesão da comunidade escolar ao projeto institucional Acompanhamento do projeto Análise dos registros das ações nas escolas Relatórios, registros visuais, formulários de avaliação. Ao longo do projeto Avaliação/ direcionamento das ações

14 Plano de Ação - Projeto Leitura Materiais necessários
Município: Ilha Comprida Período de realização das ações: Todo o ano letivo Ações Encaminhamentos Materiais necessários Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Fomentar a participação das escolas no Festival Literário de Iguape e Viagem Literária Selecionar as oficinas mais apropriadas para cada faixa etária; preparar a logística para a participação. Cronograma dos eventos; autorizações; transporte escolar. Departamento de Educação, equipes gestoras, professores e alunos. Junho de Festival Literário de Iguape; 2º Semestre/ Viagem Literária (data a definir) Ampliação dos conhecimentos literários de alunos e professores Oferecer subsídios para a realização de Feira Cultural nas escolas Definir as datas; promover a divulgação; providenciar os materiais necessários. Peças de divulgação; materiais diversos de acordo com as necessidades de cada escola. Departamento de Educação , equipes gestoras, professores, pais e alunos. Novembro de 2016 Diversificação do repertório cultural dos alunos Ampliar o acervo literário das escolas Fazer o levantamento do acervo existente e da demanda de cada escola. Registro de acervo, pesquisas de opinião, tomada de preços. Departamento de Educação , equipes gestoras, professores e alunos. Ao longo do ano letivo Proporcionar novas oportunidades de leitura para a comunidade escolar

15 Plano de Ação - Projeto Leitura Materiais necessários
Município: Ilha Comprida Período de realização das ações: Todo o ano letivo Ações Encaminhamentos Materiais necessários Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Trabalhar a leitura com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos Fazer o monitoramento da aprendizagem por meio de avaliação diagnóstica; traçar ações para a melhoria da aprendizagem. Avaliações, gráficos, tabelas, plano de ação docente. Departamento de Educação, equipes gestoras, professores e alunos. Segunda quinzena de junho. Melhoria da aprendizagem dos alunos por meio da competência leitora. Promover o intercâmbio entre os espaços e os projetos de leitura existentes no município Programar atividades apropriadas para cada faixa etária em diferentes espaços; preparar a logística para as visitas. Cronograma de visitas; materiais pedagógicos diversos; autorizações; transporte escolar. Departamento de Educação, equipes gestoras, equipe da Biblioteca Municipal, professores e alunos. Ao longo do projeto. Troca de experiências entre as instituições educativas do município; diversificação do repertório cultural dos alunos.

16 Plano de Ação - Projeto Leitura Materiais necessários
Município: Ilha Comprida Período de realização das ações: Todo o ano letivo Ações Encaminhamentos Materiais necessários Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Manter a parceria com os projetos municipais, estaduais e federais de incentivo à leitura Acompanhar os prazos para a renovação e/ou adesão aos programas de incentivo à leitura; comunicar as equipes gestoras das escolas; realizar os procedimentos de inscrição Computador, internet e materiais de divulgação Departamento de Educação, equipes gestoras e professores . No decorrer do ano letivo Apropriação das diversas tipologias e gêneros textuais; melhoria da prática docente; ampliação do repertório leitor dos alunos


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google