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ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

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Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Agrupamento de escolas de góis ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA PLANO DE MELHORIA 2016/2017

2 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Este relatório tem como objetivo apoiar os órgãos de gestão do Agrupamento na implementação de um conjunto de medidas que permitam num curto/médio prazo, melhorar o desempenho organizacional do Agrupamento, contribuindo assim para uma maior qualidade, eficiência e eficácia do mesmo, com vista à obtenção do “Committed to Excelence in Europe”. De seguida, apresenta-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos, nos nove critérios do modelo do CAF, nos anos letivos de 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.

3 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS NOS
ANOS LETIVOS 2012/2013 a 2015/2016 CRITÉRIOS MÉDIA 2012/2013 MÉDIA 2013/2014 MÉDIA 2014/2015 MÉDIA 2015/2016 1 Liderança 4,3 4,1 4,0 2 Planeamento e Estratégia 3,9 3 Gestão das Pessoas 4,2 4 Parcerias e recursos 5 Gestão dos Processos de Mudança 6 Satisfação do cidadão/cliente 3,3 3,2 7 Satisfação das Pessoas 8 Impacto na Sociedade 9 Resultados do desempenho chave

4 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO

5 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Os pontos fortes e as áreas de melhoria foram selecionados em função da média obtida nos nove critérios a avaliar sendo que, os pontos fortes foram considerados todos aqueles que estão acima da média global por critério e as áreas de melhoria, aquelas que se situam em valor inferior a três vírgula quatro (3,4). Os critérios seguintes não apresentam aspetos a melhorar, uma vez que não se verificam médias inferiores a três vírgula quatro (3,4), a saber: 6 - Satisfação do Cidadão/Cliente 7- Satisfação das Pessoas (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) 9 – Resultados do Desempenho Chave

6 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 1 – Liderança O Pessoal Não Docente propõe inovações que são tidas em consideração sempre que possível. A Direção da Escola apoia o Pessoal Não Docente na resolução de problemas profissionais. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. Critério 2 – Planeamento e Estratégia Na Escola os Alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. Os Representantes do Pessoal Não Docente promovem reuniões de forma a fomentar a comunicação. O Pessoal Não Docente apresenta propostas de melhoria a introduzir nas áreas da sua responsabilidade. A Direção da Escola, na distribuição de tarefas e responsabilidades, tem em conta o empenho das pessoas. A Direção da Escola agenda reuniões para discussão e análise das questões da vida da Escola com uma frequência adequada aos vários tipos de questões.

7 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 3 – Gestão das Pessoas A Direção da Escola reconhece as competências pessoais e profissionais do Pessoal Não Docente e tem-nas em conta na sua gestão. O Pessoal Não Docente sente-se bem na Escola. No Agrupamento são reconhecidos o esforço e o sucesso das pessoas como forma de incentivar o seu envolvimento e responsabilidade. As Chefias do Pessoal Não Docente fomentam um bom ambiente de trabalho. A Direção da Escola estabelece regras que determinam a forma como a comunicação é feita entre a Comunidade Escolar. Critério 4 – Parcerias e Recursos O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. No Agrupamento procura-se que o Pessoal Não Docente receba a informação adequada, para o desenvolvimento profissional na gestão dos recursos financeiros. A Direção da Escola avalia e dá a conhecer as decisões de investimento, através dos respetivos representantes no Conselho Geral. No Agrupamento, as informações e decisões fundamentais do Ministério da Educação e Ciência e de outras instituições são divulgadas, em tempo útil e de forma exata, clara e atualizada, ao Pessoal Não Docente. O Pessoal não docente utiliza as novas tecnologias para apoiar a melhoria dos processos de administração e gestão e métodos de informação. A gestão das instalações, espaços e equipamentos é adequada às necessidades dos Alunos e funcionalidade dos Serviços. A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas. Participo nas atividades do Agrupamento.

8 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar. Critério 8 – Impacto na Sociedade São mantidas boas relações com as juntas e com a Autarquia.

9 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
A tabela que se segue contempla medidas de melhoria para toda a Comunidade Educativa a desenvolver no decorrer do próximo ano letivo.

10 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 1 – Liderança O Pessoal Não Docente propõe inovações que são tidas em consideração sempre que possível. A Direção da Escola apoia o Pessoal Não Docente na resolução de problemas profissionais. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. Dinamizar reuniões de trabalho com o Pessoal Não Docente no sentido de auscultar propostas de inovação; Fomentar a parceria entre o Agrupamento e a Autarquia na resolução de problemas profissionais. - Continuar a solicitar propostas para a elaboração dos documentos; - O Conselho Geral continua a ouvir as propostas e opiniões de todos os seus representantes. Direção / Pessoal Não Docente / Representantes do Município Profs/ DT/ Pais/ EE/ Representantes dos EE /Associação de pais Elementos do Conselho Geral Materiais e Humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

11 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 2 – Planeamento e Estratégia Na Escola os Alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. Os Representantes do Pessoal Não Docente promovem reuniões de forma a fomentar a comunicação. O Pessoal Não Docente apresenta propostas de melhoria a introduzir nas áreas da sua responsabilidade. A Direção da Escola, na distribuição de tarefas e responsabilidades, tem em conta o empenho das pessoas. A Direção da Escola agenda reuniões para discussão e análise das questões da vida da Escola com uma frequência adequada aos vários tipos de questões. - Reuniões do Pessoal Não Docente com a Direção para harmonização de procedimentos ao nível das relações interpessoais; - Dinamizar reuniões de trabalho, com a periodicidade adequada, com o Pessoal Não Docente; - Realização de ações de formação no âmbito das atividades inerentes ao Pessoal Não Docente; - Continuar a realizar reuniões periódicas com membros da Comunidade Escolar. Direção do Agrupamento Pessoal Não Docente Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

12 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 3 – Gestão das Pessoas A Direção da Escola reconhece as competências pessoais e profissionais do Pessoal Não Docente e tem-nas em conta na sua gestão. O Pessoal Não Docente sente-se bem na Escola. No Agrupamento são reconhecidos o esforço e o sucesso das pessoas como forma de incentivar o seu envolvimento e responsabilidade. As Chefias do Pessoal Não Docente fomentam um bom ambiente de trabalho. A Direção da Escola estabelece regras que determinam a forma como a comunicação é feita entre a Comunidade Escolar. - Reuniões do Pessoal Não Docente, no sentido de recolher informação de melhorias nos processos; - Reuniões com a Direção com o Chefe do Pessoal Não Docente para harmonização de procedimentos ao nível das relações interpessoais e da gestão dos recursos humanos; - Fomentar no Pessoal Não Docente, a utilização do correio eletrónico institucional no âmbito da comunicação entre a Comunidade Escolar. Direção Chefe dos Serviços Pessoal Não Docente Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

13 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. No Agrupamento procura-se que o Pessoal Não Docente receba a informação adequada, para o desenvolvimento profissional na gestão dos recursos financeiros. A Direção da Escola avalia e dá a conhecer as decisões de investimento, através dos respetivos representantes no Conselho Geral. No Agrupamento, as informações e decisões fundamentais do Ministério da Educação e Ciência e de outras instituições são divulgadas, em tempo útil e de forma exata, clara e atualizada, ao Pessoal Não Docente. - Auscultação dos alunos relativamente aos constrangimentos respeitantes ao serviço de refeitório; - Reunião da Direção com a gestão do serviço de refeitório para análise de sugestões com vista à melhoria dos serviços; - Reuniões do Pessoal Não Docente para informar das principais decisões tomadas pelos órgãos do Agrupamento; - Fomentar no Pessoal Não Docente, a utilização do correio eletrónico institucional no âmbito da comunicação entre a Comunidade Escolar; - Promover formação ao Pessoal Não Docente na área das novas tecnologias; Direção Alunos Entidade Gestora do serviço de refeitório Chefe dos Serviços Pessoal Não Docente Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

14 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos (cont.) O Pessoal não docente utiliza as novas tecnologias para apoiar a melhoria dos processos de administração e gestão e métodos de informação. A gestão das instalações, espaços e equipamentos é adequada às necessidades dos Alunos e funcionalidade dos Serviços. - Reuniões do Pessoal Não Docente, no sentido de recolher informação de melhorias nos processos; - Aumentar a responsabilização dos alunos na conservação e higiene do espaços; - Implementar o lema “quem estraga conserta, quem suja limpa”; - Responsabilizar a autarquia na manutenção dos equipamentos; -Manter os recursos e equipamentos existentes na escola adequados às necessidades; -Criação de uma nova sala de alunos e gabinetes de trabalho; -Modernização do equipamento existente (por exemplo, Computadores); -Responsabilizar a autarquia na manutenção dos equipamentos; Direção Pessoal Não Docente Alunos Município Encarregados de Educação Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

15 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos (cont.) A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas. Participo nas atividades do Agrupamento. Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar. Critério 8 – Impacto na Sociedade São mantidas boas relações com as Juntas e com a Autarquia. - Continuar, por diversos meios (página do Agrupamento, Facebook, convocatórias, …), a solicitar o envolvimento dos diferentes intervenientes nas atividades da Escola. -Realizar, com maior regularidade, reuniões entre a Associação de Pais e restantes Representantes dos Encarregados de Educação. -Manter um diálogo aberto e transparente na tentativa de resolução de problemas que possam vir a ocorrer. Pais/EE e Associação de Pais Direção Associação de Pais Entidades Parceiras Município Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa


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