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ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

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Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Agrupamento de escolas de góis ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA PLANO DE MELHORIA 2017/2018

2 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Este relatório tem como objetivo apoiar os órgãos de gestão do Agrupamento na implementação de um conjunto de medidas que permitam num curto/médio prazo, melhorar o desempenho organizacional do Agrupamento, contribuindo assim para uma maior qualidade, eficiência e eficácia do mesmo, com vista à obtenção do “Committed to Excelence in Europe”. De seguida, apresenta-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos, nos nove critérios do modelo do CAF, nos anos letivos de 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017.

3 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS NOS
ANOS LETIVOS 2013/2014 a 2016/2017 CRITÉRIOS MÉDIA 2013/2014 MÉDIA 2014/2015 MÉDIA 2015/2016 MÉDIA 2016/2017 1 Liderança 4,1 4,0 2 Planeamento e Estratégia 3,9 3 Gestão das Pessoas 4,2 4 Parcerias e recursos 5 Gestão dos Processos de Mudança 6 Satisfação do cidadão/cliente 3,2 7 Satisfação das Pessoas 8 Impacto na Sociedade 9 Resultados do desempenho chave

4 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO

5 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Os pontos fortes e as áreas de melhoria foram selecionados em função da média obtida nos nove critérios a avaliar sendo que, os pontos fortes foram considerados todos aqueles que estão acima da média global por critério e as áreas de melhoria, aquelas que se situam em valor inferior a três vírgula quatro (3,4). Os critérios seguintes não apresentam aspetos a melhorar, uma vez que não se verificam médias inferiores a três vírgula quatro (3,4), a saber: 7 - Satisfação das Pessoas (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) 8 - Impacto na Sociedade 9 - Resultados do Desempenho Chave

6 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 1 – Liderança Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. O Conselho Geral representa os interesses e opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Posso fazer críticas e sugestões para melhorar os Serviços. Critério 2 – Planeamento e Estratégia Na Escola os Alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. Os Representantes do Pessoal Não Docente promovem reuniões de forma a fomentar a comunicação. O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. As atividades extracurriculares/complemento educativo desenvolvidas pelo Agrupamento são adequadas.

7 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 3 – Gestão das Pessoas A Direção da Escola promove e incentiva o Pessoal Não Docente a frequentar ações de formação. Critério 4 – Parcerias e Recursos Os Serviços da Escola estão bem assinalados. O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. Os alunos são ouvidos relativamente a assuntos da vida do Agrupamento. No Agrupamento, as informações e decisões fundamentais do Ministério da Educação e Ciência e de outras instituições são divulgadas, em tempo útil e de forma exata, clara e atualizada, ao Pessoal Não Docente. A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas. Participo nas atividades do Agrupamento.

8 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações da Escola. A Direção da Escola ouve e ajuda a resolver os problemas dos Alunos. Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar. Critério 6 – Satisfação do Cidadão/Cliente O Refeitório satisfaz as minhas necessidades.

9 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
A tabela que se segue contempla medidas de melhoria para toda a Comunidade Educativa a desenvolver no decorrer do próximo ano letivo.

10 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 1 – Liderança Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. O Conselho Geral representa os interesses e opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Posso fazer críticas e sugestões para melhorar os Serviços. Solicitar aos representantes dos encarregados de educação sugestões de alteração/melhoria do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno, aquando da sua atualização; Continuar a solicitar propostas para a elaboração dos documentos; O Conselho Geral continua a ouvir as propostas e opiniões de todos os seus representantes. Incrementar o número de reuniões entre representantes dos Encarregados de Educação (uma por período). Criar uma Caixa de sugestões. Diretores de Turma, Conselho Geral e Representantes dos Enc. de Educação Direção / Pessoal Não Docente / Representantes do Município Direção Materiais e Humanos Final do primeiro período A longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

11 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 2 – Planeamento e Estratégia Na Escola os Alunos são atendidos de forma eficaz e cortês. Os Representantes do Pessoal Não Docente promovem reuniões de forma a fomentar a comunicação. O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. As atividades extracurriculares/complemento educativo desenvolvidas pelo Agrupamento são adequadas. Continuar a promover reuniões do Pessoal Não Docente com a Direção para harmonização de procedimentos ao nível das relações interpessoais; Continuar a dinamizar reuniões de trabalho, com a periodicidade adequada, com o Pessoal Não Docente; Continuar a publicar e divulgar as atividades organizadas pela escola; Diversificar as ofertas de atividades extracurriculares / complemento educativo (AAF/CAF) no final do dia; Direção do Agrupamento Pessoal Não Docente Pessoal Docente / Direção Direção / Município Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

12 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 3 – Gestão das Pessoas A Direção da Escola promove e incentiva o Pessoal Não Docente a frequentar ações de formação. Continuar a promover reuniões da Direção com o Chefe do Pessoal Não Docente de modo a auscultar necessidades/sugestões de ações de formação. Direção / Chefe dos Serviços / Pessoal Não Docente Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

13 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos Os serviços da escola estão bem assinalados Os alunos são ouvidos relativamente a assuntos da vida do Agrupamento. Rever a sinalização dos serviços da escola (ampliar a sinalética uma vez que esta já existe); Promover reuniões dos delegados de turma com a direção para auscultação relativamente a assuntos da vida do Agrupamento Direção Direção/ Delegados de Turma Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

14 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos No Agrupamento, as informações e decisões fundamentais do Ministério da Educação e Ciência e de outras instituições são divulgadas, em tempo útil e de forma exata, clara e atualizada, ao Pessoal Não Docente. A promoção de atividades desenvolvidas pela Associação de Pais corresponde às minhas expectativas. Participo nas atividades do Agrupamento. O Pessoal Não Docente deve consultar o institucional com a periodicidade necessária, com o objetivo de ser conhecida toda a informação do M.E.; Promover formação ao Pessoal Não Docente na área das novas tecnologias na utilização de ferramentas de correio eletrónico; Continuar a incentivar a Associação de Pais a promover atividades que venham a integrar o PAA; Promover atividades que envolvam a participação dos Encarregados de Educação/Pais, de modo a utilizar os seus saberes no processo de ensino/aprendizagem Pessoal Não Docente Direção Associação de Pais / Direção / Representantes dos Encarregados de Educação Docentes e Diretores de Turma Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

15 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações da Escola. A Direção da Escola ouve e ajuda a resolver os problemas dos Alunos. Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar. Os E.E. devem continuar a educar os seus educandos, no sentido da preservação de bens; Intensificar a vigilância por parte dos Assistentes Operacionais relativamente a situações de incumprimento e registar as ocorrências; Continuar a promover reuniões dos delegados de turma com a direção para auscultação relativamente aos problemas dos alunos; Realizar, com maior regularidade, reuniões entre a Associação de Pais e restantes Representantes dos Encarregados de Educação. Encarregados de Educação Assistentes Operacionais Delegados de Turma / Direção E.E. Entidades Parceiras Município Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

16 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 6 – Satisfação do Cidadão/Cliente O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. Sensibilizar alunos e E.E. no sentido de praticarem uma alimentação saudável; Reunião da Direção com a gestão do serviço de refeitório para análise de sugestões com vista à melhoria dos serviços; (Os serviços já fazem as reclamações devidas numa plataforma, dirigida à Dgeste e à Empresa que fornece o refeitório); Docentes/ Dts/ Direção Entidade Gestora do serviço de refeitório Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa


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