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LA CRISE DE L'EMPIRE PORTUGAIS DE L'ORIENT. A partir de meados do século XVI, o Império Português do Oriente começou a atravessar um período de crise.

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1 LA CRISE DE L'EMPIRE PORTUGAIS DE L'ORIENT

2 A partir de meados do século XVI, o Império Português do Oriente começou a atravessar um período de crise profunda, que viria a culminar com a perda de alguns territórios. Foram várias as causas para essa crise.

3 CAUSAS PROVENIENTES DA ORGANIZAÇÃO DO IMPÉRIO Fraco desenvolvimento económico do País. Falta de gente (para povoar o País e o Império). Inexistência de uma burguesia ativa, que pudesse ajudar a desenvolver o comércio.

4 O Império do Oriente era muito grande e disperso.

5 Falta de controlo efetivo da produção de especiarias (os portugueses dependiam dos intermediários locais). Os funcionários portugueses no Oriente eram corruptos (doc. 4, p. 39).

6 Concorrência direta de ingleses, holandeses e franceses (doc. 5, p. 39). Aumento do número de naufrágios, devido aos ataques, mas também à sobrecarga dos navios ou à má arrumação da carga (doc. 2, p,38). CAUSAS PROVENIENTES DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

7 Reanimação das rotas do Levante, em concorrência directa com a rota do Cabo.

8 diminuição das receitas aumento das despesas Portugal viu-se confrontado com uma diminuição das receitas do comércio (Portugal ganhava menos dinheiro) e a um aumento das despesas, principalmente relacionadas com a defesa dos nossos interesses.

9 PORTUGAL PERDE VÁRIAS PRAÇAS NO ORIENTE: Expulsão dos portugueses do Japão (1617). Os Ingleses tomaram Ormuz (1622) e Bombaim (1661). Os Holandeses tomaram Malaca (1641), Achém (1642), Ceilão (1658), Cochim e Cananor (1664).

10 GRAVE CRISE COMERCIAL: 1549 – falência da feitoria portuguesa em Antuérpia (Flandres). 1570 – fim do monopólio régio sobre o comércio com o Oriente.

11 TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO DA CRISE: Novas formas de organização do comércio Novas formas de organização do comércio – contratos com particulares ou comércio livre. Companhias de Comércio Criação de Companhias de Comércio. Recurso ao comércio localprodutos alternativos Recurso ao comércio local, com produtos alternativos às especiarias (pérolas, pedras preciosas, seda, algodão, porcelanas, mobiliário).


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