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Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Engenharia de Produção Plano de Negócio MANTEIGA TUCUMÃ DA AMAZÔNIA.

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1 Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Engenharia de Produção Plano de Negócio MANTEIGA TUCUMÃ DA AMAZÔNIA LTDA Aluno: Júnior Garcia Araújo Professora: Profª Dra. Fabiane Aparecida Santos Clemente Itacoatiara- AM Abril - 2016

2 Roteiro de Apresentação Sumário Executivo Análise de Mercado Plano de Marketing Plano Operacional Plano Financeiro Análise Estratégica

3 Razão Social Logomarca da Manteiga Tucumã da Amazônia

4 Setor de Atividade: industrial Enquadramento Tributario: optante pelo simples Fonte de Recursos: capital próprio Localização do negócio: Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário Bairro: Santa Luzia Cidade: Itacoatiara Estado: Amazonas Fone: 35210001 Sumário Executivo

5 A missão da MTA é produzir e fornecer produtos alimentícios para consumidores exigentes, preocupados com a saúde e a forma física. O seu publico alvo é constituído por homens e mulheres que visitam o estado do Amazonas, na faixa etária de 23 a 40 anos, mas atingirá também pessoas de qualquer idade que gostem de saborear uma manteiga de ótima qualidade e com um sabor diferenciado. A manteiga de Tucumã, a TUPILIFE é feita do fruto do tucumã, um fruto muito apreciado na região amazônica. Sumário Executivo Missão

6 Análise do Mercado Estudo dos clientes  Público-alvo: O segmento de mercado no qual a MTA pretende atuar é composto basicamente de homens e mulheres que visitam o estado do Amazonas, na faixa etária de 23 a 40 anos.  Este é um mercado consumidor numeroso e com habito de compra frequente desse tipo de produto, porém sem nenhuma fidelidade a marcas, constituindo desafios para a MTA consolidar sua marca e torna fiel seu público - alvo.

7 Concorrência Amazon Oil Industri – Localizada em Passagem de Az de Ouro, 19 - Levilândia Ananindeua - Pará Brasil Qualidade do produto: Bom Preço: R$ 5,00un Atendimento: Internet Enoete – Localizada em Recife – Pernanbuco Qualidade do produto: Bom Preço: 100g R$ 15,97; 250g R$ 22,55; 800g R$ 97,50 Atendimento: Debito on line, todos os cartões de crédito, transferência bancaria, boletos. Análise de Mercado

8 Estudo dos Fornecedores

9 Plano de Marketing O produto inicial que MTA irá fabricar e comercializar é a manteiga de tucumã. Será comercializada em tabletes de 10 gramas, super pratico de ser utilizado. Os testes apontaram que, apesar de industrializado, o produto manterá o sabor caseiro tradicional. O nome fantasia e a logomarca será TUPILIFE, juntamente com o desenho do fruto do tucumã.

10 Plano de Markenting Estratégias promocionais  A MTA adotará como estratégia de promoção o sistema de degustação nos pontos-de-vendas. Além disso, distribuirá planfetos informativos e amostras grátis do prouto.  Serão oferecidos descontos por quantidade para estimular a compra de maior número de unidades e, desse modo, ganhar em economia de escala.  Será dado ainda um desconto aos revendedores. Por intermédio de seus distribuidores e revendedores, a MTA manterá um canal sempre aberto para sugestões e comentários, buscando o feedback dos clientes.

11 Área de abrangência  A forma de distribuição será intensiva para varejistas e pequenos estabelecimentos, como estendes em shopings e aeroportos de grande Manaus, lanchonetes e padarias.  Além de atender o setor de pequenos estabelecimentos, que receberá atendimento especial, por ser um mercado consumidor de manteiga de tucumã ainda pouco explorado.  Para essa clientela, o prazo de entrega será no máximo três dias após o pedido, e o transporte será feito por veiculo próprio da MTA. Plano de Markenting

12 Plano Operacional

13 Qual a capacidade máxima de produção e comercialização? Através do cálculo do ponto de equilíbrio, concluiu que a MTA precisará atingir faturamento mensal de R$ 30.000 vendendo 2.400 unidades de produção (caixas com 20 tabletes de manteiga de tucumã).

14 Plano Operacional Júnior Garcia Araújo Presidente [Maria da Paz] ASG [Raimundo da Mata] Embalagem [Carolina da Silva;] estagiaria [João Nonato] Operador de tacho [Luzia Saraiva] vendas [Silva Filho] Entrega Necessidade de Pessoal

15 Plano Financeiro Descrição dos investimentos Valor(%) Investimentos Fixos R$ 33.238,00 78,28 Capital de Giro R$ 6.472,15 15,24 Investimentos Pré- Operacionais R$ 2.750,00 6,48 TOTAL (1 + 2 + 3)R$ 42.460,15 100,00

16 Avaliação Estratégica Análise de SWOT

17 OBRIGADO !!


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