A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES CAPACITAÇÃO EM FLEBOTOMÍNEOS E COMPETÊNCIA VETORIAL Edelberto Santos Dias Lisiane Gomes Laboratório de Leishmanioses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES CAPACITAÇÃO EM FLEBOTOMÍNEOS E COMPETÊNCIA VETORIAL Edelberto Santos Dias Lisiane Gomes Laboratório de Leishmanioses."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES CAPACITAÇÃO EM FLEBOTOMÍNEOS E COMPETÊNCIA VETORIAL Edelberto Santos Dias Lisiane Gomes Laboratório de Leishmanioses Centro de Pesquisas René Rachou - FIOCRUZ

2 ORGANOGRAMA Chefia Secretaria Apoio TécnicoReferênciaPesquisa Sistemática Epidemiologia de Vetores Epidemiologia, Diagnóstico e Caracterização das Leishmanias CRNIFCRCV- Centro de Referência em Capacitação de Flebotomíneos e Competência Vetorial Insetário

3 PLANEJAMENTO 1- TREINAMENTOS Capacitação em entomologia: Competência vetorial de flebotomíneos: * Cursos de Taxonomia clássica (Vetores) Clientela: * Servidores das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Minas Gerais * Estados da Região Sudeste e Sul do Brasil

4 PLANEJAMENTO 2- ASSESSORIAS TÉCNICAS - Assessorias junto ao Ministério da Saúde (SVS) e Secretarias Estadual e Municipais de Saúde de Minas Gerais nos programas de Controle da Leishmaniose Visceral nos municípios do Estado de Minas Gerais (Janaúba, Porteirinha, Paracatu e Montes Claros) e também da Leishmaniose Tegumentar nos municípios de Januária, Governador Valadares, Araçuaí entre outras, visando correlacionar as variáveis envolvidas na transmissão da doença com o objetivo de controlar o surto da doença.

5 PLANEJAMENTO 3- CONSULTORIAS TÉCNICAS - Colaboração junto a vários pesquisadores e integrantes do Ministério da Saúde, visando a elaboração e revisão de manuais de controle das Leishmanioses, aprovações de protocolos de vacinas, parecer de projetos ligados ao MS para avaliação e aprovação.

6 PLANEJAMENTO 4- COLABORAÇÕES - Colaboração junto as instituições ligadas ao serviço, visando desenvolver pesquisas sobre os vários aspectos eco- epidemiológicos envolvidos na transmisssão das leishmanioses em nosso meio, envolvendo seus vetores, parasitos e hospedeiros. *Exemplo: Teste de inseticida

7 OBJETIVOS * Capacitar os servidores da área de Saúde em atividades de campo e laboratório em assuntos relacionados às Leishmanioses e ministrar cursos relacionados à identificação de flebotomíneos e verificação de sua competência vetorial. * Identificar a infecção natural dos flebotomíneos em áreas endêmicas, através da técnica molecular PCR (Reação da Polimerase em Cadeia). * Assessorar as atividades de controle das Leishmanioses junto a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde do Ministério da Saúde. * Prestar consultoria junto ao Ministério da Saúde, em atividades de epidemioloiga e controle das Leishmanioses. * Estudar e colaborar com os aspectos eco-epidemiológicos envolvidos na transmissão das Leishmanioses em nosso meio.

8 INDICADORES/METAS 1- TREINAMENTOS (CURSOS) Curso de Capacitação em flebotomíneos vetores de Leishmanioses. * Cursos ministrados em tempo integral durante 7 dias, para técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, nos anos de 2005 e 2007. METAS: * Curso de reciclagem em capacitação em flebotomíneos vetores, para técnicos da SES já treinados. * Curso de capacitação em flebotomíneos vetores, para novos técnicos da SES, como também novos colaboradores do Lalei. * Curso de reciclagem dos bolsistas do Laboratório de Leishmanioses, visando à capacitação nas atividades desenvolvidas no Centro de Referência. * Reorganização e atualização do material didático utilizado nos cursos ministrados.

9 INDICADORES/METAS 2- ASSESSORIAS E CONSULTORIAS Assessorias e consultorias prestadas nas atividades de controle das Leishmanioses junto a Secretarias Estadual e Municipais de Saúde do Ministério da Saúde. * Assessoramento e consultorias das atividades de controle das Leishmanioses junto às SMS dos municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Janaúba e Paracatu, desde o ano de 2002, como também responsável pela demanda dos Estados do Sudeste e Sul do Brasil. * Participação na elaboração do Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana da SVS/MS, no ano de 2007. * Participação como consultor no “Fórum de Leishmaniose Visceral Canina: vacina anti-Leishmaniose Visceral Canina e tratamento canino”, no ano de 2007. * Participação como consultor junto ao MS para elaboração do AEQ (Avaliação Externa de Qualidade) do curso de Entomologia ministrados pelos Centros de Referência a nível nacional.

10 INDICADORES/METAS 2- ASSESSORIAS E CONSULTORIAS METAS: * Prestação de novas assessorias e consultorias junto às SES e SMS quanto ao MS. * Participação do colaborador na elaboração e revisão de Manuais de Controle das Leishmanioses. * Expandir as assessorias e consultorias para novos municípios da região Sudeste e Sul do Brasil atingidos pelas Leishmanioses.

11 INDICADORES/METAS 3- COLABORAÇÕES - Colaboração junto as instituições ligadas ao serviço, visando desenvolver pesquisas sobre os vários aspectos eco-epidemiológicos envolvidos na transmisssão das leishmanioses em nosso meio, envolvendo seus vetores, parasitos e hospedeiros. * Vem sendo desenvolvidos vários projetos em colaboração com a Prefeitura de Belo Horizonte: - Teste de inseticida: Treinamento em prova biológica de parede para Lutzomyia longipalpis. - Aplicação de questionários nas regionais de Belo Horizonte, para avaliação da Leishmaniose Visceral Canina.

12 INDICADORES/METAS 3- COLABORAÇÕES METAS: * Desenvolvimento de novas colaborações junto às SES e SMS. * Desenvolvimento de novos projetos ligados a eco-epidemiologia das Leishmanioses.

13 AÇÕES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - Estudar a taxonomia clássica e molecular dos flebotomíneos de diferentes áreas geográficas do Brasil, procurando caracterizar os aspectos entomológicos com relação à transmissão de leishmanioses. - Estudar as características biológicas, bioquímicas e moleculares de amostras de Leishmania isolada de diferentes hospedeiros, objetivando o conhecimento e a caracterização das diferentes espécies Leishmania existente no Brasil. - Colonizar as espécies de flebotomíneos de interesse médico, visando estudos morfológicos e suas interações com diferentes espécies de Leishmania.

14 AÇÕES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - Avaliar e/ou desenvolver novas técnicas de diagnóstico para a detecção dos parasitas nos vetores e reservatórios de leishmanioses visceral e tegumentar. - Orientar estudantes em diferentes níveis acadêmicos. - Verificação de competência vetorial. - Assessoramento e consultoria das atividades de controle das Leishmanioses junto à Secretaria Municipal de Saúde de municípios brasileiros.

15 AÇÕES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - Organização e atualização do material didático utilizado nos cursos ministrados aos servidores da área de saúde dos diferentes municípios brasileiros. - Reciclagem visando a capacitação dos bolsistas e servidores da área de saúde nas atividades desenvolvidas no laboratório.  Preparo e montagem de flebotomíneos  Identificação de flebotomíneos utilizando a taxonomia clássica  Verificação da infecção natural de material proveniente do campo, através da dissecação para a pesquisa direta dos parasitos e também pela técnica molecular (PCR).  Extração de DNA de Leishmania em flebotomíneos infectados naturalmente e experimentalmente.  Realização da Reação em Cadeia de Polimerase nas amostras extraídas.  Eletroforese das amostras amplificadas.

16 PONTOS NEGATIVOS * CURSOS: - Tempo limitado. * ASSESSORIAS E CONSULTORIAS - Alto custo com deslocamento. - Mão de obra escassa: Recursos humanos do quadro efetivo para a Referência. - Pouco empenho das autoridades dos municípios.

17 PONTOS POSITIVOS * CURSOS: - Atualização do conhecimento dos servidores na identificação de vetores e na correlação da eco-epidemiologia da doença.

18 PONTOS POSITIVOS * ASSESSORIAS E CONSULTORIAS CASOS DE LVH NOTIFICADOS NOS ÚLTIMOS 7 ANOS NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA

19 PONTOS POSITIVOS * ASSESSORIAS E CONSULTORIAS CASOS DE LVH NOTIFICADOS NOS ÚLTIMOS 7 ANOS NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

20 MISSÃO DO LALEI-CRCV Desenvolver pesquisas sobre os vários aspectos eco- epidemiológicos envolvidos na transmissão das leishmanioses no nosso meio, envolvendo seus vetores, parasitos e hospedeiros, além de atuar na capacitação de recursos humanos através de oferta de estágios de iniciação científica e aperfeiçoamento profissional e de desenvolvimento de dissertações e teses de Pós- Graduandos. MISSÃO DO LALEI-CRCV Desenvolver pesquisas sobre os vários aspectos eco- epidemiológicos envolvidos na transmissão das leishmanioses no nosso meio, envolvendo seus vetores, parasitos e hospedeiros, além de atuar na capacitação de recursos humanos através de oferta de estágios de iniciação científica e aperfeiçoamento profissional e de desenvolvimento de dissertações e teses de Pós- Graduandos.


Carregar ppt "CENTRO DE REFERÊNCIA EM LEISHMANIOSES CAPACITAÇÃO EM FLEBOTOMÍNEOS E COMPETÊNCIA VETORIAL Edelberto Santos Dias Lisiane Gomes Laboratório de Leishmanioses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google