A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner

2 Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos PROFISSÃO

3 Escolha profissional e Desenvolvimento “O pretérito, o presente e o futuro aparecem como presos pelo fio do desejo que passa através dele” (Freud, S.) “Futuro anterior” do jogo infantil “É um agora que não é presente, mas sim futuro, que lança o ser ao era, do passado indefinido”(Jerusalinsky, A.)

4 Vocação “Vocar” Idéia de ser convocado à existência e cumprir uma missão pessoal

5 Identidade Formada pelas relações que se estabelecem entre pessoas que desempenham papéis sociais importantes na vida de cada indivíduo

6 Identidade Imagem sobre mim Quem digo que sou Como me percebo Como cheguei a ser o que sou O que desejo ser, como, ocupando-me de que, porque e para que

7 Identidade Ocupacional Produto da ação do contexto social Auto-percepção em termos de papéis ocupacionais

8 Identidade Ocupacional Conjunto de expectativas do papel de um indivíduo Quando? Como? Onde? Com que? Com quem?

9 Identidade vocacional O que o objeto interno está reclamando? Conflitos inconscientes -Para que? -Por que? -Como?

10 Lutos Escola Infância Imagem ideal dos pais Fantasias onipotentes Corpo adolescente

11 Urgência na escolha profissional Renunciar é escolher por si mesmo Apegar-se a velhas escolhas Escolher não escolher Escolher sobre as bases de preconceitos, distorções ou conhecimentos parciais

12 INÍCIO DA VIDA ADULTA (20 aos 35 anos) ▪ Consecução da interdependência emocional, social e econômica; ▪ Introdução no trabalho, casamento e criação dos filhos; ▪ Aumento da auto-realização

13 ▪ Auto-confiança e senso de competência; ▪ Alterações no auto-conceito; ▪ Estabelecimento de prioridades; (35 A 50 anos) ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO DA VIDA ADULTA

14 ▪ Progressos nas áreas vocacional,conjugal e sócio- econômica; ▪ Culminância na execução de suas obrigações ocupacionais; ▪ Descoberta de novas satisfações ocupacionais

15 ▪ Declínios em saúde e desempenho ▪ Preocupações ocupacionais ▪ Autoconceito e identidade ▪ Questões sócio-culturais ESTÁGIO AVANÇADO DA VIDA ADULTA (50 a 65 anos)

16 (65 anos em diante) SENESCÊNCIA ▪ Diminuição de potenciais físicos, orgânicos e cognitivos ▪ Fatores biopsicossociais e culturais

17 ▪ Perdas ▪ Integridade x Desesperança (Erikson) ▪ Idoso na família e na comunidade


Carregar ppt "Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google