A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos Adolescência(S)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos Adolescência(S)"— Transcrição da apresentação:

1 Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos Adolescência(S)

2 O grupo de colegas, juntamente com a família e a escola, são os principais contextos que contribuem para o desenvolvimento das características pessoais e sociais, que cada adolescente necessita para a vida adulta. O grupo de colegas desempenha para o adolescente, um papel diferente do da família, sendo por isso, a adolescência um período em que estes dois grupos entram em conflitos mais intensos.

3 A Família Existem vários métodos de educação utilizados pelas famílias, o que permite reuni-los em três grupos: Autoritários Passivos Democráticos Contudo, independentemente do método utilizado é necessário dar na primeira infância os alicerces sociais e psicológicos. para que na adolescência existam bases para a maturação física, psicológica e social. Ao adolescente deve ser dado espaço de descoberta, mas com o apoio do seu grupo social primário – a família.

4 As perdas da adolescência 1. Perda do corpo infantil: Nessa fase, o adolescente vive com muita ansiedade as transformações corporais ocorridas a partir da puberdade, as quais exigem dele uma reformulação dos seus mundos interno e externo. Muitas vezes, as restrições familiares e sociais para controlar esses impulsos, ameaçam tanto o seu desenvolvimento que chega a causar retardo no seu crescimento e no aparecimento natural das funções sexuais próprias dessa fase. 2. Perda dos pais da infância: Os pais, antes idealizados e supervalorizados, passam a ser alvo de críticas e questionamentos. Dessa forma, o adolescente procura figuras de identificação fora do âmbito familiar. Nesta fase, existe o dilema entre a dependência/independência dos filhos em relação aos pais e vice-versa; é o momento em que o adolescente busca substituir muitos aspectos da sua identidade familiar por outra mais individual. 3. Perda da identidade e do papel sócio-familiar infantil: Da relação de dependência natural do convívio da criança com os pais, segue-se uma confusão de papéis, pois o adolescente, não sendo mais criança e não sendo ainda um adulto, tem dificuldades em se definir nas diversas situações da sua cultura. No caminho para a sua independência, sentindo-se ora inseguro, ora temeroso, busca o apoio do grupo, que tem uma importante função, pois facilita o distanciamento dos pais permitindo novas identificações.

5 “ Adolescência Normal”, Características: 1. busca de si mesmo e da identidade adulta 2. tendência grupal 3. necessidade de intelectualizar e fantasiar 4. crises religiosas 5. deslocação temporal 6. evolução sexual 7. atitudes sociais reivindicatórias 8. contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta 9. separação progressiva dos pais 10. constantes flutuações do humor e do estado de ânimo

6 Os adolescentes, assim como, os seus familiares estão, na maioria das vezes, desinformados sobre as mudanças que ocorrem nesta fase, gerando, na maioria das vezes, conflitos na relação e dificuldades na convivência. “Amadurecer é um acto complicado... Perceber a hora de mudar é ainda mais difícil, mas não tanto se encontramos uma certa figura capaz de abrir os nossos olhos e mostrar que as possibilidades da vida são ilimitadas...” (encontrado no diário de uma menina de 12 anos)

7 Maternidade na adolescência O modelo socialmente aceite é o da procriação dentro do casamento…..mas hoje há uma maior vivência da sexualidade. “O ser humano é um ser biológico, psíquico, cultural e socialmente sexuado. A sexualidade, é no entanto, vivida de maneira diferente ao longo de cada etapa de vida de um indivíduo”.

8 Maternidade na adolescência A maternidade na adolescência constitui um comportamento desviante da norma societal. Implicações: - Psicológicas - Biológicas uma vez que a rapariga ainda não atingiu um desenvolvimento maturo-corporal - Grandes dificuldades sociais – destruição de etapas da vida, interrompe, normalmente, o prosseguimento de estudos.

9 Dados: a partir de 1995, sobretudo anos 2000 existiu um aumento da taxa de fecundidade nos adolescentes Início mais precoce das relações sexuais; Novos modelos sociais que influenciam o adolescente (TV, escola, grupo de amigos, etc) Segundo um estudo feito na maternidade Dr. Alfredo da Costa: - perda dos valores da família e das relações interpessoais entre pais e filhos; - falta de abordagem de assuntos sobre a sexualidade e contracepção; - relação causa-efeito entre má apreensão acerca dos métodos contraceptivos e a gravidez na adolescência;

10 - os pais da adolescente ausentes durante longos períodos diários; - baixo nível de escolaridade dos pais da adolescente; Por vezes a gravidez também é voluntária porque: - ausência de planos futuros; - insucesso escolar; - relacionamento instável das pessoas com quem vive; -baixa auto-estima; - casos de gravidez em familiares próximos (imitação intergeracional) É fundamental a formação e a informação sexual, a prevenção para diminuir o nº de gravidezes.

11


Carregar ppt "Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos Adolescência(S)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google