A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Guilherme Guimbala - FGG Curso de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas - TTP PSICOTERAPIA FOCAL Acadêmicas: Denise Herbst Sônia Regina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Guilherme Guimbala - FGG Curso de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas - TTP PSICOTERAPIA FOCAL Acadêmicas: Denise Herbst Sônia Regina."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Guilherme Guimbala - FGG Curso de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas - TTP PSICOTERAPIA FOCAL Acadêmicas: Denise Herbst Sônia Regina Curvello

2 Psicoterapia é uma intervenção interpessoal, relacional feita por profissionais treinados, que visa ajudar pessoas que apresentam algum tipo de sofrimento psíquico ou problema existencial.

3 Breve Histórico Freud Ferenczi e O. Rank(1924) América Latina(1967) Brasil(1984)

4 O termo "Psicoterapia Breve" teve origem na intenção de S. Ferenczi e O. Rank (discípulos de S. Freud), que em 1924 tentaram diminuir o tempo dos tratamentos psicanalíticos. Posteriormente, outros psicanalistas também fizeram importantes "transgressões" à técnica psicanalítica, sedimentando as características atuais da técnica de P.B. A denominação "breve" deve-se ao fato de que as características específicas de sua Técnica Focal permitem abreviar a duração do tratamento e também reduzir o número de sessões.

5 TÉCNICA FOCAL O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida

6 Foco: Focalizar significa adotar uma postura semelhante à de um fotógrafo que procura fazer ressaltar um objeto ou pessoa que vai ser fotografado, em relação a um fundo, que deverá ser menos nítido, como no mecanismo de “figura e fundo” da Teoria da Percepção. Mesmo que o foco seja circunscrito e o objetivo do tratamento inclua a eliminação de sintomas, não se limita à cura sintomática, pois uma determinada área pode conduzir a alterações em outras áreas do comportamento do paciente. Busca-se, através da resolução do conflito focal, atingir o desenvolvimento positivo da personalidade do paciente através do Efeito Carambola.

7 Experiência Emocional Corretiva(EEC) O conceito de "experiência emocional corretiva" de Alexander, essencial à psicoterapia breve, implica no fato de o paciente poder obter progressos em sua terapia sem ter rememorado toda sua experiência pregressa, bem como de que o conhecimento sobre as causas de seus problemas é mais importante para o terapeuta do que para o cliente. Isso se dá porque a reestruturação interna do indivíduo ocorre não só a nível de ego consciente, mas também inconsciente e pré-consciente.

8 EFEITO CARAMBOLA Carambola é a expressão usada para identificar uma jogada de bilhar ou sinuca em que uma determinada bola ao ser impulsionada por um taco, gera movimento em outras bolas que não haviam sido atingidas diretamente mas que passam a mover-se impulsionadas pelo movimento gerado pela primeira bola.

9 Por analogia à carambola do bilhar, o termo Efeito Carambola foi utilizado por Vera Lemgruber para expressar o mecanismo interno de potencialização dos benefícios terapêuticos obtidos através da técnica focal, com isso identificando a característica da técnica focal, na qual, ao se resolver o conflito focal circunscrito a uma determinada área da vida do paciente, outras modificações em diversos aspectos do indivíduo podem ocorrer, como reflexo de repercussões positivas da reformulação desse aspecto específico que foi focalizado e trabalhado durante a terapia.

10 Atividade e planejamento: A maior atividade e participação do terapeuta no processo dão-se desde o início, pois é preciso planejar-se o tratamento e estabelecer-se, através de um processo diagnóstico, o foco central que será seguido durante a TF e as possibilidades de EEC. Dessa forma, a TF segue o modelo médico, valorizando o diagnóstico e planejamento terapêutico.

11 . O papel do terapeuta será o de catalisador nesse processo de facilitação de mudanças proporcionando Experiências Emocionais Corretivas.

12 Como a TF não é indicada para todo tipo de paciente, torna-se fundamental uma boa avaliação inicial do quadro apresentado e a indicação terapêutica precisa necessariamente estar baseada no diagnóstico nosológico do caso e na avaliação da estrutura de personalidade do paciente.

13 A Técnica Focal tem se provado extremamente eficaz em alguns transtornos mentais tais como: - Transtornos depressivos - Transtornos ansiosos - Transtornos de comportamento - Transtornos alimentares - Reações de ajustamento - Transtorno de estresses pós-traumático

14 Ao enfatizar a realidade objetiva e procurar soluções mais adaptativas dos problemas, dentro do tempo mais breve possível, visando mudanças legítimas nas vidas das pessoas e não somente para eliminação de sintomas, apoio ou auto-conhecimento, na TF, desde a primeira consulta parte-se da queixa, conflito ou dificuldade específica que levou o paciente a procurar ajuda, estabelecendo-se, através da anamnese e do exame psíquico, as hipóteses diagnósticas, tanto nosológicas como psicodinâmicas.

15 Na TF, mesmo mantendo uma perspectiva psicodinâmica na compreensão do foco, diversas técnicas de diferentes abordagens terapêuticas são utilizadas de forma integrada ao se lidar com o paciente: além das táticas baseadas na técnica psicanalítica, muitas vezes são empregadas intervenções modificadas “emprestadas” de outras abordagens, principalmente as das abordagens cognitivas comportamentais, para suscitar oportunidades de o paciente vivenciar EEC e assim obter resultado terapêutico em prazo mais curto.

16 Práticas Vera Lemgruber Programa de Atendimento Pós-Truma Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (serviço de psiquiatria)


Carregar ppt "Faculdade Guilherme Guimbala - FGG Curso de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas - TTP PSICOTERAPIA FOCAL Acadêmicas: Denise Herbst Sônia Regina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google