Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphaella Delgado Nobre Alterado mais de 7 anos atrás
1
de
2
SESSÕES INICIAIS Estabelecimento de Rapport Realização de diagnóstico (ateórico e teórico) Reconhecimento das dificuldades do paciente e instauração da esperança Identificar expectativas com relação à terapia Estabelecimento conjunto de metas / objetivos Familiarização do paciente quanto ao modelo cognitivo, ao processo da terapia e quanto a sua patologia
3
Diagnóstico Ateórico EIXO I: EIXO I: T. Depressivo Maior Recorrente Severo T. Depressivo Maior Recorrente Severo Distimia Distimia T. Doloroso T. Doloroso EIXO II: EIXO II: Traços de Personalidade Obsessivo-compulsiva Traços de Personalidade Obsessivo-compulsiva EIXO III: EIXO III: Cefaléia Cefaléia Gastrite Crônica Gastrite Crônica Obesidade Grau I Obesidade Grau I EIXO IV: EIXO IV: Problemas com Grupo de Apoio Primário Problemas com Grupo de Apoio Primário Problemas ocupacionais Problemas ocupacionais
4
Diagnóstico Teórico (Cognitivo) TRÍADE COGNITIVA TRÍADE COGNITIVA VISÃO DE SI VISÃO DE SI Sem atrativos (feia, pobre) Sem atrativos (feia, pobre) Injustiçada Injustiçada Chata Chata Inteligente e competente Inteligente e competente Culta Culta Amiga Amiga VISÃO DO MUNDO (OUTROS) VISÃO DO MUNDO (OUTROS) Maldosos Maldosos Egoístas e interesseiros Egoístas e interesseiros Felizes Felizes VISÃO DO FUTURO VISÃO DO FUTURO Reservada Reservada Relacionada a melhoria de suas condições atuais Relacionada a melhoria de suas condições atuais
5
DIAGRAMA DE CONCEITUALIZAÇÃO Dados Relevantes da História Filha caçula. 1 único namoro que foi proibido pelo pai. Pais rígidos e altamente moralistas em sua educação. Filho considerado especial e tendo todos as vantagens na casa. Criada para cuidar dos pais. Crenças Centrais Sou injustiçada. Sou feia e chata. Sou culta, inteligente e amiga. Os outros são intereseiros e com 2as intenções. Minha família não me ama. Tenho que diminuir meu sofrimento. Crenças Intermediárias / Crenças regras Se sou injustiçada, tenho direito de reclamar. Se sou feia e chata, devo centrar-me nos estudos Se sou feia, chata, inteligente e culta, as pessoas só gostam de mim quando tabalho para elas. Estratégias Compensatórias Reclamar, acusar, crises de choro, ideações suicídas, brigas com colegas, grande ingestão alimentar, “shopping médico”
6
Encaminhar para tratamento psicofarmacológico Psicohigiene do sono Reestruturação cognitiva sobre si, outros, trabalho, sexualidade etc. Aumentar contatos com amigos e vizinhos Construir estratégias para melhor lidar com a convivência com a mãe e as colegas de trabalho Treino de habilidades sociais para aumentar suas chances de relacionamentos afetivos METAS PARA O TRATAMENTO
7
SESSÕES INTERMEDIÁRIAS Promoção uma reestruturação cognitiva (substituição de crenças desadaptativas por outras mais adaptativas) Aumento das habilidades de automonitoramento Melhoria das habilidades de enfrentamento e resolução de problemas Aumento da funcionalidade do paciente em seu meio Objetivo geral: atingir as metas estabelecidas
8
Breve atualização e verificação do humor (e de medicação e/ou uso de drogas quando aplicável) Ponte com a sessão anterior Estabelecimento de roteiro / agenda Revisão da tarefa de casa Discussão dos tópicos do roteiro Estabelecimento de tarefa de casa Resumo final e feedback ESTRUTURA DAS SESSÕES
9
SESSÕES FINAIS Consolidação dos ganhos Ênfase no automonitoramento Expectativas com relação a alta Idéias associadas a continuação do tratamento farmacológico Recaída Fracasso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.