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FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Agosto 2012 Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 1

2 Folha de Verificação (Checklist) Diagrama de Causa e Efeito Ishikawa
FERRAMENTAS DA QUALIDADE – APLICAÇÃO EM HOSPITAIS Ferramentas da Qualidade são técnicas aplicadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Folha de Verificação (Checklist) Diagrama de Pareto Diagrama de Causa e Efeito Ishikawa Histograma Diagrama de Dispersão Mapa de Processo Fluxograma SIPOC Brainstorming Brainwriting PDCA DMAIC MASP 5W2H GUT FMEA Lean Six Sigma 5S Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 2

3 FOLHA/LISTA DE VERIFICAÇÃO - CHECKLIST
A Folha ou Lista de Verificação (Checklist) é uma ferramenta aplicada para apurar informações ou resultados. Os dados servem de base para as análises necessárias relacionadas aos processos. FOLHA/LISTA DE VERIFICAÇÃO - CHECKLIST Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 3

4 DIAGRAMA DE PARETO O Diagrama de Pareto (ou 80-20) é um gráfico de barras que ordena os problemas, permite aplicação da teoria de Pareto (poucos essenciais, muito triviais), para priorizar problemas de maior representatividade. Além disso, o Diagrama de Pareto permite agrupar os dados de diferentes formas. Traça-se uma linha para poder verificar a medida cumulativa das categorias, podendo assim identificar o peso que os problemas têm em relação ao todo. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 4

5 DIAGRAMA DE PARETO – Exemplo Ilustrativo
54% das Causas em 3 categorias Hoje é a maior rede de hospitais privado do país Obs.: Dados simulados para efeito ilustrativo 5

6 DIAGRAMA DE PARETO – Estratificação Principais Causas
Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 45% UTI Obs.: Dados simulados para efeito ilustrativo 6

7 ISHIKAWA O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como “Diagrama de Causa e Efeito” ou “Espinha de Peixe”, é uma ferramenta de representação gráfica que possibilita a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Foi aplicada pela primeira vez em 1953, no Japão pelo professor da Universidade de Tóquio, Karou Ishikawa. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país Obs.: Dados simulados para efeito ilustrativo 7

8 ISHIKAWA As causas são analisadas por meio de categorias como as dos 6 Ms: método, mão-de-obra, matéria-prima máquinas, medição e meio ambiente. Definimos a análise das categorias : procedimentos, equipamentos, pessoas, ambiente de trabalho, materiais/medicamentos, medição. O diagrama é preenchido em todos os registros de Ações Corretivas, Eventos Adversos e Eventos Sentinelas. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 8

9 FLUXOGRAMA FLUXOGRAMA DO PROCESSO
Modelo gráfico que auxilia no mapeamento e visualização de um processo. Representação da sequência de atividades, possibilita visão global de todas as etapas, análise de oportunidades de melhoria e riscos relacionados. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 9

10 FLUXOGRAMA Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 10

11 SIPOC DIAGRAM – Preparo Sala Cirúrgica
SIPOC – Supplier, Input, Process, Output and Customer SIPOC – Representação que permite a identificação dos fornecedores, insumos, produtos e clientes dos processos. Sala abastecida, disponível para cirurgia Início da cirurgia / utilização dos materiais disponíveis na sala Fim da cirurgia Devolução dos produtos da sala, não utilizados na cirurgia Supplier Input Customer Output Process SIPOC DIAGRAM – Preparo Sala Cirúrgica Almoxarifado/ Farmácia Solicitação de materiais e medicamentos, na Farmácia Centro Cirúrgico CME OPME Hemocomponentes Materiais descartáveis sob reserva Atender de forma ágil e efetiva às necessidades das equipes (médios e enfermagem) durante ato cirúrgico Médicos Cirurgiões Médicos Anestesistas Instrumentadores Equipe de Enfermagem INÍCIO : Sala preparada para a cirurgia TÉRMINO : Abastecimento do Supermercado, conforme informações do Kamban Banco de Sangue Hoje é a maior rede de hospitais privado do país Materiais de Órteses e Próteses 11

12 PDCA William Edwards Demming, o filósofo do movimento da qualidade, foi o grande motivador para a análise e o monitoramento dos processos por meio da busca da melhoria contínua, que teve como um dos principais instrumentos o Ciclo PDCA. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país O Ciclo PDCA é dividido em quatro quadrantes, cada um representa um momento da análise ou monitoramento de um processo: P (plan: planejar), D(do: fazer, executar), C (check: verificar, controlar), e finalmente o A (act: agir, atuar corretivamente, padronizar). 12

13 PDCA PLAN (Planejar): As atividades devem ser planejadas, com as definições dos objetivos (metas) e métodos a serem aplicados. Aplicação da ferramenta 5W2H para plano de ação. DO (Executar): Cumprimento do planejamento, execução das atividades. Capacitação dos envolvidos e coleta de dados para etapa seguinte. CHECK (Verificar): Monitoramento, verificação e avaliação da efetividade das ações, análise dos resultados obtidos em comparação às metas. Aplicação de ferramentas como folhas de controle (cheklists) e histogramas. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país ACTION (Atuar):Definição de soluções para os problemas encontrados, caso ainda não esteja no nível aceitável. Se os resultados foram alcançados, executar ações para padronização. 13

14 DMAIC – LEAN SIX SIGMA DMAIC é uma ferramenta aplicada para determinação e implantação de melhorias contínuas. Usado na metodologia Lean 6 Sigma, se refere a uma estratégia  baseada em dados para melhorar processos.  As 5 fases interconectadas do DMAIC são: Verificar e acompanhar as mudanças adotadas Desenvolver e aplicar soluções para o problema Identificar as causas para a solução do problema Reunir informações atuais para identificação do problema Definir o que você quer e onde quer chegar Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 14

15 5W2H A ferramenta 5W2H pode ser aplicada para estruturação do planejamento de uma melhoria ou ação corretiva. Serve como base para organização das atividades, com a definição de responsáveis, métodos, prazos e recursos associados. What – O que será feito? Why – Por que deve ser executada a tarefa (justificativa)? Who – Quem realizará as tarefas (responsáveis)? When – Quando cada tarefa deverá ser executada (tempo, prazo)? Where – Onde cada etapa será executada (local)? How – Como deverá ser realizada cada etapa (método)? How Much – Quanto custará cada etapa (custo da ação)? Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 15

16 5W2H Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 16

17 GUT GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos. A Gravidade é o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido. A Urgência é a relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema. A Tendência é o potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país A pontuação de 1 a 5, para cada dimensão da Matriz GUT, permite classificar em ordem decrescente de pontos os problemas a serem atacados em melhorias de processo. 17

18 GUT Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 18

19 FMEA A metodologia de Análise do Modo (Tipo) e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca evitar, por meio da análise das falhas potenciais, a ocorrência de falhas no produto ou processo. Classificação Criticidade Possíveis Falhas: Ocorrência: Ocorrência é um índice que corresponde a um número estimado (algumas vezes um número cumulativo) das falhas que podem ocorrer, frequência. Severidade: A severidade do efeito é um índice que indica o quão sério é o efeito do modo de falha potencial, gravidade. Detecção: Detecção é a probabilidade de que os sistemas de controle detectem a falha (causa ou modo de falha) antes que esta atinja os clientes (internos ou externos). Número de prioridade de risco (NPR): É o resultado do produto do índice de ocorrência, de severidade e detecção. Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 19

20 FMEA Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 20

21 FMEA S = Severidade O = Ocorrência D = Detecção
Hoje é a maior rede de hospitais privado do país S = Severidade O = Ocorrência D = Detecção NPR = Número de Prioridade de Risco (SxOxD) 21

22 FERRAMENTAS DA QUALIDADE - SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Mapear o processo FLUXOGRAMA Analisar desempenho do processo, medir LISTA DE VERIFICAÇÃO Analisar dados coletados HISTOGRAMA Identificar problemas do processo DIAGRAMA DE PARETO Analisar causas ISHIKAWA Analisar as causas dos problemas Identificar as causas mais prováveis / críticas GUT Elaborar plano de ação para melhoria 5W2H Planejar,executar, analisar e padronizar melhoria PDCA Hoje é a maior rede de hospitais privado do país 22

23 Obrigada Rúbia Soraya Rabello Supervisora Qualidade Corporativa
Hoje é a maior rede de hospitais privado do país Rúbia Soraya Rabello Supervisora Qualidade Corporativa (011) (011) 23


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