Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Benevides Sales Alterado mais de 8 anos atrás
1
O QUE A TERRA SIGNIFICA PARA OS ÍNDIOS BRASILEIROS.
2
TERRITÓRIO O território é um espaço físico onde as divindades se manifestam. A terra não é só um lugar onde os índios moram é o elemento central da religião e da identidade cultural deles.
3
OS GUARANIS. Entendem “que pertencem a uma determinada terra e não que a terra pertence a eles”. No Brasil 13% das terras são territórios indígenas, também são alvos de interesses políticos e econômicos.
5
CONGRESSO.(vídeo) Foi invadido no dia 16 de abril em protesto a emenda constitucional PEC 215, projeto que se aprovado dará ao congresso o poder de demarcar e reaver as terras indígenas. Os índios temem que os deputados ligados ao setor agropecuário.(que formam a bancada ruralista) e empresas se mobilizem para diminuir suas terras. Em maio o governo mudou as regras a FUNAI era responsável por demarcar as terras e agora terá que dividir esse poder com outros órgãos entre eles a EMBRAPA(Empresa brasileira de pesquisa agropecuária). As 687 terras indígenas no país abrigam aproximadamente 517 mil pessoas.
6
DIFICULDADES. No Mato Grosso Do Sul os índios tem as piores condições de vida do país, a expectativa de vida é de 45 anos, contra 73 dos brasileiros em geral, entre 2003 e 2010, 452 índios foram mortos neste estado.Toda essa violência tem motivo simples, terra. A primeira terra indígena reconhecida no Brasil foi o Parque do Xingu em 1961. Entre 80 e 90, houve grande mobilização em defesa dos índios da constituição de 1988. Hoje é proibido fazer mineração em terras indígenas, mas 2 projetos de lei no congresso querem legalizar a prática.
7
MINERAÇÃO Um dos projetos estipula que os índios fiquem com 2% do faturamento. Como as empresas de mineração tem mais poder político e econômico podem ganhar a batalha. No Canadá os índios recebem 50% do lucro.
8
INDIOS CINTA LARGA. Em Rondônia os índios já convivem com a mineração, encontraram diamantes, que lhes rendeu muito dinheiro mas também muitos conflitos que culminaram em 29 mortes em 2004.
9
ÍNDIOS YANOMAMIS. Esses índios não querem nem ouvir em falar mineração, e a terra deles tem muito ouro.
10
CONGRESSO. Um dos projetos prevê que caso os índios não aceitem, ela poderá ser imposta pelo poder executivo, que ouviria um conselho formado por órgãos do governo, da sociedade civil e do congresso. Se esse conselho decidir em favor da mineração os indígenas serão forçados a aceitá-los.
11
índios MUNDURUKU Em sete quedas n a divisa do Pará e Mato Grosso será construída mais uma usina hidrelétrica já em curso pelo governo. Para os índios MUNDURUKU que vivem na região, é um pesadelo.
12
FICA A PERGUNTA! SOMOS UMA DEMOCRACIA??? Fonte: Revista Super Interessante. Junho/2013. Mais informações. Povos indígenas no Brasil 2006-2010. socioambiental.org
13
FUNAI. Fundação Nacional do Índio.
14
ABANDONADOS, USADOSE, AGORA, FURIOSOS. O número de áreas indígenas cresceu 6 vezes nas últimas três décadas.Porém a maioria dos índios vive na mais absoluta miséria, a incidência de tuberculose é triplo da média nacional, grande mortalidade infantil. A Funai é o órgão que deveria cuidar do bem estar dessa população.Não é o que tem ocorrido. Hoje o único departamento da Funai que funciona é o de demarcações, todos os outros estão esquecidos e enfraquecidos. A Funai acabou de prejudicar o cumprimento daquela que deveria ser sua tarefa primordial
15
GUERRA ENTRE ÍNDIOS E PEQUENOS AGRICULTORES.(vídeo) Hoje o clima esta acirrado entre índios e proprietários de mais de sessenta áreas do país. Atualmente a Funai comenda sozinha todo o processo de demarcação. No Rio Grande do Sul um grande impasse, onde 300 famílias de agricultores terão que sair para assentar 43 indígenas por lei. Por lei os agricultores não tem direito a um centavo pelas terras perdidas. E aqui surge outra faceta dramática: os principais afetados pelos critérios duvidosos das demarcações pela Funai são muitas vezes lavradores tão pobres como os índios. O agronegócio é outra vítima do tratamento desigual que o governo vem dando a questão.
16
EMBRAPA(Empresa brasileira de pesquisa agropecuária). A ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann no dia 06/06/2013 decidiu baixar uma portaria determinando que as decisões de demarcações de terras deixariam de ser monopólio da Funai, a EMBRAPA agora estaria junta no processo. A demissão da presidente da Funai, Marta Azevedo, é sinal de que o lado mais sensato está vencendo. Agora que você já viu os dois lados da moeda, a que conclusões chegou sobre o problema de demarcação das terras indígenas no Brasil?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.