A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMENCIAS SAÚDE DO IDOSO ALEXSANDRA DE QUADROS ÂNGELA DEBASTIANI PIAIA DIÊNIFER LUANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMENCIAS SAÚDE DO IDOSO ALEXSANDRA DE QUADROS ÂNGELA DEBASTIANI PIAIA DIÊNIFER LUANA."— Transcrição da apresentação:

1 ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMENCIAS SAÚDE DO IDOSO ALEXSANDRA DE QUADROS ÂNGELA DEBASTIANI PIAIA DIÊNIFER LUANA PACHECO KATIELI CÓRDOVA Disciplina: Saúde do idoso Docente: Alexander de Quadros

2 Conceito O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que causa a destruição progressiva e irreversível dos neurônios. - É uma enfermidade incurável; - Se agrava ao longo do tempo; - Pode e deve ser tratada; - Quase todas as suas vitimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como: - Perda de funções cognitivas; - Memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte de células cerebrais;

3 Fisiopatologia - É uma doença do cérebro que progride lentamente; - Tem casos que é afetado de imediato; - Não pode ser revertida; - Tem a acumulação de proteínas anormais chamadas de placas de beta- amiloide: - Afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem;

4 É caracterizada por uma série de alterações neuropatológicas que incluem: - Atrofia cerebral; - Placas cerebrais senis que contêm depósitos extracelulares de peptídeo β- amiloide; - Emaranhados neurofibrilares intracelulares que contêm proteína tau hiperfosforilada; - Perda de células neurais. (MELO, 2013).

5 Estas alterações resultam em: - Perda de memória; - Confusão; - Afetação do julgamento; - Desorientação; - Problemas na expressão; - Depressão; -Esquecimento. 30-85% dos pacientes tem mudanças comportamentais como: - Agressão verbal e física; - Agitação; - Não cooperação; - Incontinência urinária; - Distúrbios da alimentação; - Ansiedade; - Distúrbios do sono. (MELO,2013)

6 Causas - Fatores ambientes; - Famílias com síndrome e vice-versa; (Dykens, 2007; Parsher et al.,2003).

7 Fatores genéticos: - Cromossomo 21 alterado; - Ocasiona a produção de uma proteína precursora amiloide anormal; - Cromossomos 14 e 1 sofrem mutação em famílias com elevada prevalência da doença; - Pessoa tem 50/50 de possibilidade de ter a doença se herda um dos genes modificados. (Robakis, 2007).

8 Sintomas - Depressão, - Ansiedade; - Tentar compensar registrando as informações; - Tenta estrutura a rotinas; - Simplificando responsabilidades.

9 Os 10 sinais de alerta para doença de Alzheimer são: - Problema de memória que chega a afetar as atividades e o trabalho; - Dificuldade para realizar tarefas habituais; - Dificuldade para comunicar-se; - Desorientação no tempo e no espaço; - Diminuição da capacidade de juízo e de crítica; - Dificuldade de raciocínio; - Colocar coisas no lugar errado, muito frequentemente; - Alterações frequentes do humor e do comportamento; - Mudanças na personalidade; - Perda da iniciativa para fazer as coisas.

10 Idade - Abaixo dos 60 anos de idade, o numero e pequeno, em torno de três indivíduos em cada mil; - Ao redor dos 85 anos entre 25% e 40% dos indivíduos são acometidos; - 10% da população com mais de 65 anos são atingidos por algum tipo de demência, desses 60% estão com Alzheimer.

11 Doença de Alzheimer leve - A pessoa consegue viver de forma relativamente independente, apesar do prejuízo objetivo nas atividades; - A perda de memória é leve; - Raciocínio relativamente preservado. Doença de Alzheimer moderada - Já há risco na vida independente e certo grau de supervisão é necessário; - Perda de memória moderada; - Prejuízo no raciocínio; - Dificuldade de orientação espacial; - Dificuldade para comunicar-se. Doença de Alzheimer avançada - Incapacidade para a vida independente é necessária supervisão contínua; - Impossibilidade de realizar tarefas cotidianas e, mesmo, de cuidar-se (banho, alimentação etc.); - Impossibilidade de comunicar-se adequadamente.

12 Aumenta a quantidade de acetilcolina no cérebro, uma substância importante para o funcionamento da memória, aprendizagem e orientação do indivíduo); o tratamento da demência). Tratamento - Não há tratamento para prevenir ou cura o Alzheimer; - Existem novos estudos tentando achar um modo de prevenir ou estabilizar a doença; O Diagnóstico é auxiliado por: - Testes cerebrais; - Exames neuropsicológicos; - Exames laboratoriais; - Exames neurológicos; O uso dos fármacos: - Donepezil (Prevenir que ela se agrave); - Rivastigmina (Aumenta a quantidade de acetilcolina no cérebro, uma substância importante para o funcionamento da memória, aprendizagem e orientação do indivíduo); - Galantamina (Utilizado no tratamento da demência).

13 Avaliação O primeiro nível é de rápida e fácil aplicação, em que se avalia quantitativamente o estado cognitivo e funcional por intermédio de testes abreviados e por uma escala que determinará o grau de autonomia do paciente. O segundo nível, quando existe a necessidade de aprofundar a avaliação, a utilização de métodos mais sofisticados, detalhados e complexos é indispensável e sua aplicação e interpretação devem ser feita por profissionais especializados. Os testes devem conter: - Simplicidade; - Sensibilidade; - Confiabilidade.

14 Cuidados - Garantir boas condições de saúde; - Reorganizar a vida cotidiana; - Redistribuir tarefas; - Oferecer tratamento adequado com cuidados que atendam às necessidades e preservem a integridade; - Estar próximo ao paciente observando seu desempenho nas atividades diárias auxilia; - Apoio da família e de pessoas próximas; - Cuidar da higienização; - Alimentação saudável; - Fazer perguntas simples; - Prestar atenção na linguagem corporal; - Procure identificar lembranças que podem ajudar o paciente; - Demonstre amor através do contato físico.

15

16 Referencias: ABRAz Associação brasileira de Alzheimer. Disponível em: Acesso em: 28/04/2016.http://abraz.org.br/sobre- Alzheimer/o-que-e-alzheimer O que o é Alzheimer. Disponível em: Acesso em: 28/04/2016.http://www.minhavida.com.br/saude/temas/Alzheimer SILVIA, Walisson Junio Martins da. Artigo Fisiopatologia da doença de ALZHEIMER. Disponível em: Acesso em: 29/04/2016.http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/59760/fisiopatologia-da- doenca-de-Alzheimer Cuidados com o doente de ALZHEIMER. Disponível em: Acesso em: 29/04/2016.http://abraz.org.br/orientacao-a- cuidadores/cuidados-com-o-doente-de-Alzheimer VARELLA, Dráuzio. Entrevista doença de ALZHEIMER. Disponível em: Acesso em:29/04/2016. http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-azheimer/ SAYEG, Norton,, Alzheimer Med Avaliação cognitiva.2004/2011-1 – Copyright. Disponível em: Acesso em: 30/04/16.http://www.alzheimermed.com.br/diagnostico/avaliacao-cognitiva ELIOPOULOS, Charlotte. Enfermagem Gerontológica. 7ª Ed. Editora Artemed. 2011

17 Obrigada!


Carregar ppt "ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMENCIAS SAÚDE DO IDOSO ALEXSANDRA DE QUADROS ÂNGELA DEBASTIANI PIAIA DIÊNIFER LUANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google