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5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das.

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1 5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida naquela época. O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. O 5S é um passo fundamental para elevar a organização a um nível superior de qualidade.

2 JAPONÊSPORTUGUÊSCONCEITOOBJETIVO SEIRIUTILIZAÇÃO Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil SEITONORDENAÇÃO Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz SEISOLIMPEZA Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza SEIKETSUSAÚDE Tornar saudável o ambiente de trabalho Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem SHITSUKEAUTO DISCIPLINA Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento

3 SENSO DE UTILIZAÇÃO Separar o que é útil do inútil, mantendo somente o necessário e na quantidade certa!

4 SENSO DE UTILIZAÇÃO Verificar tudo que existe em seu local de trabalho; Classificar os objetos entre úteis e inúteis; Encaminhar objetos inúteis para local determinado, a Área de Descarte; Os objetos considerados "lixo" devem ser depositados em recipientes adequados; Recomenda-se realizar este trabalho em equipe, para não haver risco de jogar fora algo importante!

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7 RESULTADOS Reduz a necessidade de espaço e estoque; Reduz o desperdício; Reduz do tempo de procura de objetos e informações; Evita compras em duplicidade; Evita vencimento de prazos de validade; Melhora o aproveitamento dos recursos disponíveis; Reduz custos.

8 SENSO DE ORDENAÇÃO Definir um local único, exclusivo e adequado para cada material; Identificar o local de cada material, quando aplicável; Padronizar a nomenclatura, adotando nomes, cores e procedimentos padrões em toda a empresa; Cada objeto após o seu uso deve ser colocado em seu devido lugar.

9 SENSO DE ORDENAÇÃO É importante localizar objetos e informações no menor tempo possível!

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12 RESULTADOS Reduz o tempo de procura; Facilita a localização de objetos e informações; Diminui o cansaço físico na procura de objetos e informações; Melhora no fluxo de pessoas e materiais; Melhora no aspecto visual do ambiente; Aumenta a segurança no trabalho.

13 SENSO DE LIMPEZA Limpar tudo: ferramentas, equipamentos, mesas, bancadas, arquivos, armários, etc. A conservação da limpeza dos locais e objetos de uso comum é de responsabilidade de todos; Cada um deve ser o responsável pela limpeza do seu ambiente de trabalho; Após o uso, limpar ferramentas, equipamentos, mesas, etc. Os focos da sujeira devem ser eliminados e não contornados; Se necessário, providenciar a manutenção ou limpeza especializada.

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15 TIPOS DE LIMPEZA A limpeza é uma ótima oportunidade para realizar inspeção no equipamento. Confira os tipos de limpeza:

16 SUPERFICIAL Este tipo de limpeza não evita as pequenas falhas nem proporciona a manutenção das condições básicas dos equipamentos, instalações e ambientes. Normalmente esta limpeza é feita de maneira incorreta e sem compromisso, não possibilitando que a pessoa conheça seu equipamento, instalações e ambiente. Poucos são os utensílios de limpeza empregados, às vezes é utilizado ar comprimido, o que em vez de limpar, espalha e esconde a poeira/sujeira nas frestas e orifícios do equipamento e instalações.

17 DE APARÊNCIA É a limpeza realizada apenas nas partes externas do equipamento, setor e instalações, deixando-os aparentemente limpos. Também este tipo de limpeza não evita as pequenas paradas/falhas. Mas já se tem uma noção das fontes que possam gerar a sujeira, como vazamentos, os quais são tomadas medidas paliativas, tais como bandejamento ou recipientes de coleta, que posteriormente, deverão ser eliminadas com a extinção desses vazamentos. Os utensílios de limpeza empregados estão mais próximos do que seria necessário, como por exemplo, pincéis, panos, escovas, raspadores, desengraxantes e solventes. Podemos dizer que nessa fase, o funcionário tem um contato mais próximo do equipamento, facilitando o aprendizado dos pontos de maior concentração de sujeira. A periodicidade desta limpeza é praticamente diária, afim de se evitar os acúmulos.

18 DETALHADA Com esta limpeza, a pessoa passa a conhecer melhor seu equipamento e setor, pois, além do uso dos utensílios de limpeza citados anteriormente, utiliza também as ferramentas adequadas para proceder a desmontagem de componentes e chegar no interior das máquinas. Essa desmontagem possibilita a verificação dos desgastes, folgas, desapertos, vazamentos que geram sujeira, rachaduras e deformações. Além de limpar, são tomadas ações de reparo das anomalias encontradas, bem como medidas que bloqueiam o ressurgimento dessas anomalias. Procedimentos padronizados para a realização da limpeza e reparos, são gerados com intuito de facilitar estas tarefas, principalmente para locais onde o acesso é difícil. Já a frequência deste tipo de limpeza, torna- se mais espaçado, tendo em vista, o tempo necessário para realizá - la, podendo ser semanal.

19 RESULTADOS Ambiente de trabalho saudável e agradável; Mudança nos comportamentos e hábitos; Boa apresentação aos visitantes e clientes; Redução dos índices de acidentes de trabalho; Prevenção de incêndio; Maior durabilidade dos equipamentos; Redução/eliminação de desperdícios.

20 SENSO DE SAÚDE Buscar constantemente a conservação das condições físicas e de saúde; Manter e melhorar os procedimentos operacionais e de segurança; Manter e melhor as áreas comuns: refeitórios, sanitários e vestiários; Adotar uniforme limpo e bem conservado.

21 RESULTADOS Local de trabalho agradável; Aumenta a satisfação pessoal; Colaboradores saudáveis e bem dispostos; Reduz acidentes e doenças; Melhora a imagem dos funcionários; Melhora a imagem da organização perante os visitantes e clientes.

22 SENSO DE AUTO-DISCIPLINA Transformar o 5S em uma rotina diária; Utilizar de maneira racional a comunicação visual / procedimentos com linguagens simples; Promover reuniões periódicas com os colaboradores, para tratar do programa 5s; Descobrir as causas de comportamento inadequado afim de elimina-las; Respeitar os colegas e a hierarquia da empresa; Incentivar a dedicação e adesão, para obter o comprometimento de todos os funcionários da empresa; Educar os novos funcionários de acordo com os princípios do 5S; Promover a melhoria contínua no ambiente de trabalho.

23 RESULTADOS Consolidação do 5S; Melhoria contínua da organização e das pessoas; Espírito de equipe (sinergia); Elimina controles desnecessários; Auto-inspeção e auto-controle; Evita perdas oriundas de processos não padronizados; Aumenta a previsibilidade dos processos.


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