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Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.

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1 Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade

2 Origem Os Círculos de Controles de Qualidade tiveram origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os conseqüentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas.

3 No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma conseqüência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados. Logo, a idéia se expandiu para várias empresas em todo estado. Até o início de 1981, já se somavam 100 empresas que implementaram os CCQs.

4 Definição Círculo de Controle da Qualidade é uma filosofia de trabalho que concentra seus esforços na participação das pessoas, permitindo um maior espaço no desenvolvimento de sua criatividade, e gerando, por conseqüência, maior satisfação no trabalho.

5 Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

6 Objetivo -aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa; -concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de auto-controle e prevenção de falhas; -garantir a qualidade do produto;

7 -conseguir novas idéias; - aumentar a produtividade do trabalho; - reduzir custos e diminuir perdas; - melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

8 Problemas que podem ser solucionados - melhoria de qualidade; -melhoria de produtividade; -redução de custos; -ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc.); -racionalização dos processos de fabricação;

9 -condições de trabalho; -segurança do trabalho; -problemas em áreas administrativas; -análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos; -desenvolvimento e integração de funcionários; -etc.

10 Estrutura básica do CCQ GRUPOS: Normalmente são pequenos grupos, composto de 5 até 12 participantes que pertençam ou não à mesma área de trabalho.

11 Tipos de Grupos Grupo Homogêneo: é aquele formado exclusivamente por funcionários do mesmo setor e que atuam em problemas de sua área; Grupo Heterogêneo: é aquele formado por funcionários de diferentes setores que atuam em problemas de qualquer área a que pertencem os membros, sempre respeitando e informando a hierarquia formal;

12 Grupo Especial: é aquele formado para resolver determinado problema, este grupo tem como participantes elementos envolvidos com o problema.

13 Reuniões As reuniões podem ser feitas no próprio local de trabalho desde que as condições assim o permitam. Caso necessário deverá ser providenciado um local adequado. Costumam durar no máximo 1 hora e se repetem com um freqüência semanal ou quinzenal, devendo ser cuidadosamente planejadas.

14 Registro das reuniões Os assuntos tratados devem ser anotados em atas e os resultados devem ser apresentados em relatórios, que são em seguida encaminhados aos setores competentes para avaliação e implantação.

15 Composição CCQ MembrosLíderSecretárioCoordenador

16 Membros: A função do membro é a participação ativa e voluntária no estudo dos projetos por eles mesmo escolhidos, contribuindo para a análise das causas dos problemas, sugerindo modificações e melhoramentos.

17 Líder: Cada grupo deverá ter um líder, preferivelmente escolhido pelos próprios participantes. Sua função é providenciar as condições para a reunião do grupo, fornecer conceitos da metodologia CCQ aos membros, conduzir as reuniões estimulando a participação de todos, mantendo o entusiasmo do grupo e permitindo que cada membro se sinta realizado. Deve também tomar providências para aproveitar ao máximo o tempo disponível. Sua função compreende também a representação do grupo junto à direção e a outros CCQs internos ou externos à empresa.

18 Secretário: Tem a função de anotar, registrar, relatar e arquivar todos os assuntos tratados em reuniões. O secretário também deverá ser escolhido pelo grupo, podendo este substituir o líder eventualmente no caso de falta.

19 Coordenador: Cada empresa deve ter um coordenador geral com a finalidade de congregar todas as informações relativas ao programa, proporcionar treinamento em metodologia CCQ, encaminhar os projetos aos setores encarregados de sua implantação, promover concursos e congressos, divulgar os resultados obtidos, etc.

20 Hierarquia Dentro dos CCQs não há hierarquia, todos tem o mesmo grau de importância.

21 Filosofia " No CCQ não há problemas, sem soluções. Estude as causas e efeitos dos problemas!”


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