A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido."— Transcrição da apresentação:

1 Complementos verbais

2 Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido por preposição. Carla vendia livros. Os passageiros esperavam o trem.

3 Objeto direto pleonástico Quando o objeto é citado duas vezes na frase. Ex: “ A correntinha, guardou-a no bolso da camisa de riscado”. (Mário Palmério). Aquelas inesquecíveis melodias, ouço-as constantemente. Os presentes, entreguei-os à aniversariante.

4 Objeto direto preposicionado Pode, às vezes, ocorrer com preposição não exigida pelo verbo. Bebeu do vinho.(OD preposicionado) Vence o bem ao mal.(OD preposicionado) Eles amam a Deus. (OD preposicionado)

5 Objeto Indireto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto. Geralmente, vem introduzido por uma preposição exigida pelo verbo. Carlos gosta de música. Todos confiam em você.

6 Objeto indireto pleonástico Da mesma forma que antecipamos o objeto direto para depois repeti-lo e criar um pleonasmo, também poderemos elaborar uma frase em que haja um segundo objeto indireto repetindo um primeiro. Ex: “Aos pais, Cristina não lhes obedece.” “Ao mendigo, não lhe darei outra esmola.”

7 Objeto direto pleonástico Ou seja... Objeto indireto pleonástico ocorre quando há uma repetição e intensificação do objeto indireto, para que seja mais expressivo, ou seja, quando o objeto indireto se encontra no início da oração, sendo repetido depois do verbo através de um pronome oblíquo. Ex: Aos meus filhos, dei-lhes muito carinho. Ao funcionário, pedi-lhe um esclarecimento.

8 Pronomes oblíquos com função de objeto Os pronomes também ocupam a posição de complementos verbais, atuando ora como objeto direto, ora como indireto. E, por assim dizer, vejamos como estas ocorrências se evidenciam mediante os enunciados linguísticos: Os pronomes pessoais do caso oblíquo, representados por o, a, os, as (lo, la, los, las, no, na, nos, nas), em determinadas circunstâncias funcionam como objeto direto.

9 Pronomes oblíquos com função de objeto Gostaria de vê-los mais tarde em minha casa. O verbo ver, de acordo com sua transitividade, classifica-se como transitivo direto, ou seja: quem vê, vê alguém. Portanto, quem o sujeito gostaria de ver? Eles. Neste caso, o pronome “los” ocupa a função de objeto direto.

10 Pronomes oblíquos com função de objeto Convidaram-na para a reunião na empresa. Convidaram quem? Ela.

11 Pronomes oblíquos com função de objeto O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

12 Pronomes oblíquos com função de objeto Atendo-nos à transitividade verbal, identificamos que se trata de um verbo transitivo indireto e direto, pois sempre entregamos algo (objeto direto) a alguém (objeto indireto). Concedemos-lhe um desconto especial na compra daquela mercadoria. Semelhantemente ao exemplo anterior, constatamos que algo só pode ser concedido a alguém.

13 Pronomes oblíquos com função de objeto Quanto aos demais pronomes, a referida classificação se dá, também, mediante a transitividade expressa pelo verbo. Exemplos: Eles te respeitam muito / Todos me conhecem pelo apelido.


Carregar ppt "Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google