A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Replicação de dados. “A replicação é um conjunto de tecnologias utilizadas para copiar e distribuir objetos e dados de um banco de dados para um outro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Replicação de dados. “A replicação é um conjunto de tecnologias utilizadas para copiar e distribuir objetos e dados de um banco de dados para um outro."— Transcrição da apresentação:

1 Replicação de dados

2 “A replicação é um conjunto de tecnologias utilizadas para copiar e distribuir objetos e dados de um banco de dados para um outro banco de dados, sincronizando estes dados com a finalidade de se manter a consistência.”

3 Replicação de dados  Destes bancos de dados, a replicação pode ser feita entre servidores ou entre servidores e clientes.

4 Replicação de dados  Replicação de dados entre servidores: Suporte na melhoria na escalabilidade e disponibilidade; Armazenamento de dados e geração de relatórios; Integração de dados de diversos sites.

5 Replicação de dados  Replicação de dados entre servidores e clientes: Suporte a troca de dados com usuários móveis; Utilizado a aplicativos de ponto de vendas para o consumidor; Integração de dados em diversos sites.

6 Replicação de dados  Componentes de topologia de replicação: Publicador; Distribuidor; Assinantes; Publicações; Artigos; Assinaturas.

7 Replicação de dados  Para entender melhor o conceito da replicação e sua topologia, normalmente usamos uma metáfora para exemplificar. No caso a metáfora é de uma editora de revista (ou jornal, se preferir), onde a própria editora é o “publicador”, o assinante é aquele que recebe seu exemplar da revista, o distribuidor é aquele que faz a entrega e assim por diante.

8 Replicação de dados  O único detalhe em que esta metáfora não se enquadra quando relacionamos o caso da editora de revistas com a replicação em si é que na replicação de dados, o assinante pode efetuar atualizações (bilateral) e o publicador(editora) pode enviar alterações incrementais nos artigos.

9 Replicação de dados  Em outras palavras, o que muda é que no caso de uma editora, você apenas recebe a informação, não atualiza e sempre a editora manda uma edição da revista na versão “final”.

10 Replicação de dados  O tipo de replicação que você escolhe para um aplicativo, depende de muitos fatores, incluindo o ambiente físico da replicação, o tipo e a quantidade de dados a serem replicados e se os dados serão ou não atualizados no Assinante.

11 Replicação de dados  O ambiente físico inclui o número e local dos computadores envolvidos na replicação e se esses computadores são clientes (estações de trabalho, laptops ou dispositivos portáteis) ou servidores.

12 Replicação de dados  Cada tipo de replicação começa normalmente com uma sincronização inicial dos objetos publicados entre o Publicador e os Assinantes.

13 Replicação de dados  Esta sincronização inicial pode ser executada por replicação com um instantâneo, que é uma cópia de todos os objetos e dados especificados por uma publicação.  Depois que o instantâneo é criado, ele é distribuído aos Assinantes.

14 Replicação de dados  Para alguns aplicativos, a replicação de instantâneo é tudo o que é necessário.  Para outros tipos de aplicativos, é importante que as alterações de dados subsequentes fluam para o Assinante de forma incremental com o passar do tempo.

15 Replicação de dados  Alguns aplicativos também exigem que as alterações fluam do Assinante de volta para o Publicador.  A replicação transacional e a replicação de mesclagem fornecem opções para estes tipos de aplicativos.

16 Replicação de dados  As alterações de dados não são rastreadas para a replicação de instantâneo.  Sempre que um instantâneo é aplicado, ele sobrescreve por completo os dados existentes.  A replicação transacional rastreia as alterações pelo log de transação do SQL Server e a replicação de mesclagem rastreia as alterações pelos gatilhos e tabelas de metadados.

17 Replicação de dados  Tipos de Replicação (Publicações): Replicação de Instantâneo (snapshot Publication) Replicação de Transacional (Transactional Publication) Replicação de Mesclagem (Merge Publication)

18 Replicação de instantâneo  A replicação de instantâneo distribui os dados exatamente como eles aparecem em um momento específico no tempo e não monitora para as atualizações dos dados.  Quando a sincronização ocorre, todo o instantâneo é gerado e enviado aos Assinantes.

19 Replicação de instantâneo  A replicação de instantâneo pode ser usada por si só, mas o processo de instantâneo (o que cria uma cópia de todos os objetos e dados especificados por uma publicação) também é usado regularmente para fornecer o ajuste inicial dos dados e dos objetos do banco de dados para publicações de mesclagem e transacionais.

20 Replicação de instantâneo  O uso da replicação de instantâneo por si só é mais apropriado quando um ou mais dos itens a seguir for verdadeiro: As alterações de dados ocorrerem raramente. É aceitável ter cópias de dados desatualizadas em relação ao Publicador por um período de tempo. Replicação de pequenos volumes de dados. Um volume grande de alterações ocorre por um curto período de tempo.

21 Replicação de instantâneo  A replicação de Instantâneo é mais apropriada quando as alterações de dados forem significativas, mas pouco frequentes.

22 Replicação de instantâneo  Por exemplo, se uma empresa de vendas mantiver uma lista de preços de produtos e os preços forem todos atualizados ao mesmo tempo uma ou duas vezes por ano, é recomendada a replicação de todo o instantâneo de dados após ele ter sido alterado.

23 Replicação de instantâneo  A replicação de instantâneo tem uma sobrecarga contínua no Publicador inferior à replicação transacional, porque as alterações incrementais não são rastreadas.  No entanto, se o ajuste do conjunto de dados que estiver sendo replicado for muito grande, ele exigirá recursos substanciais para gerar e aplicar o instantâneo.

24 Replicação de instantâneo  Considere a dimensão de todo o conjunto de dados e a frequência de alterações nos dados ao avaliar a possibilidade de utilizar a replicação de instantâneo.

25 Replicação transacional  A replicação transacional normalmente inicia com um instantâneo dos objetos e dados do banco de dados de publicação.  Assim que o instantâneo inicial é tirado, as alterações subsequentes nos dados e as modificações no esquema efetuadas no Publicador geralmente são distribuídas para o Assinante assim que ocorrem (quase em tempo real).

26 Replicação transacional  As alterações nos dados são aplicadas ao Assinante na mesma ordem e dentro dos mesmos limites de transação conforme ocorreram no Publicador; por isso, dentro de uma publicação, a consistência transacional é assegurada.

27 Replicação transacional  A replicação transacional é normalmente usada em ambientes do tipo servidor para servidor e é apropriada em cada um dos seguintes casos: Você quer que as alterações com incremento sejam propagadas para os Assinantes à medida que ocorrem; O aplicativo requer baixa latência entre as mudanças de hora feitas no Publicador, assim as mudanças chegarão ao Assinante;

28 Replicação transacional O aplicativo requer acesso aos estados de dados intermediários; Por exemplo, se uma linha muda cinco vezes, a replicação transacional permite que um aplicativo responda a cada mudança (como acionar um gatilho), e não simplesmente uma mudança de dados da rede na linha;

29 Replicação transacional O Publicador tem um volume muito alto de atividade de inserção, atualização e exclusão; O Publicador ou Assinante é um banco de dados que não é do tipo SQL Server, como Oracle.

30 Replicação transacional  Por padrão, os Assinantes de publicações transacionais devem ser tratados como somente leitura, porque as alterações não são propagadas de volta para o Publicador.  Porém, replicação transacional oferece opções que permitem atualizações ao Assinante.

31 Replicação transacional O Publicador tem um volume muito alto de atividade de inserção, atualização e exclusão; O Publicador ou Assinante é um banco de dados que não é do tipo SQL Server, como Oracle.

32 Replicação de mesclagem  A replicação de mesclagem, como a replicação transacional, normalmente inicia com um instantâneo dos objetos e dos dados do banco de dados de publicação.

33 Replicação de mesclagem  As alterações dos dados subsequentes e as modificações de esquema feitas no Publicador e nos Assinantes são rastreadas com gatilhos.  O Assinante sincroniza com o Publicador quando está conectado à rede e permuta todas as linhas que foram alteradas entre o Publicador e o Assinante desde a última vez que a sincronização ocorreu.

34 Replicação de mesclagem  A replicação de mesclagem é usada normalmente em ambientes do tipo servidor para clientes. A replicação de mesclagem é apropriada em quaisquer das seguintes situações: Diversos Assinantes podem atualizar os mesmos dados diversas vezes e propagar essas alterações para o Publicador e outros Assinantes;

35 Replicação de mesclagem Os Assinantes precisam receber dados, fazer alterações offline e sincronizar posteriormente as alterações com o Publicador e outros Assinantes; Cada Assinante requer uma partição diferente de dados; Conflitos podem ocorrer e, quando isto acontecer, você precisará do recurso para detectá-los e encontrar a solução;

36 Replicação de mesclagem O aplicativo requer a alteração nos dados da rede no lugar do acesso aos estados de dados intermediários. Por exemplo, se uma linha for alterada cinco vezes em um Assinante antes de ele sincronizar com um Publicador, a linha será alterada somente uma vez no Publicador pra refletir a alteração dos dados na rede (ou seja, o quinto valor);

37 Replicação de mesclagem A replicação de mesclagem permite que diversos sites operem de forma autônoma e que as atualizações posteriores de mesclagem obtenham um único resultado uniforme. Como as atualizações são feitas em mais de um nó, os mesmos dados podem ter sido atualizados pelo Publicador e por mais de um Assinante.

38 Replicação de mesclagem Portanto, os conflitos podem ocorrer quando as atualizações forem mescladas e a replicação de mesclagem fornecer várias maneiras para controlar os conflitos.

39 Replicação de mesclagem Para rastrear as alterações, a replicação de mesclagem (e a replicação transacional, com assinaturas de atualização em fila) deve poder identificar exclusivamente cada linha em cada tabela publicada.

40 Replicação de dados https://www.youtube.com/watch?v=Nft1vWLd7jg

41 Referências  http://pelosini.com.br/visao-conceitual-de-replicacao-de-banco-de-dados http://pelosini.com.br/visao-conceitual-de-replicacao-de-banco-de-dados  https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms151832(v=sql.105).aspx https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms151832(v=sql.105).aspx  https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms152531(v=sql.105).aspx https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms152531(v=sql.105).aspx  https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms151176(v=sql.105).aspx  https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms152746(v=sql.105).aspx


Carregar ppt "Replicação de dados. “A replicação é um conjunto de tecnologias utilizadas para copiar e distribuir objetos e dados de um banco de dados para um outro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google