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Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Administração de.

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1 Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Gestão e Empreendedorismo # Prof. Manoel Araujo de Medeiros, Ph.D. Administração de Empresas Campus Brasília (DF) Agrupamentos ou Modos Estratégicos Administração de Empresas Campus Brasília (DF) Agrupamentos ou Modos Estratégicos

2 Estratégia: Algumas crenças equivocadas  A definição das estratégias e o planejamento são processos complexos, caros e demorados  Falta informação para realizar um bom trabalho de planejamento nas escolas brasileiras  Não adianta planejar em um país como o nosso, em que as coisas mudam súbita e freqüentemente  Certamente não adianta escrever planos muito detalhados  O estudo das estratégias empresariais deve se resumir ao estudo dos casos de sucesso ou insucesso para copiar os primeiros e evitar os segundos

3 Planejamento nada mais é do que um processo de antecipação  Antecipar (prever, pressentir) eventos, tendências, obstáculos, oportunidades  e antecipar-se a eles, ou seja procurar rapidamente tirar proveito de sua capacidade de prevê-los, pressenti-los

4 A estratégia pode ser definida como “a arte do generalato” Estratégia vem do grego strategos = general que vem de stratos (exército) + agein (liderar) Estrategista buscava  Situar seu exército na melhor posição para a batalha  Antecipar as decisões do inimigo de modo a neutralizá- las  Conhecer as próprias forças e as do inimigo  Conhecer as próprias fraquezas e as do inimigo Os conceitos de estratégia militar foram adaptados para a ciência empresarial

5 Uma estratégia é  um caminho para enfrentar uma situação de grande complexidade e/ou resolver um problema de grande magnitude  Uma forma global de mobilizar recursos tangíveis e intangíveis (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, etc.) para atender determinados objetivos  Uma estratégia NÃO É UM FIM EM SI MESMA. É UM CAMINHO PARA ATINGIR TAL FIM

6 A definição de estratégias empresariais envolve: Conhecer adequadamente a situação (inteligência estratégica)  informações a respeito da própria empresa e do ambiente em que ela opera para antecipar fatos e tendências e antecipar-se a eles Monitoração constante da realidade e tendências externas e o comportamento interno da empresa  posicionar estrategicamente a empresa  desenvolver competências estratégicas relativas  à satisfação de desejos e necessidades do mercado  à melhor utilização das forças da empresa  à exploração das fragilidades dos concorrentes

7  Conhecer o mercado atual e potencial  Conhecer detalhadamente as forças competitivas  Conhecer as forças e fraquezas (as próprias e as dos concorrentes atuais e potenciais) para identificar as oportunidades e ameaças presentes no mercado Inteligência estratégica é desenvolver a capacidade permanente na empresa para:

8 Agrupamentos ou modos estratégicos 1º - Modo Empreendedor 2º - Modo Adaptativo 3º - Modo de Planejamento

9 Modo Empreendedor

10 Homens seguros, pragmáticos, direcionados por uma necessidade de ascensão e independência. O objetivo da organização é uma extensão de si mesmo, onde o crescimento é a manifestação mais tangível. Perfil de negócios  O empreendimento é o centro para a função, o trabalho e o desempenho do executivo de negócios.  A elaboração de estratégias é dominada pela busca ativa de novas oportunidades.  O poder é centralizado nas mãos do presidente.  O crescimento é o objetivo dominante da organização empreendedora. Quem é o empreendedor

11 Caminho Empreendedor A elaboração de estratégias no modo empresarial Caracterizada por saltos dramáticos, para frente, face a incerteza - a estratégia se move para frente pela tomada de decisões grandes e ousadas. O presidente prospera em condições de incerteza, onde pode obter altos ganhos.

12 Modo Adaptativo

13 Busca a certeza, solucionando problemas que o pressionam em vez de desenvolver estratégias de longo prazo, outras vezes ¨negociando¨com o meio ambiente. Perfil de Negócios  Metas claras não existem, a elaboração de estratégias reflete uma divisão de poder entre membros de uma complexa coalizão.  Caracterizado pela solução ¨reativa¨ para problemas existentes em vez de uma busca ¨pró-ativa¨ por novas oportunidades.  Decisões em passos seriais, incrementais.  Decisões desconexas. Quem é o adaptador

14 Caminho Adaptativo Assim como na organização política, a empresa adaptativa é propensa a resolver pressões conflitantes para ¨aliviar a produção¨ e ¨satisfazer consumidores¨, fazendo primeiro uma coisa e, logo depois, outra.

15 1.É realizado antes de qualquer ação, ou seja, é uma tomada de decisão antecipada; 2.É requerido quando o estado futuro que desejamos envolve um leque decisões interdependentes, ou seja, um sistema de decisões; 3.É direcionado para produzir um ou mais estados futuros desejados, e que não são esperados, a menos que algo seja feito.

16 Modo Planejamento

17 Ator principal no processo, é o analista, aquele que usa suas técnicas científicas para desenvolver planos formais e compreensíveis. Perfil de Negócios  Desempenha um alto papel na elaboração das estratégias;  Focado na análise sistemática, particularmente na avaliação de custos e benefícios de propostas concorrentes;  Caracterizado acima de tudo pela integração de decisões e estratégias. Quem é o planejador?

18 Caminho Planejamento ¨Os planos podem ser mais objetivos, factuais, lógicos e realistas. No que tange ao estabelecimento de objetivos, é a idealização de meios para atingi-los¨. A empresa deve deter consigo três estudos: 1.Propósito organizacional e sócio-econômico; 2.Valores da Administração superior; 3.Avaliação de oportunidades e problemas externos e internos tendo em vista os pontos fortes e fracos da organização.

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