A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 1"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 1
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Fadire 2014 Jadiel F. de Melo Mestre

2 Organização Vínculo Administração-Tecnologia Introdução a sistemas
Empresas e Sistemas de Informação Fundamentos do uso de tecnologia da informação Os novos usos da tecnologia da informação na empresa Resolução de problemas com sistemas de informação Desenvolvimento e uso de sistemas de informação Tópicos em Sistemas de Informação Estudos de Caso

3 Administração e Tecnologia
Revolução Cientifica Revolução Industrial Revolução da Informação Necessidade de explicações sobre os fenômenos da natureza. Necessidade de amplificar o poder de produção (força física). Necessidade de amplificar o poder do pensamento.

4 Administração e Tecnologia
As empresas utilizam a tecnologia como ferramental para: Resolução de problemas; Melhorar o controle; Melhorar o fluxo de informações; Melhorar o processo de tomada de decisões. Assim as empresas necessitam de um profissional que possa compreender e aplicar melhor a tecnologia nos seus processos.

5 Perfil do profissional de SI
Necessidade de: Bom conhecimento de tecnologia; Capacidade de fácil relacionamento com pessoas; Conhecimento sobre negócios e processos organizacionais. Atua no desenvolvimento de atividades que vinculam a administração de empresas e tecnologia. Também conhecido como CIO ou Analista de Informação.

6 Analista de Informação: Funções
Antecipar-se ao concorrente. Saber antes o que vai virar notícia. Conhecer o mercado melhor do que ninguém. Planejamento Estratégico. “50 maiores empresas do mundo possuem cargo para Analistas de Informação”

7 O que o Analista de Informação precisa?
Ter grande facilidade em trabalhar com informática Ter conhecimentos em Sociologia, Antropologia e Administração. Segundo Mário Kempenich da Strategia Consultoria Empresarial “80% das informações estão disponíveis no mercado, não é preciso ser um espião para descobrí-las e saber coletá-las”.

8 CIO Chief Information Officer – Chefe Executivo de Informações
Sua função: Analisar a organização; Definir corretamente seus problemas; Identificar missões; Identificar campos de atuação; Identificar relações internas; Desenvolver estudos e alternativas de coleta de dados; Definir a melhor forma de armazenamento de dados; Definir a melhor forma de utilização dos dados.

9 Administração, Tecnologia e Globalização
A Globalização, em seus pontos positivos e negativos, não teria êxito se a tecnologia não fosse empregada. O dinamismo imposto por ela exige uma maior agilidade de resposta que só pode ser conseguida com o uso de TI. A melhoria das Tomada de Decisão pode ser amplificado com o uso de TI, melhorando o tratamento e a organização das informações geradas pela empresa.

10 Fases da Revolução da Informação
Informática isolada: Falsos “donos” dos dados; Profissionais que necessitam da informação tinham acesso restrito a ela. Informática distribuída: Aparecimento de PCs; Grandes batalhas de paradigmas nos profissionais de tecnologia; Dados podem ser processados em qualquer mesa onde tenha um computador.

11 Fases da Revolução da Informação
Informática amigável: Ambiente gráfico; Internacionalização de programas; Redes e Internet; Necessidade de profissionais com visão integrada de tecnologia e negócios. Conclusões: Profissionais de tecnologia saem da posição de “Donos dos Dados” para “Profissionais de Suporte”. Aparecimento de Profissional que utiliza tecnologia para promover “Vantagem Competitiva”.


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google