A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa E-mail: isabely_pc@yahoo.com.br

2 Fundamentos éticos e morais na prática de enfermagem

3

4 Introdução Ética e Moral são duas palavras muito utilizadas nos dias de hoje, muitas vezes se confundem em seus sentidos sendo interpretados muitas vezes como sinônimos; Estão presentes em cada uma de nossas ações, tanto individualmente quanto em relação a outra pessoa ou grupo; Ex1: Você pode ser imoral ao copiar um artigo e apresentar como de sua autoria, mesmo que ninguém nunca descubra você agiu de forma imoral. Ex2: Você pode ser antiético ao não passar um recado que prejudicaria um colega de trabalho.

5 Características de ÉTICA e MORAL Desde a antiguidade, antes de Cristo, filósofos e gregos entendiam que os princípios inspiradores chamavam-se ethos = ética (MODO DE SER); A Ética se refere ao meu comportamento em relação com o outro, se o que eu faço é bom tanto para mim quanto para o outro estou sendo ético; Expor um paciente/cliente a uma situação de risco à própria vida e segurança desnecessariamente seria uma atitude antiética. ÉTICA preocupa-se com o “BEM” e o “MAL”.

6 Características de ÉTICA e MORAL A partir da Idade Média, usava-se a palavra moral (do latim mos/mores), equivalente a costumes e hábitos (COSTUMES); Se refere às normas e leis que regem uma sociedade. Ela muda de local para local, de época para época e de cultura para cultura; O profissional que obrigar ou exigir que o paciente aceite uma transfusão de sangue, contrariando suas crenças e convicções poderá ser denunciado por desrespeito à autonomia do paciente.

7 Diz que uma pessoa é moral quando age em conformidade aos costumes e hábitos sociais e culturais; A moral preocupa-se com o “CERTO” ou “ERRADO”.

8 Fonte: Google Imagens,2015

9 O profissional de saúde deve perceber os conflitos éticos e ter consciência deles. Além disso deve saber e poder posicionar- se com autonomia face à existência desses conflitos e realizar escolhas coerentes, tendo em vista os princípios éticos de sua profissão;

10 A Ética na perspectiva da prática profissional A liberdade é condição fundamental para a compreensão da abrangência e do significado de responsabilidade. Um individuo é plenamente responsável quando é capaz de escolher – AUTONOMIA Agir de forma independente, por conta própria

11 A Ética na perspectiva da prática profissional O exercício da enfermagem engloba, basicamente, consciência, liberdade, valores e responsabilidades, que se encontram inseridos no contexto culturalmente construído ou transformado de nossos tempos, como significados atribuídos socialmente ao fazer do enfermeiro; Os fundamentos éticos da ação do enfermeiro devem pautar toda sua ação. Deontologia e Diceologia Profissionais

12 A Ética na perspectiva da prática profissional Ao agir de modo ético, o enfermeiro repensa a responsabilidade individual e institucional, avaliando e transformando as condições de trabalho, a fim de garantir uma assistência de enfermagem segura à clientela, com isenção de riscos e proporcionando maiores benefícios possíveis.

13 A concretização dos fundamentos éticos e morais no CEPE O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), assegura uma assistência segura, isenta de riscos ou de prejuízos decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência (Art.12 e 21 –CEPE); NEGLIGÊNCIA- Omissão, deixar de fazer algo que deveria ser feito, engloba também a desatenção e o descuidar; Ex: Médico que esquece alguma ferramenta de trabalho no interior do paciente, essa atitude pode vir ao óbito do mesmo.

14 IMPRUDÊNCIA- Ato de agir impulsivamente, de forma precipitada, sem cautela necessária e sem pensar nas consequências do seu agir; Ex: Administrar medicação sem estar no prontuário do paciente/cliente, modificar doses dessa medicação, retirada de algum tipo de dispositivo sem a devida prescrição ou ordem. IMPERÍCIA- Agir com inaptidão, falta de qualificação técnica e/ou teórica, falta de habilidade para realizar determinado ato; Ex: Técnico de enf. Que não tem bases suficientes de conhecimento teórico e prático para realização de passar uma Sonda Vesical de Demora e mesmo assim o faz.

15 S


Carregar ppt "EXERCÍCIO PROFISSIONAL E BIOÉTICA Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google