A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
ESTUDO DA ÉTICA PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA

2 CONCEITOS Vem do grego ethos = caráter, modo de ser de uma pessoa.
É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Não pode ser confundida com as leis e está relacionada com o sentimento de justiça social. .

3 Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.  A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

4 Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. Moore GE
Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4 Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética

5 A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas
  A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Clotet J. Uma introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

6 A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

7 Não existe ética em Educação, existe um processo ético educacional contínuo.
NÃO BASTA SER ÉTICO NA DIMENSÃO INDIVIDUAL, A DIMENSÃO ÉTICA É COLETIVA

8 Aristóteles entendia a ética como exercício, modo de ser adquirido e conquistado pela diuturna deliberação. É pela via deliberativa que o caráter da pessoa vai se estruturando.

9 b). A ética de salvação – fundamentos do cristianismo
a) Ética grega – polis, justiça, bem comum, liberdade, felicidade. b). A ética de salvação – fundamentos do cristianismo c). A ética social – compreensão do homem como sujeito empírico separado da moral cristã. d). A ética do dever - Ética para o indivíduo. “Procede apenas segundo aquela máxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo em que ela se torne uma lei universal”. (Ou) “Procede de maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na de todos os outros, sempre e ao mesmo tempo como fim, e nunca como puro meio”. (Ou) “O homem é um fim em si mesmo e não pode ser usado como meio” (Kant). e). A ética da responsabilidade e da convicção (Weber). f). Ética da responsabilidade com o futuro (Hans Jonas). g). Ética discursiva ou comunicativa (Jürgen Habermas).

10 NINGUÉM É AUTORIDADE MORAL, TEMOS QUE RECOMEÇAR SEMPRE
A ÉTICA SERIA SUPÉRFLUA EM UM MUNDO TOTALMENTE HARMÔNICO – SERIA IMPOSSÍVEL EM UM MUNDO TOTALMENTE CONFLITUOSO. . NINGUÉM É AUTORIDADE MORAL, TEMOS QUE RECOMEÇAR SEMPRE


Carregar ppt "PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google