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PublicouSamuel Custódio Furtado Alterado mais de 7 anos atrás
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Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim
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Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos produtos, acompanhamento de desempenho de vendas, mensuração de penetração de mercado, determinação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado.
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Unidade IV AMOSTRA E AMOSTRAGEM Tipos de amostra Amostragem sistemática Amostragem por área Amostragem por área simples em duas etapas ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Amostragem por conveniência Amostragem por julgamento Amostragem por cotas Amostragem probabilística e não probabilística
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Unidade IV ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA Questionário Não sei Tabulação Respostas múltiplas
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Unidade IV INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Apresentação Índice Objetivos do estudo Metodologia Descobertas Conclusão Recomendação Anexos RESUMO
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Definição Amostragem...... é o processo de colher amostras de uma população. Ideia básica do uso da amostragem: a coleta de dados relativos a alguns elementos da população e sua análise pode proporcionar relevantes informações sobre toda a população.
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Definição Amostra...... é uma parte do universo que queremos pesquisar. Coletando a opinião de um grupo de moradores de um bairro, por exemplo, podemos concluir o que as pessoas do bairro pensam.
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Tipos de amostra Existem várias maneiras de obter uma amostra. Os principais planos de amostragem alternativos podem ser agrupados em duas categorias: 1. técnicas probabilísticas; 2. técnicas não probabilísticas.
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Amostragem sistemática A amostragem sistemática difere da amostragem simples no aspecto de conhecimento prévio do universo a ser pesquisado.
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Amostragem por área dividir o universo total por áreas
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Amostragem por área simples em duas etapas A. O universo de quarenta quarteirões
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Amostragem por área simples em duas etapas B. A primeira etapa: escolha de cinco quarteirões ao acaso (um em cada oito)
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Amostragem por área simples em duas etapas A segunda etapa: subamostra das residências nos quarteirões escolhida ao acaso em uma proporção de quatro por quarteirões (um em cada dois) Adaptado:
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AMOSTRA E AMOSTRAGEM Na realidade, muitos são os problemas encontrados, como a existência de número diferente de residências em cada quarteirão, a recusa do entrevistado em responder, entre outros. Para cada uma das dificuldades possíveis, o planejamento deve ter uma solução prévia. Por exemplo, se o escolhido nega-se a responder, o roteiro deve indicar que o pesquisador procure a casa seguinte e, depois, siga para a casa sorteada previamente.
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Interatividade...é uma parte do universo que queremos pesquisar. Coletando a opinião de um grupo de moradores de um bairro, por exemplo, podemos concluir o que as pessoas do bairro pensam. Isto é uma definição para: a)Amostragem; b)Amostra; c)Pesquisa; d)técnicas probabilísticas; e)técnicas não probabilísticas.
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Resposta A resposta correta é a alternativa: a)Amostragem;
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Existem dois métodos para escolha de uma amostra para pesquisa: probabilístico não probabilístico
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Existem basicamente três tipos de escolha de amostra: conveniência; julgamento; cotas.
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Amostragem por conveniência Todas as vezes que escolhemos uma amostra por conveniência, levamos em conta fatores como fácil acesso aos entrevistados e fácil avaliação dos resultados.
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Amostragem por julgamento Antes de lançar uma nova máquina- ferramenta, a empresa pode querer ou precisar ouvir os técnicos que usam uma máquina similar
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO Amostragem por cotas A técnica de amostragem por cotas usa três etapas básicas, a saber: Determinação das características importantes da amostra; Distribuição da amostra nas células; Distribuição de entrevistas
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO RendaMais de 30 anos Menos de 30 anos Menos 30 mil21%27% Mais 30 mil12%40% Total33%67% Adaptado: Mattar, 2008.
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ALGUNS ASPECTOS DO MÉTODO NÃO PROBABILÍSTICO DescriçãoMenos de 30anos Menos de 30 mil de renda e menos de 30 anos de idade(21%) 42 advogados Menos de 30 mil de renda e mais de 30 anos de idade (27%) 54 advogados Mais de 30 mil de renda e menos de 30 anos de idade (12%) 24 advogados Mais de 30 mil de renda e mais de 30 anos de idade (40%) 80 advogados Total200 advs (100% da amostra) Adaptado: Mattar, 2008.
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Amostragem probabilística e não probabilística As amostragens probabilísticas têm algumas vantagens quanto ao resultado obtido em relação à não probabilística.
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Amostragem probabilística e não probabilística Estimativas imparciais e precisão avaliável Avaliação da eficiência Informações sobre o universo
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Interatividade Fatores como fácil acesso aos entrevistados e fácil avaliação dos resultados. São características de : a)Dados disponíveis; b)Amostragens probabilísticas; c)Amostragem por conveniência; d)Amostragens não probabilísticas; e)NDA.
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Resposta A resposta correta é a alternativa: C) Amostragem por conveniência;
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ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA O primeiro passo da análise é verificar se há erros na coleta, respostas incompletas ou dúbias.
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ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA Questionário Um questionário bem feito deve facilitar o trabalho de tabulação dos dados.
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ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA Não sei A resposta “não sei” pode ser extremamente significativa ou não, dependendo do questionário.
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ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA Tabulação A tabulação de dados (conhecida como a parte mais chata do processo) consiste em agrupar e organizar as respostas similares e contá-las.
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ORGANIZANDO A INFORMAÇÃO COLETADA Respostas múltiplas
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS O objetivo do relatório é divulgar ao cliente que encomendou a pesquisa os resultados encontrados.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS apresentação; índice; objetivos do estudo ou detalhamento do problema que foi pesquisado; metodologia usada na pesquisa: plano de pesquisa; método adotado para coleta de dados; amostragem; trabalho de campo; análise e interpretação dos dados.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS descobertas; conclusão; recomendações - quando necessárias; anexos: cópias dos formulários, detalhes da amostra, quadro de dados secundários usados, entre outros.
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Interatividade Uma má interpretação do dados pode causar... a)Falha no questionário; b)Apresentar uma falsa coleta; c)Gerar um relatórios de informações equivocado; d)Gerar uma má apresentação; e)NDA.
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Resposta A resposta correta é a alternativa: C) Gerar um relatórios de informações equivocado;
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Apresentação A página de apresentação deve conter os dados gerais da pesquisa, quem a encomendou, quem receberá cópias, se a pesquisa é sigilosa ou não.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Índice É sempre aconselhável apresentar um índice organizador dos assuntos abordados para facilitar a leitura e análise da pesquisa
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Objetivos do estudo A apresentação do objetivo ou o detalhamento do problema que foi pesquisado deve ser colocado com clareza, pois mostrará a orientação da pesquisa.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Metodologia Esta parte deve detalhar o processo da pesquisa.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Descobertas A grande maioria das pesquisas traz novas informações sobre o assunto pesquisado, são as descobertas da pesquisa.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Conclusão Em algumas pesquisas, não há conclusão a ser apresentada. A pesquisa pode não chegar a resultados conclusivos e indicar a necessidade de mais pesquisas. Isto pode acontecer em casos de erros no planejamento ou quando o resultado encontrado é inesperado e sugere várias hipóteses novas.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Recomendação O objetivo da pesquisa é chegar a conclusões sobre o problema apresentado pelo cliente, mas nem sempre é conveniente que se faça recomendações sobre como o cliente deve agir.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Anexos Um relatório deve ser objetivo e direto com o propósito de facilitar a leitura e a compreensão.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS RESUMO Decidir é uma das tarefas diárias do executivo das empresas,e de grande risco, pois decidir é optar por caminhos que pareçam certos.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Vamos relembrar fatos importantes Os tipos de pesquisa determinam como realizar o projeto e o tipo de análise desejado. 1. Exploratório: primeiro contato com a situação em estudo, levantamento de hipóteses. 2. Descritivo: descreve fatos e ou características dos grupos. Usado em estudos quantitativos e qualitativos. 3. Causal (experimental): atesta as relações de causalidade, causa e efeito, por meio do controle de variáveis.
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INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Vamos relembrar fatos importantes De modo geral, a pesquisa obedece a seis passos: formular o problema; desenvolvimento de uma abordagem; formulação da concepção de pesquisa; trabalho de campo ou coleta de dados; preparação e análise de dados; preparação e apresentação do relatório. Todos os passos da pesquisa são fontes de erros.
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Interatividade Em seu entendimento, o processo de pesquisa deve respeitar um cronograma de ações? a)Sim, pois a falta de planejamento atrapalha a pesquisa; b)Não, cronograma é desnecessário; c)Não,pode-se usar fluxograma em substituição; d)Sim, é de extrema importância o uso de um cronograma; e)As alternativas A e D estão corretas
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Resposta A resposta correta é: E) As alternativas A e D estão corretas
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ATÉ A PRÓXIMA!
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