A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja."— Transcrição da apresentação:

1 CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.

2 3- ITA - “O mestre sempre declamava um poema e fazia vibrar sua alma de tanta empolgação... Com a sutileza de um sábio foi nos ensinando a linguagem poética mesclada ao ritmo, à melodia e a própria sensibilidade artística. Interpretação que pode ser dada a ausência e a presença de crase em: (...) mesclada ao ritmo, à melodia e a própria sensibilidade artística. Crase e significado – análise textual 1- Escreveu a Machado de Assis. Escreveu à Machado e Assis. 2- Empresário é preso por ameaça a mulher. Empresário é preso por ameaça à mulher.

3 Crase – fusão de: 1.a (prep.) + a (artigo): Ele se refere à moça. 2.a (pre.) + a (pron. demostrativo): Ele se dirigiu à da esquerda. 3.a (prep.) + a (do aquela/e): Fez alusão àquele homem 4.a (prep.) + a (do pron. relativo – a qual): Essa foi a proposta à qual ele fez referência.

4 Casos em que não ocorre crase: 1.Antes de masculinos: Ele foi a pé para casa. 2.Antes dos verbos: A torcida começou a gritar. 3.Antes de pron.pessoais: Nada disse a ela. 4.Antes dos pronomes esta, quem e cuja: Essa é a pessoa a quem pedi desculpas. / Esse é o rapaz a cuja namorada pedi desculpas. 5.Com a no singular + palavra no plural: Ele se refere a acusações mentirosas. 6.Entre duas palavras repetidas: Ficamos cara a cara. 7.Antes de nomes de cidades sem especificação:Ele gosta de ir a Fortaleza. (Obs.: Ele gosta de ir à ensolarada Fortaleza)

5 Casos em que sempre ocorre crase: 1.Locuções adverbiais femininas de: a)tempo: Ele chegou à noite e saiu às seis horas. b)lugar: Ninguém chegou à cidade. c)modo: Ele entrou às escondidas no armazém. 2. Expressão à moda de: Escrevia à moda de Machado de Assis / Escrevia à Machado de Assis.

6 Casos em que a crase é facultativa: 1.Antes de pronomes possessivos femininos: A vizinha pediu ajuda a / à minha mãe. 2.Antes de nomes de mulher: O juiz fez uma advertência a / à Paula. 3.Depois da preposição até: Eu andei até a / à esquina. 4.Antes de expressões adverbiais femininas de instrumento: Faça o texto a / à caneta.

7 Crase com pronomes demonstrativos e relativos: 1.Essas são as crianças às quais me refiro. (Esses são os alunos aos quais me refiro) 2.Ele se refere àquele fato. (preposição a + aquele) Ele se refere a este fato.

8 Casos especiais de crase: 1.Casa a)Sem especificação = sem crase: Chegamos cedo a casa. b)Com especificação = com crase: Chegamos cedo à casa de meu pai. 2. Terra a)Com sentido de “chão firme” e sem especificação = sem crase: Os jangadeiros voltaram a terra. b)Com sentido de “chão firme” e com especificação = com crase: Ele voltou à terra dos avós. (com sentido de planeta, usa-se a crase)

9 3. Distância: Os policiais ficaram a distância. Os policiais ficaram à distância de 500 metros. 4. Estados, países: Vou à Bahia. (Venho da Bahia). Vou a São Paulo. (Venho de São Paulo).


Carregar ppt "CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google