A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRASE Do grego – krasis e significa fusão junção. Crase é a fusão da preposição a + a artigo. Essa fusão é indicada pelo acento grave (`) a + a à.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRASE Do grego – krasis e significa fusão junção. Crase é a fusão da preposição a + a artigo. Essa fusão é indicada pelo acento grave (`) a + a à."— Transcrição da apresentação:

1

2 CRASE

3 Do grego – krasis e significa fusão junção. Crase é a fusão da preposição a + a artigo. Essa fusão é indicada pelo acento grave (`) a + a à

4 REGRA GERAL Sempre que o termo regente exigir a preposição a e o termo regido for precedido do artigo a, haverá crase. Ex. Televisão: um aparelho que permite às pessoas que não têm nada fazer observar as pessoas que não sabem fazer nada.

5 * USA-SE OBRIGATORIAMENTE CRASE: 1. Em locuções adverbiais: à tarde, à noite, à esquerda, à direita, às pressas Em locuções prepositivas: à roda de, à beira, à semelhança de, à custa, à frente de, à espera de, à vista Em locuções conjuntivas: à proporção que, à medida que Diante dos pronomes demonstrativos: aquele(s), aquela(s), aquilo, sempre que forem antecedidos por verbos que regem a preposição a. E Ex: O povo não deve se submeter àquele tipo de político corrupto.

6 5. Diante de palavras em que estão subentendidas as expressões: à moda de, à maneira de... Ex. Gostava de comer arroz à Grega. 6. Diante de nomes de lugares que admitem o artigo: se você vem da,está na – há crase Ex: Fomos à Bahia Se você vem de, está em – não há crase Ex: Fomos a Paris 7. Diante de numerais, apenas quando houver referência a horas. Ex. O jogo começaria às sete horas.

7 * NÃO OCORRE CRASE: 1. Diante de verbos: Ele pôs-se a pensar, a meditar sobre a guerra. 2. Diante de palavras masculinas: Mequetrefe gosta de andar a cavalo. 3. Diante de artigo indefinido, mesmo feminino: O conflito levou os pais a uma situação insustentável. 4. Em locuções formadas por palavras repetidas: Gota a gota, frente a frente, dia a dia, cara a cara.

8 * CRASE FACULTATIVA/OPCIONAL 1. Diante de pronomes possessivos femininos no singular: Estávamos todos à (ou a) sua procura. 2. Diante de substantivo próprio feminino: À (ou a) Sônia deixo minha gratidão. 3. Diante da preposição até: Desesperado, precipitou-se até a (ou à) porta e disse que até a (ou à) meia-noite estaria de volta.

9 Que todos sejam felizes e vitoriosos nessa grande jornada, que é a vida. Professor Antônio


Carregar ppt "CRASE Do grego – krasis e significa fusão junção. Crase é a fusão da preposição a + a artigo. Essa fusão é indicada pelo acento grave (`) a + a à."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google