A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crase Simone Cerullio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crase Simone Cerullio."— Transcrição da apresentação:

1 Crase Simone Cerullio

2 Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo. A crase é indicada pelo acento grave (`). Condições para ocorrência de crase 1. O termo regente deve exigir a preposição a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi a a fazenda ontem depois do almoço. à

3 Casos em que a crase SEMPRE ocorre:
DIANTE DE PALAVRAS FEMININAS: Amanhã iremos à festa de aniversário de minha colega. Ela disse à irmã o que havia escutado pelos corredores. Sou grata à população.

4 NA INDICAÇÃO DE HORAS: Acordei às sete horas da manhã. Elas chegaram às dez horas. Foram dormir à meia-noite.

5 Em apenas 4 casos não usamos o acento grave: quando temos as preposições para, desde, após e entre: A palestra foi marcada para as 20 horas. Desde as duas estou te esperando, ou melhor, desde a uma. Não atendemos após as 18h30 de maneira alguma. O presidente do BC provavelmente será sabatinado entre as 14 h e as 17 h.

6 à tarde às ocultas às pressas à medida que
EM LOCUÇÕES ADVERBIAIS, PREPOSITIVAS E CONJUNTIVAS QUE PARTICIPAM PALAVRAS FEMININAS: Exemplos: à tarde às ocultas às pressas à medida que à noite às claras às escondidas à força à vontade às avessas à esquerda à direita à procura à deriva às ordens à beira de

7 CRASE DIANTE DE NOMES DE LUGAR:
“Vou a Porto Alegre.” (Sem crase, pois Venho de Porto Alegre) “Vou à Bahia.” (Com crase, pois Venho da Bahia)

8 A crase NUNCA ocorre: - diante de substantivos masculinos:
Andamos a cavalo. Fomos a pé. - diante de  verbos no infinitivo: A criança começou a falar. Ela não tem nada a dizer. entre palavras repetidas: cara a cara boca a boca - diante de numerais cardinais: Chegou a duzentos o número de feridos. Daqui a uma semana começa o campeonato. - diante da maioria dos pronomes com exceção: (mesma, própria, a qual.) e das expressões de tratamento, com exceção das formas (senhora, senhorita e dona). Diga a ela que não estarei em casa amanhã. Entreguei a todos os documentos necessários. Informei o ocorrido à senhora.

9 CRASE FACULTATIVA 01) Após a preposição até.
“Fui até a secretaria.” “Fui até à secretaria.” 02) Diante de pronomes possessivos femininos. “Referi-me a sua professora.” “Referi-me à sua professora.” 03) Antes de nomes próprios femininos. “Entregarei tudo a Juliana.” = “Entregarei tudo à Juliana.” Contudo, não se deve usar artigo (e portanto acento grave) antes do nome de pessoas célebres e de santos: “Entregarei tudo a Nossa Senhora.”

10 OBSERVAÇÕES Antes das palavras casa e terra só ocorrerá a crase se aparecerem elementos modificadores: Chegaram a casa. Chegaram à casa muito tarde. Os navios voltaram a terra. Os navios voltaram à terra de origem. Na expressão “a distância”, somente ocorrerá crase se ela aparecer determinada: Os pais observavam os filhos a distância. Os pais observavam os filhos à distância de uns cem metros.


Carregar ppt "Crase Simone Cerullio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google