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Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de 1917. Foi um sociólogo,

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Apresentação em tema: "Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de 1917. Foi um sociólogo,"— Transcrição da apresentação:

1 Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de 1917. Foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, criou a disciplina acadêmica da sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologiasociólogopsicólogo social filósofo Karl MarxMax Weberciência social

2 Émile Durkheim vida e obra No ano de 1879, aos 21 anos Durkheim vai estudar na École Normale Supérieure (escola normal superior) em Paris. Em 1882 formou-se em Filosofia. Em 1887 vai trabalhar na universidade de Burdeos, na França como professor de Pedagagia e Ciência Social.

3 Émile Durkheim vida e obra A partir daí enviou seus estudos na sociologia. O período que trabalhou em Burdeos (1887- 1902) foi essencial para a produção das quatro obras principais de Durkheim: Da divisão do Trabalho (1893) As Regras do Método Sociológico (1895) O Suicídio (1897) As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)

4 Da divisão do Trabalho (1893) Nesta obra Durkheim analisa as funções sociais do trabalho na sociedade, mostrando como tal divisão é a principal fonte de coesão social. Esta obra nasce em um contexto social onde a sociedade não conseguia controlar o crescimento populacional e não atendiam à demanda de produção de alimentos.

5 As Regras do Método Sociológico (1895) É uma obra obtida como resultado do objetivo do autor em estabelecer a sociologia como Ciência Social. Nesta obra o autor enfatiza a questão do fato social e regras que o sociólogo tem que levar em consideração para analisar e contextualizar um fato social.

6 O Suicídio (1897) É a obra na qual Durkheim relata casos de suicídios ocorrentes em uma sociedade, classificando-os em três tipos: em Suicídio Egoísta, no qual o indivíduo chega ao ato extremo apenas por motivos pessoais; em Suicídio Altruísta, onde o indivíduo dá sua vida em função de uma causa; e em Suicídio Anônimo, onde o indivíduo toma essa decisão em função da ocorrência de uma crise dolorosa ou súbitas transformações dentro da sociedade em que vive de modo que ela deixe de cumprir sua função reguladora.

7 As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912) Nesta obra em questão temos a religião relacionada ao indivíduo, onde a medida que a sociedade cresce a religião não aparece muito no contexto social e os adeptos diminuem. Explica quais são as bases das religiões, principalmente a da época dele, a chamada totenismo primitivo que se consagrou na Alemanha.

8 Contexto sociopolítico Durkheim nasce em uma Europa tomada pelo caos pós-processos revolucionários, que inicia com a revolução Francesa e passa pelo período napoleônico. A burguesia ascende politicamente e surgem ideais liberais/iluministas, assim como o positivismo, linhas que influenciaram o pensamento de Durkheim.

9 Contexto sociopolítico A aproximação da 1° guerra mundial traz, junto com abalo psicológico, um novo modelo de produção, assim como um modelo educacional mais favorável a essa sociedade. Devido a isso, Durkheim inicia uma análise sobre a sociedade e sua relação com os indivíduos. Percebe que a educação é um fato social e, portanto, deve ser estudada com objetividade e neutralidade, como fazem outros cientistas.

10 O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? O que o sistema nos obriga a fazer da nossa vida? Qual o tamanho da nossa liberdade? Os primeiro esforços foram de estudar a sociedade como estrutura com poder de determinação sobre as ações individuais, ou de ver o indivíduo como agente criador e transformador da vida coletiva. Os homens criam o mundo social onde vivem e ao mesmo tempo esse mundo criado sobrevive ao tempo de vida de cada indivíduo, influenciando o modo de vida das gerações seguintes.

11 Durkheim e o pensamento sociológico Sua pretensão era apresentar a sociologia com um estudo metódico. A sociologia é o estudo dos fatos sociais (coisa). Coisa é o objeto que a inteligência humana não penetra de modo imediato, necessitando o auxilio da ciência. Ex: Um crime Ele deve ser punido pelas regras que a sociedade estabelece porque fere a consciência coletiva.

12 A sociedade na cabeça de cada um Segundo ele uma representação individual é produzida pelas ações e reações entre os elementos nervosos do indivíduo, ou seja, ela tem origem nas sensações. - Revela o quanto à em nós dos outros. Em conjunto de crença, hábitos que pensamos com nossa cabeça. E as representações coletivas são produzidas pelas ações relações trocadas entre as consciências elementares que compõem a sociedade. - A consciência coletiva existe através da s consciências particulares, cada um entra com sua parte. Essa vida coletiva é obra não apenas dos indivíduos que cooperam entre si em determinado momento da vida. Mas também das gerações passadas que ajudaram a criar crenças, valores e as regras presentes até hoje.

13 A diferenciação da sociedade Agimos segundo a vontade da sociedade porque assim aprendemos. O meio moral é produzido pela cooperação dos indivíduos. A cada tipo diferente de cooperação surge uma vida moral diferente. E cada nova geração recebe pronta da forma de educação.

14 Educação para a vida Quanto mais o individualismo cresce, mais a consciência coletiva diminui. Se fosse deixada para seguir seu rumo sem controle, a solidariedade orgânica provocaria a desintegração da sociedade. A consciência coletiva ainda se mantém de alguma forma. Educação é o meio pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade. Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade, é aprender seu devido lugar nela. Devido à divisão social de trabalho não seria possível um único tipo de educação a todos. Educação adequada é própria ao meio moral que cada um compartilha. Alguma coisa tem em comum. É necessário que aja certa homogeneidade e a educação deve reforçar isso.

15 Referências http://psicologiarg.blogspot.com.br/2008/06/karl-marx-emile- durkheim-max-weber.html http://pt.slideshare.net/VictorSaid/relatrio-durkheim http://perio.unlp.edu.ar/catedras/system/files/durkheim_webber_m arx_-_um_toque_de_classicos_0.pdf http://slideplayer.com.br/slide/3652281/


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