A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS

2 ÉMILE DURKHEIM (1858 – 1917) Família muito religiosa
Opositor da educação religiosa Defensor do método científico para atingir o conhecimento Obras: A Divisão do Trabalho Social As Regras do Método Sociológico O Suicídio As formas elementares da vida religiosa A Educação Moral

3 Contribuições de Durkheim
Fatos sociais Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. Externos ao indivíduo. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo. Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4 Tipos de fato social Moda Racismo Comida Maneiras de pensar e vestir
São práticas coercitivas Os fatos são praticados independentemente da vontade individual Ex: Um torcedor assistindo a um jogo participa da torcida sem se dar conta de que está atuando de determinada maneira.

5

6 Instituição Social e Anomia
A instituição social é um mecanismo de organização da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. Exemplo: Religião, Família, Estado, Econômica, Educação A anomia surge quando as normas de conduta estabelecidas como regras pela sociedade para se alcançar metas sociais não estão devidamente integradas nestas. A anomia ocorre pois quando os indivíduos se sentem incitados a violar as normas para poder alcançar as metas.

7

8 Solidariedade Social Consciência Coletiva X Consciência Individual
Solidariedade Mecânica – Sociedades Simples Coesão social: valores morais Solidariedade Orgânica – Sociedades Complexas Coesão social: divisão do trabalho

9

10 Tipos de coerção social

11 Críticas Ênfase na objetividade;
Perceber a sociedade como algo fechado; Visão de sociedade mais ideal que real. Vídeo de apoio:


Carregar ppt "PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google