A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Escola de Livros Professor Daniel Massa. O que é isso? O projeto Escola de Livros consiste num conjunto de ações pedagógicas e culturais que visa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Escola de Livros Professor Daniel Massa. O que é isso? O projeto Escola de Livros consiste num conjunto de ações pedagógicas e culturais que visa."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Escola de Livros Professor Daniel Massa

2 O que é isso? O projeto Escola de Livros consiste num conjunto de ações pedagógicas e culturais que visa potencializar a formação de leitores e despertar o interesse pela leitura dentro do ambiente escolar. Para isso, é preciso propor atividades que integrem o colégio, os professores, os alunos e a família.

3 Mas e daí? No mês de março de 2015, as turmas 8A, 8B e 8C realizaram durante as aulas de Língua Portuguesa uma pesquisa que pretendia investigar os hábitos de leitura de alunos, professores e funcionários do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Nova. Os resultados apontaram questões importantes sobre o processo de formação desses leitores.

4 I Pesquisa sobre Hábitos de Leitura da Escola Nova

5 6º ANO 30 entrevistados (6A, 6B e 6C) Pesquisadores 8C: Francisco Cavalheiro, Guilherme Serrano, Guilherme Borges, Caio Prata, Bruno Sorrentino, Leonardo Pereira, Raphael Saraiva, Tomaz Mayr, Thomaz Cardoso.

6

7

8

9

10

11

12 7º ANO 30 entrevistados (7A, 7B e 7C) Pesquisadores 8C: Sofia Mello, Ana Bartolo, Luiza Monteiro, Milena Machado, Valentina Schmidt, Maria Eduarda Duarte, Rafaela Fragoso, Geovana Castelão..

13

14

15

16

17

18

19 8º ANO 30 entrevistados (8A, 8B e 8C) Pesquisadores 8B: Guilherme Bicalho, Victor Neves, Thiago Athias, Pedro Bartolo, Guilherme Teles..

20

21

22

23

24

25

26 9º ANO 30 entrevistados (9A, 9B e 9C) Pesquisadores 8B: Flora Caporal, Ana Luiza Gorfin, Helena Vianna, Juliana Pedreira, Manuela Maranhão, Jade Fontes, Cristiana Varella...

27

28

29

30

31

32

33 1º ANO Ensino Médio 30 entrevistados Pesquisadores 8B: Alberto Rocha, Dhyana Matos, Felipe Martins, Gabriel Maurell, Bernardo Colocci, Pedro Siqueira, Rafael Macdowell, Victória Curi e Rodrigo Tavares..

34

35

36

37

38

39

40 2º ANO Ensino Médio 30 entrevistados Pesquisadores 8C: Maria Belchior, Maria Eduarda Daniel, Julia Loja, Vianita Correia, Vitória Campello, Vitor Ganem.

41

42

43

44

45

46

47 3º ANO Ensino Médio 22 entrevistados Pesquisadores 8A: Luciana Francischetti, Luana Encinas, Beatriz Lobo, Marina Werneck, Giovanna Magalhães, Manuela Marques e Maria Vitória.

48

49

50

51

52

53

54 Funcionários 30 entrevistados Pesquisadores 8A: Luiza Spinelli, João Pedro Pasinato, Tomaz Neves, Valentina Badaró, Giulia Borges, Vitória Leverone, João Marcello, Bruna Guerra e Maria Julia Amaral.

55

56

57

58

59

60

61 Professores 30 entrevistados Pesquisadores 8A: Leonardo Bittencourt, Rafaella Porto, Guilherme Gama, Guilherme Guimarães, Juliana Jimenez, Maria Eduarda Campos, Maria Vitória Valente, Enzo Araujo.

62

63

64

65

66

67

68 I Pesquisa sobre hábitos de leitura Inserida no programa da disciplina de Língua Portuguesa, a I Pesquisa sobre hábitos de leitura foi realizada na Escola Nova durante o mês de março de 2015. O trabalho, desenvolvido pelas turmas 8A, 8B e 8C, conseguiu mapear questões sobre a relação dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e de professores e funcionários da escola com a leitura.

69

70 A subnutrição de livros O brasileiro lê em média 4 livros por ano; Na França, a média é de 14 livros lidos por ano; Os alunos brasileiros leem em média 3,41 exemplares a cada três meses (13,64 livros por ano); 76% dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio leem menos de 6 livros por ano. Fonte: Instituto Pró-Livro (2012)

71

72 Onde eu encontro isso? As livrarias são a principal fonte de acesso aos livros; Somente 7% dos alunos utilizam a biblioteca da escola como principal fonte de acesso aos livros; A participação dos amigos (11%) e da família (12%) também é muito pequena.

73

74 Novos tempos, outros suportes Embora todos alunos tenham acesso a novas tecnologias de informação e à internet, poucos utilizam essas ferramentas para ler livros.

75

76 As preferências e o poder de escolha A maior parte dos alunos (35%) prefere ler Romances de Aventura; O número de alunos que se interessa pela leitura de Poemas (3%) é ínfimo; O interesse por Histórias em Quadrinhos (9%) e Não ficção (4%) também é pequeno.

77

78 Ler é um barato Nossos alunos enxergam a leitura como fonte de prazer; Parte considerável dos alunos (18%) lê com o objetivo de realizar tarefas escolares; A influência dos amigos (7%) na busca por um livro é muito pequena; A família não é protagonista no papel de formação do leitor.

79 Yes, we can! O objetivo do projeto Escola de Livros é transformar a Escola Nova em referência na formação de leitores através de projetos inovadores que estimulem a leitura e coloquem a literatura como ferramenta importante no desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos.

80 O horizonte Dessa forma, pretende-se propor em conjunto com os alunos e o corpo docente novos projetos que possam estimular ainda mais a formação do leitor dentro da Escola Nova. Espera-se, assim, dar um importante passo na direção de uma educação inovadora, que busque formar leitores e cidadãos críticos.


Carregar ppt "Projeto Escola de Livros Professor Daniel Massa. O que é isso? O projeto Escola de Livros consiste num conjunto de ações pedagógicas e culturais que visa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google