A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem
Teoria de Enfermagem de Dorothea Orem 2004

2 “Que condição existe na pessoa quando essa pessoa ou outros determinam que ela deva estar sob cuidados de enfermagem?” Sua resposta englobava a idéia de que a enfermeira é o “outro eu”. Esta idéia evoluiu para o conceito de enfermagem do autocuidado

3 Em 1959, o conceito de enfermagem de Orem foi publicado pela 1ª vez
Em 1959, o conceito de enfermagem de Orem foi publicado pela 1ª vez. Em 1971, publicou Nursing: Concepts of pratice. Com revisões editoriais em 1980, 1985 e Na 4ª edição seus escritos incorporam maior ênfase sobre a criança, os grupos e a sociedade.

4 Segundo Orem “ A condição que valida a existência de uma exigência de enfermagem em um adulto é a ausência da capacidade de manter continuamente a quantidade e qualidade do autocuidado que são terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão ou no enfrentamento do seus efeitos. Nas crianças, a condição é a incapacidade dos pais ou responsáveis em manter continuamente a qualidade e quantidade do cuidado terapêutico para a criança”

5 Orem trabalha 3 teorias inter-relacionadas:
A teoria do autocuidado A teoria do déficit de autocuidado A teoria dos sistemas de enfermagem

6 Teoria do Autocuidado Autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizem em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem estar, neste momento o indivíduo é capaz de cuidar-se de si, sem precisar que os outros cuidem. Ação de autocuidado é a capacidade humana ou poder de engajar-se no autocuidado.

7 A capacidade do indivíduo para engajar-se no autocuidado é afetada por fatores condicionantes básicos, como: idade, sexo, o estado de desenvolvimento, o estado de saúde, a orientação sócio-cultural, os fatores do sistema familiar, os fatores ambientais e a adequação e a disponibilidade de recursos. A demanda terapêutica de autocuidado é a totalidade de ações de autocuidado a serem desempenhadas com alguma duração

8 Para preencher exigências conhecidas de autocuidado, usando métodos válidos e conjuntos de operações e ações relacionadas: Requisitos ou exigências de autocuidado: Universal: associados com os processos da vida e com a manutenção da integridade da estrutura e do funcionamento humanos. Desenvolvimento de autocuidado O autocuidado no desvio de saúde, como:►buscar e garantir assistência médica apropriada.

9 ►Estar consciente e levar em conta os efeitos e os resultados das condições e dos estados patológicos. ►Realizar efetivamente as medidas diagnósticas, terapêuticas e reabilitativas prescritas. ►Aprender a viver com os efeitos de condições e estados patológicos e com as suas conseqüências, promovendo o desenvolvimento pessoal continuado.

10 Teoria do déficit de autocuidado
Esta Teoria é o núcleo geral da Teoria de Enfermagem de Orem. Neste momento é quando entra a atuação da enfermagem, pois o indivíduo é incapaz ou tem algum déficit para a realização do autocuidado.

11 Orem identifica cinco métodos de ajuda a seguir:
Agir ou fazer para outra pessoa; Guiar e orientar; Proporcionar apoio físico e psicológico; Proporcionar e manter um ambiente de apoio e desenvolvimento pessoal; Ensinar. A enfermagem pode ajudar o indivíduo atuando em um ou em todos os pontos acima.

12 Teoria dos Sistemas de Enfermagem
O Sistema de Enfermagem é baseado nas necessidades de autocuidado e na capacidade do paciente para desempenhar as atividades de autocuidado. Se houver um déficit de autocuidado, isto é, se existir um déficit entre o que o indivíduo pode fazer (ação de autocuidado) e o que precisa ser feito para manter o funcionamento ideal (exigência do autocuidado), a enfermagem é exigida.

13 Orem identificou 3 classificações de Sistemas de Enfermagem para o autocuidado do paciente
Sistema Totalmente Compensatório: quando o indivíduo é incapaz de realizar o autocuidado seja ele por limitações físicas ou impostas para que ele se restabeleça. Sistema Parcialmente Compensatório: quando o indivíduo consegue se cuidar, mas não o suficiente para estar realizando todas as tarefas Sistema de Apoio e Educação

14 A Teoria de Orem e Metaparadigma de Enfermagem
Orem discute o ser humano, a saúde, a sociedade e enfermagem. Para Orem “ o processo de enfermagem é um termo usado pelas enfermeiras ao referirem-se `as operações profissionais-tecnológicas da prática da enfermagem e ao planejamento e às operações avaliatórias associadas”

15 Teorista Orem e o Processo de Enfermagem
Abordagem de Orem sobre o Processo de Enfermagem Investigação Diagnóstico de enfermagem Planejamento Implemen-tação Avaliação Passo 1. Diagnóstico e prescrição; determinar por que a enfermagem é necessária. Analisar e interpretar, fazer julgamentos relativos ao cuidado Passo 2. Esboço de um sistema de enfermagem e plano para o fornecimento de atendimento Passo 3. Produção e controle dos sistemas de enfermagem

16 Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem
Teoria de Enfermagem de Imogene King 2004

17 Estrutura de Sistemas Abertos de King
A estrutura conceitual inclui a meta, a estrutura, a função, os recursos e a tomada de decisão. A saúde é a meta da enfermagem. A função é demonstrada em relações recíprocas do indivíduos em interação. Os recursos incluem tanto as pessoas, quanto o dinheiro, os produtos e os serviços. A tomada de decisão ocorre quando as escolhas são feitas na alocação de recursos para apoiar a obtenção das metas do sistema

18 A estrutura conceitual é composta de três sistemas de interação:
O sistema pessoal ( individuais) O sistema interpessoal ( duplas, trios e grupos pequenos e grandes) O sistema social (família, escola, industria, organizações sociais e sistemas de fornecimento de atendimento de saúde)

19 Sistemas Pessoais Cada indivíduo é um sistema pessoal. Os conceitos relevantes são a percepção, o ser, o crescimento e o desenvolvimento, a imagem corporal, o espaço, o aprendizado e o tempo. O enfoque da enfermagem no sistema pessoal é a pessoa.

20 Sistema Interpessoais
São formados pelos seres humanos interagindo. Os conceitos relevantes para os sistemas interpessoais são a interação, a comunicação, a transação, o papel e o estresse. Além dos conceitos pessoais O conceito principal é a interação.

21 Sistemas Sociais Os conceitos relevantes para os sistemas sociais são a organização, a autoridade, o poder, o estado, a tomada de decisão e o controle, além de todos os conceitos dos sistemas pessoais e interpessoais.

22 King propõe quatro parâmetros a organização:
Valores humanos, padrões de comportamento, necessidades, metas e expectativas; Um ambiente natural no qual os recursos materiais e humanos são essenciais para a obtenção das metas; Empregadores e empregados, ou pais e filhos, que formam os grupos que agem coletivamente para obtenção de metas; A tecnologia que facilita a obtenção de metas

23 Teoria da obtenção de metas de King
Os principais elementos da Teoria de obtenção de metas são vistos nos sistemas interpessoais Os conceitos da Teoria são a interação, a percepção, a comunicação, a transação, o ser, o papel, o estresse, o crescimento e o desenvolvimento, o tempo e o espaço pessoal. Estes conceitos são inter-relacionados em toda situação de enfermagem.

24 Proposições a partir da Teoria de Obtenção de Metas
Exatidão perceptiva, congruência de papéis e comunicação em um interação enfermeira-cliente leva à transação. As transações levam à obtenção de metas e ao crescimento de desenvolvimento. A obtenção de metas leva à satisfação e à assistência de enfermagem efetiva.

25 Teoria de Obtenção de Metas e Processo de Enfermagem
Investigação: ocorre durante a interação da enfermeira com o cliente. A entrevista e as habilidade de comunicação são necessárias para a interação.A percepção é a base para a coleta e a interpretação dos dados, portanto, a base para a investigação. A comunicação é necessária para verificar a exatidão da percepção. Sem a comunicação, a interação e a transação não podem ocorrer.

26 Diagnóstico: a enfermeira faz o diagnóstico de enfermagem como resultado do compartilhar mútuo com o cliente, durante a investigação. Planejamento: o estabelecimento de metas e a tomada de decisão sobre a maneira de atingir essas metas. Implementação: ocorre nas atividade que buscam o preenchimento das metas. O conceito envolvido é o de fazer Transações.


Carregar ppt "Disciplina: Metodologia da Assistência de Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google