A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTOCUIDADO EM SAÚDE Mônica Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTOCUIDADO EM SAÚDE Mônica Reis."— Transcrição da apresentação:

1 AUTOCUIDADO EM SAÚDE Mônica Reis

2 Isso é o AUTOCUIDADO: olhar para si, observar e
AOCP – Introdução Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o AUTOCUIDADO: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde.  O princípio fundamental do autocuidado é que VOCÊ é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. VOCÊ é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha os processos de mudanças. 

3 Desenvolveu sua teoria
AOCP – Orem Dorothea E. Orem nasceu em 1914, em Baltimore, Maryland, EUA, formando-se em 1930, recebendo o título de Bacharel em Ciências e Educação de Enfermagem em 1939 e Mestre em Ciências em Educação em Enfermagem em Doutora honorária em Enfermagem Desenvolveu sua teoria entre 1959 e 1985.

4 TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO
AOCP – Teoria Orem TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO Os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos!! Todos possuem potencial, em diferentes graus, para cuidar de si mesmo e dos que estão sob sua responsabilidade* Autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar. 

5 TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO – REQUISITOS
AOCP – Teoria Orem TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO – REQUISITOS Universal: estão relacionados, de uma maneira geral, com as atividades de vida diária do indivíduo a ser assistido, com os processos vitais de estrutura e funcionamentos humanos. Desenvolvimento: refere-se aos eventos ou situações novas que ocorrem na vida humana. Exemplo: GESTAÇÃO. Desvio de saúde: exigido em condições de doença, ferimento ou dano em saúde, ou ainda para diagnosticar ou corrigir uma situação.

6 TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO – REQUISITOS UNIVERSAIS
AOCP – Teoria Orem TEORIA GERAL DO AUTOCUIDADO – REQUISITOS UNIVERSAIS - Manutenção de uma ingesta suficiente de ar; - Manutenção de uma ingesta suficiente de água; - Manutenção de uma ingesta suficiente de alimentos; - Provisão de cuidados associados com processos de eliminação e excrementos; - Manutenção do equilíbrio entre a solidão e interação social; - Prevenção dos perigos à vida humana, ao funcionamento e ao bem-estar do ser humano; - Promoção do funcionamento e desenvolvimento do ser humano dentro dos grupos sociais, de acordo com o potencial, limitações conhecidas e desejo de ser normal (de acordo com a genética, características constitucionais e talentos dos indivíduos).

7 TEORIA DE ENFERMAGEM DO DEFICIT DO AUTOCUIDADO
AOCP – Teoria Orem TEORIA DE ENFERMAGEM DO DEFICIT DO AUTOCUIDADO Define a intervenção da enfermagem na ausência da capacidade de manter a quantidade e qualidade do autocuidado, como terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão ou no enfrentamento de seus efeitos. Determina quando a enfermagem é necessária, como provedora ou mediadora do autocuidado

8 TEORIA DEFICIT DO AUTOCUIDADO – MÉTODOS
AOCP – Teoria Orem TEORIA DEFICIT DO AUTOCUIDADO – MÉTODOS Agir ou fazer para outra pessoa; Guiar e orientar; Proporcionar apoio físico e psicológico; Proporcionar e manter ambiente de apoio ao desenvolvimento pessoal e Ensinar. INCAPACIDADE PARA DESENVOLVER O AUTOCUIDADO FATORES EXTRÍNSECOS: a doença ou a morte de algum parente, fatores ambientais FATORES INTRÍNSECOS: idade, sexo, estado de desenvolvimento, estado de saúde por exemplo, afetam tanto a habilidade da pessoa se engajar no autocuidado, como o tipo e a quantidade de autocuidado requerido.

9 TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM
Determinada pela situação de DEFICIT DE AUTOCUIDADO e para compensa-lo necessita de cuidados de enfermagem EXPLICAÇÃO DA MANEIRA PELA QUAL AS PESSOAS SÃO AJUDADAS PELA ENFERMAGEM   CLASSIFICAÇÃO: TOTALMENTE COMPESATÓRIO: quando o individuo não é capaz de engajar-se PARCIALMENTE COMPENSATÓRIO: tanto o individuo quanto o enfermeiro desenvolvem ações de autocuidado SISTEMA DE APOIO-EDUCAÇÃO: em que o paciente pode, deve e assume as atividades de autocuidado, orientado e monitorado sempre. AOCP – Teoria Orem

10 TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM
AOCP – Teoria Orem TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM CLASSIFICAÇÃO: TOTALMENTE COMPESATÓRIO: quando o individuo não é capaz de engajar-se! EX: Comatosos, individuos capazes de observar, julgar, decidir, mas que não podem ou não devem desempenhar ações que exijam deambulação ou manipulação, ou ainda, dos que sejam incapazes de atender suas próprias necessidades e/ou tomar decisões, embora possam deambular e desempenhar algumas ações de autocuidado, embora com orientação e supervisão constante. PARCIALMENTE COMPENSATÓRIO: tanto o individuo quanto o enfermeiro desenvolvem ações de autocuidado. O enfermeiro e o paciente assumem ações do cuidar e outras atividades envolvendo deambulação e manipulação, com o principal papel tendo a participação de um ou ambos. EX: cirurgias que limitem movimentos de deambulação, troca de curativos, etc.

11 AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
AOCP AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS As pessoas com condições crônicas e seus familiares convivem com seus problemas diariamente por longo tempo, ou toda a vida. É fundamental que estejam muito bem informadas sobre suas condições, motivadas a lidar com elas e adequadamente capacitadas para cumprirem com o seu plano de tratamento. Precisam compreender sua enfermidade, reconhecer os sinais de alerta das possíveis complicações e saber como e onde recorrer para responder a isso.

12 AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
AOCP AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS A educação para o autocuidado prioriza a escolha de necessidades, problemas e prioridades, definidos pela pessoa e consensuados com o profissional de Saúde. Conforme o problema ou prioridade escolhido, o profissional faz uma opção metodológica ou utiliza ferramentas para encaminhar o problema. O autocuidado é baseado na percepção da pessoa, sobre os seus problemas e as suas condições e, ainda, qual dos seus problemas relacionados à sua condição crônica que ele percebe como prioridade a ser trabalhada, superada ou manejada. AVALIAÇÃO DETALHADA DAS NECESSIDADES E PRIORIDADES DE CADA PESSOA E SUA CONDIÇÃO CRÔNICA

13 AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
AOCP AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS 1) Identificar o(s) problema(s) em conjunto com o paciente: muitas vezes, a pessoa vem à consulta ou grupo com muitos problemas ao mesmo tempo. Nesta situação, é recomendado fazer uma lista de problemas para entender o contexto. 2) Identificar uma prioridade a ser trabalhada: reforçar a necessidade de escolher uma ou duas prioridades e que estas estejam estritamente relacionadas à escolha/avaliação por parte do paciente. A pessoa pode trazer um problema pontual que naquele momento é a sua prioridade. 3) Selecionar uma atividade, tarefa ou ação para testar – estabelecer uma meta: é fundamental que a atividade a ser testada (por exemplo, descer do ônibus uma parada antes para caminhar até em casa por 15 minutos). 4) Avaliar os resultados: no prazo estipulado em conjunto.

14 AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
AOCP AUTOCUIDADO EM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS Para as pessoas com doenças crônicas, o Ministério da Saúde preconiza cuidado integral e humanizado com ampliação das estratégias de promoção e de prevenção, além do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e da redução de danos.

15 AOCP - QUESTÕES A avaliação da capacidade de autocuidado é, em boa parte, subjetiva, pois depende da percepção do profissional e da equipe de Saúde ao observar o contexto e as atitudes da pessoa diante de sua condição crônica. O Ministério da Saúde em suas publicações propõe a operacionalização desse aspecto em termos de suficiente e insuficiente, que dependem do julgamento clínico, realizado por um profissional/equipe que conhece a pessoa e o seu contexto. Sobre este julgamento, é correto afirmar que A) pessoas com dificuldade de compreensão de sua condição crônica, por exemplo, com expectativa de cura ou controle em curto prazo tendem a apresentar autocuidado suficiente. B) pessoas com dificuldade de compreensão das necessidades farmacológicas e de um plano de cuidados em médio e longo prazos tendem a ter um autocuidado insuficiente. C) pessoas com bom suporte social tendem a apresentar autocuidado insuficiente. D) pessoas com postura ativa às suas condições crônicas, que mantém ou melhoram sua sociabilidade apesar de suas limitações tendem a apresentar autocuidado insuficiente. E) pessoas com depressão grave, com prejuízo no desempenho das suas atividades diárias tendem a apresentar autocuidado suficiente.

16 AOCP - QUESTÕES De acordo com a teoria de enfermagem de Dorothea Orem, o indivíduo que está incapaz de empenhar-se nas ações de autocuidado enquadra-se no sistema: A) APOIO EDUCAÇÃO. B) TOTALMENTE COMPENSATÓRIO. C) NECESSIDADE DE ORDEM SUPERIOR. D) PARCIALMENTE COMPENSATÓRIO. E) DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

17 AOCP - QUESTÕES A descentralização preconizada pelo SUS e o fortalecimento da participação popular em ações de saúde contribuíram para a promoção da saúde e para o incentivo ao autocuidado. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. O incentivo ao autocuidado é importante em diferentes níveis de atenção à saúde. C) Certo E) Errado A dificuldade na realização do autocuidado reflete na capacidade de realização das atividades da vida diária. Os recursos financeiros e comunitários, bem como a rede de apoio às ações de saúde, devem ser considerados na avaliação das condições para o autocuidado. C) Certo E) Errado A capacidade de realização do autocuidado independe de aspectos como a cognição ou a disposição pessoal do paciente.

18 AOCP - QUESTÕES Um homem, com 47 anos de idade, viúvo, encontra-se internado, recuperando-se de uma cirurgia ortopédica no membro inferior esquerdo, após ter sofrido acidente automobilístico no qual perdeu sua esposa. Apresenta dificuldade para realizar atividades da vida diária, como tomar banho, vestir-se e locomover-se de forma independente. A enfermeira, após avaliação matinal, observa as péssimas condições de higiene do paciente, odor forte no corpo, mau hálito, roupas sujas e unhas grandes. Diz ao paciente que o ajudará a realizar sua higiene corporal no chuveiro. O paciente se nega a tomar banho e a sair do leito e relata apenas o seu desejo de ficar sozinho. Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes. A enfermeira tem um papel importante no auxílio ao paciente, para que ele reaprenda novas maneiras de realizar os cuidados primários. Ela deve ajudar o paciente a atingir o máximo de independência possível no autocuidado. C) Certo E) Errado  O desinteresse demonstrado pelo paciente com o autocuidado e seu desejo de isolamento são reações fortemente relacionadas a um estado de depressão ou motivação diminuída. C) Certo E) Errado

19 AOCP - QUESTÕES  Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

20 A respeito das teorias de enfermagem, julgue os itens seguintes.
AOCP - QUESTÕES  Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem. O enfermeiro que adota o referencial de Orem deve tentar identificar os requisitos do autocuidado, procurando garantir que a paciente seja capaz de realizar tarefas como a manutenção do equilíbrio entre atividade e descanso, a prevenção de riscos e a adequada locomoção. C) Certo E) Errado A respeito das teorias de enfermagem, julgue os itens seguintes. De acordo com o referencial teórico do autocuidado, a necessidade de enfermagem é reduzida quando uma pessoa apresenta diminuição das habilidades e aumento das demandas terapêuticas de autocuidado.

21 No tocante às teorias de enfermagem, julgue os itens a seguir.
AOCP - QUESTÕES No tocante às teorias de enfermagem, julgue os itens a seguir. A fim de satisfazer os requisitos de autocuidado do paciente, Dorothea Orem identificou três classificações de sistemas de enfermagem ? o sistema totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema de apoio-educação. C) Certo E) Errado


Carregar ppt "AUTOCUIDADO EM SAÚDE Mônica Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google