Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Lobo Alves Alterado mais de 7 anos atrás
1
E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
2
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados à rede. Word Wide Web é um serviço oferecido na Internet, uma interface de fácil utilização que permite o acesso a uma grande diversidade de serviços na rede mundial.
3
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1957: criação da ARPA 1969: criação da ARPANET Rede capaz de conectar computadores distantes entre si, permitindo o fluxo de informações independentemente de pontos da rede 1982: adoção do protocolo padrão da ARPANET (TCP/IP) Interligou a ARPANET a diversas outras redes, surgindo o termo Internet
4
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1983: criação do IAB Missão do IETF: padronizar o TCP/IP Missão do IRTF: pesquisar novas tecnologias na área de rede de computadores e aplicá-las à Internet. 1986: criação da NSF e NSFNET Iniciativa conjunta do governo norte-americano, IBM, MCI e Merit 1989: NSFNET passa a ser o backbone da rede das redes substituição da ARPANET e surgimento da Internet
5
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1989: criação do padrão html Possibilitando que a uma palavra ou frase fosse anexado um link para outra página ou documento na Internet, o que deu origem à World Wide Web 1993: criação do software navegador (browser) Surgimento dos primeiros provedores comerciais 1995: privatização do backbone da NSFNET
6
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet A expansão da Internet no mundo A Internet 2 Projeto voltado ao desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para a comunidade acadêmica e de pesquisa.
7
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet NúmeroPor milhão de habitantes Estados Unidos47.056170 Japão1.94615 Alemanha2.83534 França1.05818 Quadro 2.1 Número de hosts (2000)
8
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1o1o Estados Unidos80.557.512 2o2o Japão (.jp)4.640.863 3o3o Canadá (.ca)2.364.014 4o4o Reino Unido (.uk)2.291.369 11 o Brasil (.br)876.596 Quadro 2.2 Posição dos países por número de computadores hospedeiros (2001)
9
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet O funcionamento da Internet é baseado em computadores ligados a um servidor Servidor cliente x hospedeiro x proxy intranet x extranet LAN x WAN
10
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet A comunicação na Internet é realizada por meio de linha telefônica, cabos de televisão, linhas de fibra óptica, sinais de microondas ou de satélite Dial-up e provedores de acesso Cabos e modem Linhas Ethernet Wireless e Wap
11
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet Diferentes tipos de serviços integram a Internet Correio eletrônico IRC Usenet World Wide Web Nomes de domínio URL (Uniform Resource Locator) Hipermídia e hipertexto
12
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet DomínioTipo de organização comOrganização comercial eduInstituição educacional govÓrgão governamental milOrganização militar americana netFornecedores de acesso à rede orgOrganizações sem fins lucrativos Quadro 2.3 Listas de domínios na Internet
13
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet DomínioTipo de organização aeroEmpresas aéreas bizNegócios coopCooperativas infoInformações gerais museumMuseus nameSites pessoais proProfissionais liberais Quadro 2.4 Listas de novos domínios na Internet (2001)
14
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil Década de 1990: fim da reserva de mercado para a informática e reforma de proteção comercial (lei n. 8.248/91) 1989: criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) 1989: criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) Até 1988 só as universidades se conectavam às redes internacionais (BITNET) Ação conjunta do MCT, CNPq, Finep, Fapesp, Faperj, Fapergs
15
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil 1991 a 1993: montagem do backbone da fase I da RPN 1994 a 1996: montagem do backbone da fase II da RPN Deixa de ser restrito ao meio acadêmico 1996 e 1998: melhorias na infra- estrutura da RNP Aumento de capilaridade e velocidade Início do projeto RNP2: novas gerações de redes Internet e Internet 2
16
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil 2000: RPN volta a operar como rede de ensino e pesquisa Papel de outros órgão do governo no desenvolvimento da Internet: Comitê Gestor da Internet (CG) Comitê Gestor da Internet (CG) Fapesp Fapesp Registros de domínio no Brasil 310 mil domínios em 2000 54 diferentes domínios de primeiro nível
17
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.5 O impacto da Internet nos negócios A era da inteligência em rede Nova economia, nova política e nova sociedade Economia digital ou economia do conhecimento A informação se separa de seu meio- físico de transporte e rompe o modo tradicional de comunicação e de formação da cadeia de valor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.