A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003."— Transcrição da apresentação:

1 E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

2 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados à rede. Word Wide Web é um serviço oferecido na Internet, uma interface de fácil utilização que permite o acesso a uma grande diversidade de serviços na rede mundial.

3 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1957: criação da ARPA 1969: criação da ARPANET  Rede capaz de conectar computadores distantes entre si, permitindo o fluxo de informações independentemente de pontos da rede 1982: adoção do protocolo padrão da ARPANET (TCP/IP)  Interligou a ARPANET a diversas outras redes, surgindo o termo Internet

4 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1983: criação do IAB  Missão do IETF: padronizar o TCP/IP  Missão do IRTF: pesquisar novas tecnologias na área de rede de computadores e aplicá-las à Internet. 1986: criação da NSF e NSFNET  Iniciativa conjunta do governo norte-americano, IBM, MCI e Merit 1989: NSFNET passa a ser o backbone da rede das redes  substituição da ARPANET e surgimento da Internet

5 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1989: criação do padrão html  Possibilitando que a uma palavra ou frase fosse anexado um link para outra página ou documento na Internet, o que deu origem à World Wide Web 1993: criação do software navegador (browser)  Surgimento dos primeiros provedores comerciais 1995: privatização do backbone da NSFNET

6 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet A expansão da Internet no mundo A Internet 2  Projeto voltado ao desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para a comunidade acadêmica e de pesquisa.

7 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet NúmeroPor milhão de habitantes Estados Unidos47.056170 Japão1.94615 Alemanha2.83534 França1.05818 Quadro 2.1 Número de hosts (2000)

8 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.2 Histórico da Internet 1o1o Estados Unidos80.557.512 2o2o Japão (.jp)4.640.863 3o3o Canadá (.ca)2.364.014 4o4o Reino Unido (.uk)2.291.369 11 o Brasil (.br)876.596 Quadro 2.2 Posição dos países por número de computadores hospedeiros (2001)

9 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet O funcionamento da Internet é baseado em computadores ligados a um servidor  Servidor cliente x hospedeiro x proxy intranet x extranet LAN x WAN

10 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet A comunicação na Internet é realizada por meio de linha telefônica, cabos de televisão, linhas de fibra óptica, sinais de microondas ou de satélite  Dial-up e provedores de acesso  Cabos e modem  Linhas Ethernet  Wireless e Wap

11 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet Diferentes tipos de serviços integram a Internet  Correio eletrônico  IRC  Usenet  World Wide Web Nomes de domínio URL (Uniform Resource Locator) Hipermídia e hipertexto

12 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet DomínioTipo de organização comOrganização comercial eduInstituição educacional govÓrgão governamental milOrganização militar americana netFornecedores de acesso à rede orgOrganizações sem fins lucrativos Quadro 2.3 Listas de domínios na Internet

13 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.3 Como funciona a Internet DomínioTipo de organização aeroEmpresas aéreas bizNegócios coopCooperativas infoInformações gerais museumMuseus nameSites pessoais proProfissionais liberais Quadro 2.4 Listas de novos domínios na Internet (2001)

14 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil Década de 1990: fim da reserva de mercado para a informática e reforma de proteção comercial (lei n. 8.248/91) 1989: criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) 1989: criação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP)  Até 1988 só as universidades se conectavam às redes internacionais (BITNET)  Ação conjunta do MCT, CNPq, Finep, Fapesp, Faperj, Fapergs

15 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil 1991 a 1993: montagem do backbone da fase I da RPN 1994 a 1996: montagem do backbone da fase II da RPN  Deixa de ser restrito ao meio acadêmico 1996 e 1998: melhorias na infra- estrutura da RNP  Aumento de capilaridade e velocidade  Início do projeto RNP2: novas gerações de redes Internet e Internet 2

16 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.4 A Internet no Brasil 2000: RPN volta a operar como rede de ensino e pesquisa Papel de outros órgão do governo no desenvolvimento da Internet:  Comitê Gestor da Internet (CG) Comitê Gestor da Internet (CG)  Fapesp Fapesp Registros de domínio no Brasil 310 mil domínios em 2000 54 diferentes domínios de primeiro nível

17 Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap. 2 2.5 O impacto da Internet nos negócios A era da inteligência em rede  Nova economia, nova política e nova sociedade Economia digital ou economia do conhecimento  A informação se separa de seu meio- físico de transporte e rompe o modo tradicional de comunicação e de formação da cadeia de valor.


Carregar ppt "E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google