A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET Histórico e conceitos básicos.. Breve Histórico • Década de 60: A Arpanet foi idealizada com o objetivo de trocar e compartilhar informações,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET Histórico e conceitos básicos.. Breve Histórico • Década de 60: A Arpanet foi idealizada com o objetivo de trocar e compartilhar informações,"— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET Histórico e conceitos básicos.

2

3 Breve Histórico • Década de 60: A Arpanet foi idealizada com o objetivo de trocar e compartilhar informações, voltadas para a pesquisa e fins militares. • Em 1969: A ARPANET foi colocada em funcionamento interligando algumas grandes universidades americanas • Anos 90: A Internet inicia a sua verdadeira expansão contando com 39 milhões de utilizadores de correio eletrônico e 26 milhões de utilizadores do conjunto de serviços da Internet ligados a 9 milhões e meio de computadores. • Atualmente: A internet faz parte da vida de muitos, tanto para fins comerciais, quanto para fins pessoais. Isto aconteceu, sobretudo por causa do advento dos navegadores (Por exemplo: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e muitos outros) que facilitaram o acesso do conteúdo exposto na grande rede mundial de computadores, através do protocolo WWW (World Wide Web = grande rede mundial).

4 O que é a Internet? A Internet é uma rede mundial de computadores interligados através de linhas de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite, redes sem fios e outros…

5 Conceitos básicos sobre IP IP – O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Um endereço de IP é único para identificar aquele equipamento, um exemplo disso é o seu RG (Registro Geral) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física) sendo único número pertencente a você não tendo outra pessoa legalmente com o mesmo documento.

6

7 DNS – Denial Name Service Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como “www.site.com.br”. Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS (Denial Name Service). Este processo de conversão é conhecido como resolução de nomes de domínio. DNS (serviço de domínio) Interpreta e redireciona para O IP original

8 URL / Sites URL – (Universal Resource Locator) é o endereço de um documento ou pasta disponível na Internet. Sites (Sítio) – são coleções de páginas web, conteúdos acessíveis através da web. Páginas Web – é um arquivo geralmente em formato HTML (as extensões são em geral *.htm ou *.html) e com ligações de hipertexto que permitem a navegação de uma página para outra. As páginas podem conter vídeos, imagens, animações, sons, jogos e outras interatividades, existem também as páginas de linguagens dinâmicas em formato ASPX, PHP, JSP que fazem requisições ao SERVIDOR e exibem o conteúdo de acordo com os parâmetros passados. World Wide Web – é uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipertexto.

9 DOMÍNIOS Domínio – Todo site tem no final de seu endereço uma palavra que definimos como domínio. O domínio serve, entre outras coisas, para identificar localidade e ou tipo dos sites. Por exemplo, o site tem dois domínios: COM e BR. Já o site tem somente um domínio ORG. Os principais domínios são: BR - indica que o site é do Brasil (www.uol.com.br - site do provedor UOL) COM - indica que o site é comercial (www.mercadolivre.com.br - site de compras) GOV - sites do governo (www.caixa.gov.br - site da caixa econômica) EDU - sites de conteúdo educacional (www.puc-campinas.edu.br - site da Universidade de Campinas) MIL - Sites militares (www.mar.mil.br - site da Marinha do Brasil) ORG- Site de organizações não governamentais (www.insitutorogacionista.org.br)www.insitutorogacionista.org.br Domínios personalizados (no ar somente em 2013) - Criação de domínios de qualquer espécie ou marca, como ".fone", “.mercado”, “.cola” etc. A medida oferece às empresas a possibilidade de personalizar seus endereços. (Valor do serviço 185 mil dólares e a manutenção anual por volta dos 25 mil dólares.

10 Defina como página inicial: Adicionar na barra de favoritos: Pratique em seu navegador faça o seguinte:


Carregar ppt "INTERNET Histórico e conceitos básicos.. Breve Histórico • Década de 60: A Arpanet foi idealizada com o objetivo de trocar e compartilhar informações,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google