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PublicouMaria do Loreto Canário da Fonseca Alterado mais de 7 anos atrás
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MESTRES DA QUALIDADE Seminário elaborado por: Ana Cristina Lott Kelen Pasquali
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ARMAND FEIGENBAUM
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VIDA – HISTÓRIA, CARREIRA E FORMAÇÃO Nasceu em 1922, nos Estados Unidos. Formado em Engenharia, e em 1951 concluiu o doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Aos 24 anos foi diretor de operações de manufatura na General Eletric (GE) – era tido perito em qualidade.
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VIDA – HISTÓRIA, CARREIRA E FORMAÇÃO Em 1958 foi nomeado diretor mundial de produção da General Elétric e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC), da qual 3 anos mais tarde foi presidente. Em 1968 fundou a. General Systems. Em 1986 passou a membro honorário e presidente por dois mandatos da ASQC.
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PRINCIPAIS OBRAS O best-seller “O Controle da Qualidade Total” (Total Quality Control) em 1951. “Poder do Capital Gerencial” de 2003, o qual escreve em conjunto ao filho Donald.
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PRINCIPAIS IDÉIAS E CONCEITOS A qualidade é fruto de todo o trabalho na organização, e não somente do setor de produção. É orientada para o cliente e não para a redução de defeitos. O ciclo produtivo começa e termina no cliente. Para Feigenbaum quem determina a qualidade é o cliente.
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PRINCIPAIS IDÉIAS E CONCEITOS Conceito de planta oculta. Maximização do valor ativo gerencial da organização. Elementos cruciais para manter o foco no cliente. Qualidade é foco no cliente. Compromisso individual e da equipe. Juntamente com inovação são consideradas benéficas.
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OS ELEMENTOS CRUCIAIS DA QUALIDADE TOTAL PARA SE OBTER TOTALMENTE O FOCO NO CLIENTE (INTERNO E EXTERNO): 1 – Qualidade é a percepção do cliente do que é qualidade, não o que uma organização pensa que é. 2 – Qualidade e custo não são diferentes. 3 – Qualidade é um compromisso individual e da equipe. 4 – Qualidade e inovação estão relacionadas e são mutuamente benéficas. 5 – Administrando a Qualidade se está administrando o negócio.
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OS ELEMENTOS CRUCIAIS DA QUALIDADE TOTAL PARA SE OBTER TOTALMENTE O FOCO NO CLIENTE (INTERNO E EXTERNO): 6 – Qualidade é o principal. 7 – Qualidade não é temporária ou rapidamente fixada, mas um processo contínuo de melhoria. 8 – Produtividade ganha demonstravelmente por custo efetivo é investimento benéfico de Qualidade. 9 – Implementa-se Qualidade englobando fornecedores e clientes no sistema.
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CONTRIBUIÇÕES Controle da Qualidade Total Conceito de fábrica escondida Gerenciamento da Qualidade Conceito dos Custos de Qualidade
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PRINCIPAIS DEFINIÇÕES Qualidade é: Composição total das características de marketing, projeto, produção e manutenção dos bens e serviços. É um processo para administrar como satisfazer o cliente, oferecer preços mais competitivos e obter mais satisfação dos funcionários. Foco no cliente.
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REFERÊNCIAS Edson Pacheco Paladini, Gregório Bouer, José Joaquim do Amaral Ferreira, Marly Monteiro de Carvalho, Paulo A. C. Miguel, Robert W. Samohye e Roberto G. Rotondaro. Gestão da Qualidade: teoria e casos. Editora Elsevier Ltda, Rio de Janeiro, 2006. Paulo Mundin Prazeres. Minidicionário de termos da qualidade. Editora Atlas S.A, São Paulo, 1997. http://qualiblog.wordpress.com/2009/04/06/armand-vallin- feigenbaum-tqc/ http://qualidadeprodutividade- fernando.blogspot.com/2009/03/armand-vallin-feigenbaum.html http://www.mdj.com.br/artigos/a_02112102.asp Total Quality Control (McGraw-Hill, 1983)
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