Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana de Sintra Castelhano Alterado mais de 7 anos atrás
1
Os Processos nas Empresas Disciplina: Business Intelligence Prof. Gutenberg Silveira Alexane Vilas Boas RM: 34506 José Luis Amancio RM: 34199 Marcos Antonio Lins RM: 34639 Roberta de Paiva RM: 34488 Solange Silva RM: 34404
2
Definições “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes ” Goncalves (1997) apud Hammer & Champy (1994)
3
Antes Durante muitos anos, o mais importante para as empresas era: Produzir muito Vender muito Ganhar muito tudo isso, com o menor custo possível !... tudo isso, com o menor custo possível ! Os investimentos eram centralizados na produção e em seus processos.
4
Hoje Hoje, as empresas precisam: Processos definem as prioridades de investimentos... Produzir muito...COM EFICIÊNCIA Vender muito...POR PREÇO COMPATÍVEL COM A QUALIDADE Ganhar muito...NEM SEMPRE...o foco é o cliente e sua satisfação plena !
5
Processos Tipos de Processos Empresariais De negócio: essenciais para a empresa, visível ao cliente externo Organizacionais: imperceptíveis ao cliente externo, gestão do negócio Gerenciais: suporte aos demais processos Organizacionais e Gerenciais podem ser Verticais: planejamento/orçamento x alocação de recursos Horizontais: fluxo de trabalho (Voluntários,Formais,Coordenados) Interno Externo Características Interfuncionalidade Tem clientes Em constante mudança
6
TI – Como Suporte à Gestão dos Processos Tecnologia e Processos Presentes nos processos mais importantes. Investimentos em processos de retaguarda - Back Office. Funções Administrativas. Auxilia na gestão de vários processos.
7
Empresas Orientadas a Processos Possuem uma visão gerencial ampla, com total conhecimento dos processos essenciais ao negócio O trabalho é organizado por processos interdependentes A disseminação dos conhecimentos dos processos Agrupa atividades e gera economia Duplicidade de comando dos membros Os limites dos projetos muitas vezes são difíceis de identificar Falta de pontos de controle Medições na maioria dos casos inexistentes VANTAGENSDESVANTAGENS
8
Conclusão Cada vez mais empresas procuram conhecer seus processos para agregar valor a seus negócios. “O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial de centralização das prioridades, ações e os recursos nos seus processos.” (Gonçalves,1997) Atualmente os processos organizacionais e gerenciais são vistos como suporte aos processos diretamente ligados ao negócio da empresa.
9
Bibliografia As empresas são grandes coleções de processos. Gonçalves,José Ernesto Lima,Revista de Administração de Empresas, Jan/Mar 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.