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DIFUSIONISMO: ESCOLAS HISTÓRICO CULTURAIS

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Apresentação em tema: "DIFUSIONISMO: ESCOLAS HISTÓRICO CULTURAIS"— Transcrição da apresentação:

1 DIFUSIONISMO: ESCOLAS HISTÓRICO CULTURAIS
“(...) o evolucionismo é uma teoria da natureza mais do que da sociedade e da cultura. Este pensa em termos de uma lei natural da evolução; o historicismo põe ao invés o destaque sobre a realidade humana e sobre o trabalho humano.”¹ 1. Werner STARK. Storicismo, p. 275.

2 1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
∙ Engloba tendências teóricas da antropologia cultural; (pág.220) ∙ Auge no período de 1900 a (pág.220)

3 2. LINHAS GERAIS DO DIFUSIONISMO
a) Movimento de reação à orientação evolucionista dominante (...) contudo, não significa que o difusionismo passe a rejeitar completamente os conceitos básicos constituídos e construídos pelo evolucionismo. (pág.222) b) O difusionismo busca, antes de tudo, uma explicação histórica para explicar as semelhanças existentes entre as culturas particulares. (pág.223)

4 3. DIFUSIONISMO INGLÊS “ Foi a última a aparecer no cenário antropológico, e a primeira a sair (...).” Herskovits

5 2. LINHAS GERAIS DO DIFUSIONISMO
c) Preocupação em tornar os métodos da antropologia cultural mais rigorosos, mais científicos. (pág. 223) d) Observação participante como técnica de pesquisa. e) Proporcionou uma nova interpretação do fenômeno cultural, (...) se passou a dar relevo ao estudo das culturas particulares e não à cultura universal.

6 3. DIFUSIONISMO INGLÊS ∙ Fundador: Grafton Elliot Smith
∙ Teoria heliolítica ou pan-egípcia exposta por Perry em seu livro “The children of the Sun”. ∙ Esta escola ficou conhecida e notabilizada por seu método acientífico e por sua especulação fantasiosa.

7 3. DIFUSIONISMO INGLÊS “(...) o difusionismo tem contra si um fato significativo, destacado pelo funcionalismo: a adoção de traços culturais por determinado povo nem sempre significa pura cópia, normalmente redunda uma reelaboração.”

8 4. DIFUSIONISMO ALEMÃO ∙ Grabner, um dos seus principais fundadores, considerava o grande objetivo deste método a determinação histórica das combinações de elementos básicos chamados Kulturkreise. ∙ Nomes mais expressivos ligados à esta escola: Fr. Ratzel, L. Frobenius, W. Foy, F. Graebner e o Pe. Schmidt

9 4. DIFUSIONISMO ALEMÃO ∙ A maior contribuição desta escola para a antropologia, foi em geral, de cunho metodológico identificando semelhanças culturais entre duas culturas particulares para daí concluir ter havido difusão. ∙ Outra grande contribuição desta escola foi o chamado critério da forma inadequada, esse está ligado à interpretação dos traços de cultura semelhantes,.

10 4. DIFUSIONISMO ALEMÃO Barco Jangada Piroga

11 5. ESCOLA AMERICANA OU DIFUSIONISMO AMERICANO
∙ Principal mentor: Franz Boas ∙ A principal característica da Escola Americana foi, talvez, ter delimitado o campo de estudo da antropologia. (pág.230) ∙ O autor chama a atenção para o problema da difusão da cultura que vem dificultar ainda mais o estudo histórico de determinada cultura. (pág. 232)

12 6. ESCOLA AMERICANA OU DIFUSIONISMO AMERICANO
∙ Muitos foram os seguidores de Franz Boas. Entre outros podem ser citados: Alfred Kroeber, Clark Wissler, P. Radin, E. Sapir, Ruth Benedict, Margareth Mead e tantos outros. (pág.233) ∙ A importância do caráter psicológico do processo cultural na visão de Franz Boas. (pág.234)

13 7. CONFIGURACIONISMO “Representa as culturas particulares como uma unidade singular e como problema individual.” Franz Boas

14 7. CONFIGURACIONISMO ∙ Prolongamento do próprio historicismo ou difusionismo americano. (pág. 236) ∙ Sapir descobriu que cada língua possui uma maneira de ser. (pág. 237) ∙ A cultura forma um todo com uma configuração inconsciente que não é comunicada à mente. (pág.237)

15 7. CONFIGURACIONISMO ∙ A chamada cultura de um grupo, é uma lista sistemática de padrões de comportamento que podem ser ilustrados na conduta mesma de todas ou da maioria dos indivíduos em causa. ∙ Ruth Benedict foi a representante mais conhecida do configuracionismo. (pág. 328) ∙ Os configuracionistas não desprezam a cultura, apenas reconhecem os indivíduos como sujeitos e objetos de cultura. (pág. 238)

16 Benedict classificou as culturas em dois tipos: Apolínio Dionisíaco
7. CONFIGURACIONISMO Benedict classificou as culturas em dois tipos: Apolínio Dionisíaco

17 REFERÊNCIAS MELLO,Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural:iniciação,teorias e temas.


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