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Contextos de desenvolvimento e aprendizagem: quem é responsável?

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Apresentação em tema: "Contextos de desenvolvimento e aprendizagem: quem é responsável?"— Transcrição da apresentação:

1 Contextos de desenvolvimento e aprendizagem: quem é responsável?

2 EL PAIS El congreso Familia y Escuela reclama un marco normativo que refuerce la autoridad de los docentes O Congresso Família e Escola apela para um quadro regulamentar para fortalecer a autoridade dos professores Espanha,12.11.2006 LE MONDE Réformer les politiques de l'éducation et les politiques familiales Reforma das políticas da educação e das políticas familiares França, 01.06.2012 THE NEW YORK TIMES Family-School Partnership has Been Working in New York City Parceria família-escola tem sido trabalhada na cidade de Nova Iorque Nova Iorque, 27.06.1990 CORREIO BRASILIENSE Dever de casa, da escola e da família. Brasília, 13.09.2016

3 GAZETA DO POVO A escola quer tomar o papel da família, mas não faz a sua parte Curitiba, 13.05.2008 JORNAL DE SANTA CATARINA Especialistas defendem integração entre escola, alunos e familiares... Florianópolis, 13.12.2010 DIÁRIO CATARINENSE Professores apontam falta de apoio da família como problema para... Florianópolis, 27.03.2012 GAZETA DO POVO Família e escola: aliados ou inimigos? Curitiba, 04.03.2010

4 GAZETA DO POVO A relação entre família e escola conta muitos pontos no processo de desenvolvimento das crianças Curitiba, 19.05.2015 FOLHA DE SÃO PAULO Sintonia entre família e escola nunca foi tão importante. Curitiba, 13.09.2016.

5  Criança/adolescente – foco principal do sistema educativo.  Carta Internacional dos Direitos da Criança (ONU 1989) – que registra a criança como sujeito de direitos.  Na consolidação dos direitos das crianças/adolescentes as responsabilidades específicas dos adultos que as cercam vão sendo modificadas.  As concepções atuais incidem diretamente na transformação das relações entre as gerações, tanto de pais e filhos quanto de professores e alunos.  A relação família-escola passa a ser regida por normas e leis.

6 No Brasil, os direitos infanto-juvenis estão amparados:  Constituição Federal – Lei 7689/88;  Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei 8069/90  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.

7 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96, afirma em seu artigo 1º que: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

8 LDB 9394/96 – os profissionais da educação devem ser os responsáveis pelos processos de aprendizagem, porém é necessária a ação integrada com as famílias.  Art. 12 – Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...)VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;  Art. 13 – Os docentes incumbir-se-ão de: (...) VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

9  E a família,  Como ela se comporta diante do desafio do acompanhamento dos filhos?  Todos os familiares são participativos?  Há realmente a necessidade desse envolvimento entre escola e família?  Processo de culpabilização.  O que justifica tudo isso?

10 CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO Urie Bronfenbrenner

11 HUMANIZAÇÃO SOCIALIZAÇÃO SINGULARIZAÇÃO (CHARLOT, Bernard, 2011) Ingresso na espécie Ingresso numa cultura Construção do indivíduo

12 “Processo que se refere à estabilidade e mudanças nas características biopsicológicas dos seres humanos durante o curso de suas vidas e através das gerações.” (Bronfenbrenner, 1998) DESENVOLVIMENTO HUMANO

13 E como fazer com que a interação entre os contextos família e escola aconteça?

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15 Ampliar as reflexões das famílias sobre sua contribuição no desenvolvimento dos filhos e, ainda, sobre a importância da sua participação no processo educativo formal, para a formação integral das crianças/dos adolescentes. Oferecer às famílias recursos que as auxiliem na construção de conhecimentos sobre as questões relacionadas ao processo educativo, necessários para a participação efetiva na vida escolar dos filhos.

16 Sensibilizar as famílias sobre a importância de desenvolver nos filhos valores favoráveis ao estudo, bem como sobre a necessidade de acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem. Fortalecer a relação de parceria entre escola e família, a fim de garantir a aprendizagem das crianças/dos adolescentes.

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18 Os momentos de reflexão propostos pelo contexto escola, precisam ser realmente momentos que possibilitem a cada família sentir-se acolhida com as características que lhe são próprias, sem reservas, sem rótulos ou preconceitos. É fundamental assumir a riqueza que a diversidade dos dois contextos pode possibilitar para o desenvolvimento dos nossos pequenos cidadãos!

19 ORALDA ADUR DE SOUZA oraldaadur@yahoo.com.br


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