A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALEXANDER LURIA E VYGOSTSKY DESENVOLVIMENTO PSICIMOTOR E APRENDIZAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALEXANDER LURIA E VYGOSTSKY DESENVOLVIMENTO PSICIMOTOR E APRENDIZAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 ALEXANDER LURIA E VYGOSTSKY DESENVOLVIMENTO PSICIMOTOR E APRENDIZAGEM

2 O

3 QUEM FOI ALEXANDER LURIA LuAlexander Romanovich ria (russo: Александр Романович Лурия; 16 de julho de 1902 — 14 de agosto de 1977) foi um famosoneuropsicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento. Foi um dos fundadores de psicologia cultural-histórica onde se inclui o estudo das noções de causalidade e pensamento lógico– conceitual da atividade teórica enquanto função do sistema nervoso central.russo16 de julho190214 de agosto1977neuropsicólogopsicologiadesenvolvimentosistema nervoso central CONTRIBUIÇAO NEUROPSICÓLOGO

4 S ISTEMA Alexander Luria defende que o conhecimento e o comportamento humano são resultado da interação de três unidades funcionais complexas e plásticas, que não podem ser localizados em áreas específicas. Por isso, o autor divide o encéfalo em 3 unidades funcionais.

5 ENCEFALOS I Unidade : Regula o estado de vigilia/consciência. É a unidade da atenção, de regulação da vigília que envolve camadas do córtex e o sistema reticular. II Unidade : Obtem, processa e armazena informações. Unidade de codificação e processamento e armazenamento nas informações que chegam do mundo exterior. Está localizada nos lobos occipital, temporal e parietal. III Unidade : Programa, regula e verifica a atividade cerebral. Unidade que planifica regular e verificar a informação armazenada. Este terceiro bloco está localizado no lobo frontal.

6 L URIA E VIGOSTSKY Em 1924, Luria conheceu Lev Vygotsky, que foi para ele uma grande influencia. Juntos com Alexei Leontiev (1904-1979), iniciaram um projecto para desenvolver um ramo novo na psicologia. Procuraram relacionar as influencias “culturais” e ”históricas" criando assim psicologia cultural-histórica. Esta enfatiza o papel mediador da cultura, particularmente da linguagem, no desenvolvimento de funções mentais superiores no desenvolvimento. Por isso, o cérebro é considerado um sistema aberto, de grande plasticidade (social), cuja estrutura e modos de funcionamento são modificados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual.

7 S ÓCIO - H ISTÓRICO.. O homem transforma-se de biológico em sócio- histórico, mediado pela cultura, isto é, não é apenas aquilo que está definido genéticamente que conta para a sua ontogénese, mas também a influencia sócio- cultural. Bibliografia: www.webartigos.com - página consultada dia 18/10/2009 - pagina actualizada a 13/09/2009

8 C ÉREBRO - APRENDIZAGEM Apesar de saber-se ainda muito pouco como o ser Humano aprende e como seu cérebro funciona, e de análise cérebro-aprendizagem ser ainda rudimentar a teoria neuropsicológica de Luria apresenta uma arquitetura perceptível para compreender como a aprendizagem se estrutura, pois apoia-se em um grande número de investigações neuropsicológicas realizadas sobre o Problema (Golden,1981). A organização funcional proposta por Luria permite entender como os sistemas funcionais trabalham, seja nas praxias ou na línguagem.

9 A S APRENDIZAGENS ESCOLARES DA LEITURA E da escrita e do calculo,compostas da leitura de componentes receptivos (imput), integrativos, elaborativos e expressivos(output), emergem da cooperação de várias áreas ou zonas corticais e subcorticais, e não, como se pensava na teoria neurológica clássica, de uma só área específica. Tal cooperação complexa joga com a participação Particular de cada uma das áreas cerebrais, relacionadas com um dado sistema funcional, de modo que a sua disfunção, imaturidade ou destruição, como não causa a perda total da performance (afunção), induz, necessariamente a

10 D ESARTICULAÇÃO OU DESCONJUNTURA De algumas subfunções, enquanto outras se podem manter intactas, o que é deveras promissor em termos de modificabilidade habilitativa para muitos casos clínicos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LIVRO DO AUTOR: VICTO DA FOSECA. DESENVOLVIMENTO MOTOR.

11 T REINAMENTO DA MEMÓRIA

12 DISLEXIA

13 5- EQUILÍBRIO Capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade. 6- COORDENAÇÃO Capacidade de executar movimentos complexos de modo conveniente, para que possam ser realizados com o mínimo de esforço. 7- AGILIDADE Habilidade que se tem para mover o corpo no espaço. Habilidade do corpo inteiro, ou de um segmento, em realizar um movimento, mudando a direção, rápida e precisamente. 8- RITMO É a ordenação dos movimentos. Seqüência de movimentos repetidos várias vezes, de forma equilibrada e harmônica. 9- DESCONTRAÇÃO É um fenômeno neuromuscular, resultante da redução de tensão na musculatura esquelética.

14 JOGOS E INTERAÇÃO  Abaixo alguns jogos e algumas qualidades físicas:  QUEIMADA: Agilidade e força  BILOCA: Coordenação motora  JOGOS DE PERSEGUIÇÃO: Velocidade  CABRA CEGA: Coordenação motora  ESTÁTUA: Equilíbrio  AMARELINHA: Equilíbrio e coordenação motora  BARRA MANTEIGA: Velocidade  CIRANDAS: Rítmo

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  http://www.artigonal.com/educacao-infantil- artigos/o-papel-dos-jogos-e-brincadeiras-na- educacao-fisica-escolar. http://www.artigonal.com/educacao-infantil- artigos/o-papel-dos-jogos-e-brincadeiras-na- educacao-fisica-escolar  http://cev.org.br/biblioteca/a-contribuicao- cultural-dos-jogos-ambito-escolar. http://cev.org.br/biblioteca/a-contribuicao- cultural-dos-jogos-ambito-escolar  http://www.artigonal.com/educacao-infantil- artigos/a-importancia-dos-jogos-para-o- desenvolvimento-psicologico-da-crianca http://www.artigonal.com/educacao-infantil- artigos/a-importancia-dos-jogos-para-o- desenvolvimento-psicologico-da-crianca  http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquiv os/47ElizabethBernardes.pdf

16 CENTRO UNIVESITÁRIO DE BRUSQUE-U NIFEBE Professor : Boemo Disciplina : psicomotricidade Acadêmica: Nanci Maria dos Santos

17 OS 50 ANOS DA PSICOMOTRICIDADE Contribuição da acadêmica Nanci, pesquisa feita pela Internete: link: Youtube. Terapia ocupacional


Carregar ppt "ALEXANDER LURIA E VYGOSTSKY DESENVOLVIMENTO PSICIMOTOR E APRENDIZAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google