A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS OFICIAIS PARA O JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS OFICIAIS PARA O JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS OFICIAIS PARA O JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva

2 Introdução A regulamentação do jogo de handebol é função da IHF (Federação Internacional de Handebol). Estas regras tiveram uma última atualização em 30/07/2002.

3 Regra 1: A Quadra de Jogo Retangular, medindo 40 comprimento e 20 largura (zona de segurança 1 metro das laterais e 2 metros da linha de fundo). Balizas (trave), 2 metro de altura e 3 de largura. Área de gol 6. Área de tiro livre (6m a 9m). Linha de 9m. Linha de tiro 7m. Linha de limitação do goleiro 4m. Linha central, meio da quadra. Linha de substituição, 4m e meio à direita e à esquerda.

4 Regra 2: a Duração da Partida, Sinal de Término e Time-Out Acima de 16 anos (2 x 30’ com 10’ intervalo). Entre 12 -16 anos (masculino e feminino, 2 x 25 com 10’ intervalo). Entre 8-12 anos (masculino e feminino, 2 x 20 com 10’ de intervalo). Se um jogo que precisa ter vencedor terminar empatada, da-se 5’ de intervalo e faz-se um tempo extra (2 períodos de 5’ com 1’ de intervalo). Se ainda continuar empatado, faz-se novo tempo extra igual ao primeiro. Se ainda terminar empatado, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento próprio da competição. Sinal de Término: o jogo começa com o apito do árbitro e termina pelo sinal automático do placar ou do cronometrista, porém, se este não é dado o árbitro termina com apito. Time-Out: os árbitros decidem quando e por quanto tempo o jogo deve ser interrompido.

5 Regra 3: A Bola A bola é feita de couro ou material sintético, deve ser esférica e sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia. Medidas: acima de 16 anos masculinos (H3L) acima de 14 anos feminino e 12-16 masculino (H2L) entre 8-14 feminino e 8-12 masculino (H1L).

6 Regra 4: A Equipe, Substituições e Equipamentos Uma equipe consiste de 12 jogadores, 7 titulares e 5 suplentes. Para iniciar a partida pelos menos 5 jogadores tem de ter. Durante a partida se uma equipe ficar com menos de 5 jogadores, a partida acaba dependente do árbitro. Os suplentes podem entrar no jogo a qualquer momento. Todos os jogadores de uma equipe devem usar o mesmo uniforme, menos o goleiro, que deve ser diferenciado de todos na quadra.

7 Regra 5: O Goleiro É permitido: Tocar a bola com qualquer parte do seu corpo numa tentativa de defesa, dentro da sua área de gol. Mover-se com posse de bola dentro de sua área, sem as restrições aplicadas aos jogadores de quadra (não podendo atrasar o tiro de meta). Fora da área o goleiro se sujeita as mesmas regras dos jogadores de linha. Não é permitido: Colocar em perigo o adversário numa tentativa de defesa. Sair da área de gol com a bola sob controle ou voltar (tiro livre). Tocar a bola novamente após um tiro de meta sem que ela tenha tocado em algum jogador de linha antes. De dentro da área, tocar a bola parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol. não cruzar a linha de 4m durante a cobrança de 7m, até que a bola saia da mão do batedor. Não tocar a bola com a parte abaixo do joelho, dentro da área, quando ela estiver parada ou rolando para fora desta.

8 Regra 6: A Área de Gol Somente o goleiro é permitido entrar na área de gol. O jogador de linha que entrar na área de gol será punido com tiro livre ou tiro de 7m. Ao jogador de linha não é permitido tocar a bola quando ela está parada ou rolando dentro da área do goleiro. Se um jogador jogar a bola dentro da área de gol, será punido com: gol, se a bola entrar na baliza; tiro livre, se permanecer dentro da área ou tocar no goleiro; tiro lateral, se a bola sair pela linha de fundo; o jogo continua, se a bola passa pela área e retorna a quadra de jogo.

9 Regra 7: O Manejo da Bola e o Jogo Passivo É permitido ao manejo de bola: Lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater na bola, usando todo corpo, menos do joelho para baixo. Segurar a bola por no máximo 3’. Mesmo quando ela estiver em contato com o solo. Dar no máximo 3 passos com a bola. Parado ou correndo: quicar a bola uma vez e agarra-la de novo. Driblar com a bola ou rolar a bola no solo com uma mão. Não é permitido: Tocar a bola mais de uma vez sem que tenha tocado em outro jogador. A falha de recepção não é penalizada. Não é permitido manter a bola em posse da equipe sem fazer uma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso (jogo passivo).

10 Regra 8: Faltas e Conduta Anti-Desportiva É permitido: Usar braços e mãos para bloquear ou ganhar posse de bola. Usar o corpo para obstruir o adversário, mesmo sem posse de bola. Não é permitido: Arrancar ou bater na bola que está na mão do adversário. Bloquear ou empurrar o adversário com braços, mãos ou pernas. Deter, segurar, empurrar, correr ou pular contra um adversário. Impedir, obstruir ou colar em perigo um adversário. Conduta anti-desportiva: são expressões físicas ou verbais que são incompatíveis com espírito do jogo, receberá a punição progressiva, e se for grave será desqualificado. Um jogador que coloca em perigo a saúde do adversário, enquanto o ataca, deverá ser desqualificado. Agressão durante o tempo de jogo será expulso.

11 Regra 9: O Gol Um gol é marcado quando toda a bola cruzar a linha de gol inteiramente. Se um árbitro ou cronometrista interromper o jogo antes da bola entrar no gol, o gol não pode ser validado. Um gol que tenha sido validado, não pode ser mais anulado.

12 Regra 10: O Tiro de Saída É executado pela equipe que venceu o sorteio e escolheu a bola para sair jogando. No segundo período a bola é do adversário. Um novo sorteio de saída é feito em um período extra. O tiro de saída é executado em qualquer direção, do centro da quadra, com tolerância de 1,5m da lateral. Aos companheiros do time do executante, não poderão cruzar a linha central antes do apito. Os adversários deverão estar na quadra deles. Depois de um gol marcado, reinicia-se o jogo com um tiro de saída. Porém, o adversário, que vai agora cobrar o tiro de saída tem de estar em sua meia quadra, mas os que fizeram o gol não precisam. Todo adversário deve estar pelo menos 3m de distância de quem está com a bola para o tiro de saída.

13 Regra 11: O Tiro de Lateral Um tiro lateral é marcado quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, e batido por último no adversário. É executado sem o apito do árbitro, no ponto onde a mesma saiu. O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral, até que a bola tenha saído de sua mão. Os adversários devem estar pelo menos 3m de distância daquele que está batendo o tiro lateral.

14 Regra 12: O Tiro de Meta Um tiro de meta é concedido, quando o goleiro controlou a bola na área de gol ou quando a bola tocar por último no goleiro ou no jogador da equipe adversária. É executado pelo goleiro sem o apito do árbitro. É considerado executado, quando a bola arremessada cruzar a linha da área de gol. O goleiro não deve tocar a bola de novo depois de um tiro de meta, a menos que ela tenha tocado em outro jogador.

15 Regra 13: O Tiro Livre Os árbitros interrompem o jogo e o reiniciam com um tiro livre para os adversários, quando uma das equipes cometer uma violação da regra de jogo. Qualquer outro motivo porque se interrompeu o jogo, que não foi por violação de ambas as partes, reinicia com tiro livre, isso quando a bola está em jogo. Se uma das equipes tem a posse de bola, reinicia com esta equipe e se nenhuma equipe está com a posse da bola, então a equipe que detinha por último deverá tê-la em posse de novo. Quando o jogo é interrompido quando a bola tocou o teto ou um elemento acima da quadra, a equipe que não tocou a bola por último deve ter a posse de bola. Quando o árbitro apitar um tiro livre, quem estiver de posse da bola tem de soltá-la ou coloca-la imediatamente no solo aonde estiver. Sua execução é feita sem nenhum apito do árbitro e em princípio no lugar onde a infração ocorreu. Quando um jogador estive em posição com a bola na mão para executar um tiro livre, não deverá mais colocá-la no solo e pegá-la novamente, ou quicá-la e agarrá-la de novo. Os jogadores da equipe atacante não devem pisar ou ultrapassar a linha de tiro livre antes de sua execução. Quando um tiro livre está sendo executado os adversários devem permanecer a uma distância de pelo menos 3m.

16 Regra 14: O Tiro de 7 Metros É marcado quando: Uma clara chance de marcar um gol for interrompida em qualquer local da quadra pela equipe adversária. Quando conceder um tiro de 7m os árbitros devem conceder um Time-Out. Execução: Será executado com um arremesso a gol dentro de 3” depois do apito do árbitro. O jogador que está executando não deverá pisar ou ultrapassar a linha de 7m. A bola não deve tocar novamente pelo executante ou sua equipe, até que tenha tocado um adversário ou nas balizas. Quando um executante estiver cobrando um tiro de 7m, todos os restantes devem estar atrás da linha de tiro livre. Não será mais permitido trocar o goleiro quando o executante estiver pronto para a execução do tiro de 7m.

17 Regra 15: Instruções Gerais para a Execução dos Tiros A bola deve estar na mão do executante antes de executá-lo. Exceto no tiro de meta, o executante terá de manter contato no solo com pelo menos um pé. Os árbitros devem apitar para reiniciar sempre: Os tiros de saída, tiro de 7m. No caso de tiro lateral, tiro de meta ou tiro livre: Para um reinício depois de um time-out. Quando houver demora na execução. Depois de uma correção nas posições dos jogadores. Depois de uma advertência. Depois do apito, o executante deverá jogar a bola dentro de 3”. Um tiro é considerado quando a bola sair da mão do executante, menos tiro de meta, quando escapar da mão do goleiro e entrar no gol (este não valerá). O executante não poderá tocá-la de novo até que tenha tocado em outro jogador ou a baliza. Um gol pode ser marcado diretamente de qualquer tiro.

18 Regra 16: As Punições Advertência (cartão amarelo): Faltas que estão sujeitas a serem punidas progressivamente. Infrações quando o adversário está executando um tiro. Atitude anti-desportiva de um jogador ou oficial da equipe. Os árbitros devem indicar a advertência ao jogador faltoso mostrando um cartão amarelo (medida 9x12cm).

19 Regra 16: As Punições Exclusão (2’): Por uma falta de substituição ou entrada ilegal na quadra. Por faltas repetidas daquelas punidas progressivamente. Por conduta anti-desportiva repetida. Por não colocar a bola no solo quando ocorrer uma marcação de tiro livre. Por infrações repetidas quando os oponentes estão executando um tiro. Como conseqüência de uma desqualificação de um jogador ou oficial de sua equipe. Depois de marcar um time-out o árbitro deve indicar a exclusão ao jogador faltoso e, para o secretário, mostrando o braço elevado com dois dedos levantados. Uma exclusão é sempre por um tempo de 2’. A terceira exclusão para o mesmo jogador conduz a uma desqualificação.

20 Regra 16: As Punições Desqualificação (cartão vermelho): Se um jogador que não está autorizado a participar entrar na quadra. Por faltas que coloquem em perigo a saúdo do adversário. Por conduta anti-desportiva grosseira de um dos jogadores ou oficiais da equipe. Por uma agressão de um oficial da equipe. Por causa de uma terceira exclusão para o mesmo jogador. Após marcar um time-out os árbitros devem indicar a desqualificação ao jogador infrator, segurando ao alto um cartão vermelho. Uma desqualificação é sempre para todo o restante do jogo, diferente dos 2’ que a equipe fica 2’ sem aquele ou um jogador.

21 Regra 16: As Punições Expulsão: Quando um jogador é culpado de uma agressão. Depois de marcar o time-out o árbitro deve indicar a expulsão ao jogador faltoso e para o secretário. Uma expulsão é sempre para o total do tempo de jogo restante. Se a um jogador for aplicado mais de um tipo de violação, permanece a mais severa.

22 Regra 16: As Punições Infrações fora do tempo de jogo: Antes do jogo: Conduta anti-desportiva, deve ser dada uma advertência. Conduta anti-desportiva grosseira ou agressão, deve ser dada uma desqualificação. Durante o intervalo: Idem. Depois do jogo: Um relatório escrito.

23 Regra 17: Os Árbitros Em um jogos de handebol, conduzem a partida dois árbitros (central e de gol), um cronometrista e um secretário. Os árbitros controlam a conduta dos jogadores durante todo o jogo. Os árbitros são responsáveis pela inspeção da quadra de jogo, bola, jogadores e balizas. O sorteio é feito por um dos árbitros. Se os árbitros tem opiniões divergentes sobre uma infração, será dado um time-out e os dois entram em acordo. Ambos os árbitros são responsáveis pelo controle do placar. São responsáveis após o jogo de conferir se a súmula está corretamente preenchida. As decisões tomadas pelos árbitros são finais. Tem o direito de suspender um jogo. O uniforme preto é primariamente reservado aos árbitros.

24 Regra 18: O Secretário e o Cronometrista O cronometrista tem a principal responsabilidade de cuidar do tempo de jogo, time-out e tempo de exclusão do jogador excluído. O secretário tem como principal função cuidar da lista de jogadores, da súmula, da entrada dos jogadores que chegarem depois do jogo começar. As substituições são de responsabilidade comum. Quando não tiver um placar eletrônico, o cronometrista deve manter informado as duas equipes do tempo de jogo e quanto falta.

25 Pedido de Tempo Técnico Cada equipe terá o direito de um tempo técnico por período de jogo (uma partida consiste de 2 períodos de jogo). Este tempo deverá ser requerido com auxílio de um cartão verde colocado na mesa, em frente ao cronometrista. O cronometrista interrompe o jogo apitando. O árbitro sinaliza então um time-out. Terá direito somente quando tiver de posse de bola. Depois de 50” o cronometrista dará um sinal sonoro.


Carregar ppt "REGRAS OFICIAIS PARA O JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google