A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECREAÇÃO - A recreação, educação e educando uma relação necessária no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento: físico;Intelectual; Emocional;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECREAÇÃO - A recreação, educação e educando uma relação necessária no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento: físico;Intelectual; Emocional;"— Transcrição da apresentação:

1 RECREAÇÃO - A recreação, educação e educando uma relação necessária no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento: físico;Intelectual; Emocional; Moral;Social. QUANTO AOS ASPECTOS FÍSICOS Através do exercício físico proporcionando pelas atividades e jogos, a criança movimenta todo o seu corpo, assim ela exercita os seus músculos, desenvolvendo-os e coordenando-os, acarretando uma melhoria do organismo e, conseqüentemente, da saúde. QUANTO AO ASPECTO INTELECTUAL As atividades recreativas favorecem o desenvolvimento do raciocínio, inteligência, observação, imaginação, curiosidade e criatividade, porque brincando a criança aumenta seu poder de expressão. Proporcionam novos interesses e maiores conhecimentos, cooperando com outras matérias escolares. QUANTO AO ASPECTO EMOCIONAL A criança enriquece sua vida afetiva pela participação espontânea nas atividades, porque através delas podemos observar suas reações emocionais. A recreação constitui, portanto, um fator de equilíbrio emocional.

2 QUANTO AO ASPECTO MORAL As atitudes nas atividades devem contribuir para a formação do caráter e estarem de acordo com as normas da vida coletiva. Quando a criança se acostuma a respeitar as regras e a sujeitar-se às restrições que elas impõem, estão realmente praticando padrões desejáveis de conduta. QUANTO AO ASPECTO SOCIAL Desde cedo devemos ensinar a criança a viver em grupo. As atividades recreativas alargam as experiências dentro do grupo, melhoram o relacionamento humano e aprimoram o espírito comunitário. 2)FORMAS DE RECREAÇÃO Recreação Passiva - A criança desempenha o papel de espectador ou ouvinte. Exemplo: Assistir a um jogo, a um filme, a uma peça teatral, entre outros. Recreação Ativa A criança participa de forma total, ou seja, empenhada de corpo e alma na atividade.Exemplo: Participar de uma peça teatral, de um jogo entre outros.

3 Recreação Livre - A criança pratica para satisfazer suas necessidades. Exemplo: Brincadeiras de rua. Recreação Dirigida - A criança participa da atividade sob a orientação do professor. Exemplo: Jogos de iniciação desportiva. O homem deve ser educado para o lazer desde a infância, e a recreação é uma das mais eficientes aliadas ao serviço da educação, oferecendo oportunidades de experiências enriquecedoras, tendo em vista a formação de atitudes e a integração positiva à vida. CONCEITO-JOGOS Em um sentido amplo, podemos defini-lo como um divertimento,uma recreação, uma brincadeira, um passatempo sujeito a certas regras, existindo quando dos limites do tempo e do espaço. Todo o jogo tem um Inácio, desenvolvimento e um fim, e se realiza em um campo previamente delimitado, exigindo, pois, no seu decorrer, uma ordem absoluta e plena para sua realização. VALORES DOS JOGOS -Físico;-Psíquico; -Intelectual;Social.

4 PEQUENOS JOGOS Como o nome indica, são jogos ligeiros, empregados no decorrer de uma aula de Educação Física, ou aula de pequenos jogos nas aulas de recreação, e se apresentam como jogo ativo, jogo moderado e jogo calmo. GRANDES JOGOS São jogos de partido, podendo durar toda aula ou não, e apresentam contagem de pontos, ou tempo de jogo; atualmente são apresentados como jogos de iniciação desportiva CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Existem jogos inúmeros tipos: uns que requerem grande quantidade de jogadores e outros que existem apenas dois participantes; alguns que devem ser realizados ao ar livre e outros que se prestam à sala de aula; uns que dependem de muito material e outros não; uns que têm grande organização e regulamento difícil e outros poucos organizados, dependendo de reduzidas regras. Inúmeras foram as classificações propostas para os jogos, sendo que uma das mais aceitas é a de CLAPAREDE, que classifica os jogos em:

5 QUANTO À FUNÇÃO ESPECIAL Jogos de competição: Caracterizam-se pela disputa de força, destreza e velocidade. -Jogos de caça: O participante se esconde ou procura achar o que está escondido. -Jogos sociais: Caracterizam-se pela socialização da criança, desenvolvendo qualidades indispensáveis à vida social quando adulto; criaram uma minissociedade. -Jogos familiares Originam-se do instituto materno, ou doméstico (boneca, casinha). -Jogos de imitação: São apresentados como jogos de imitação ( a criança imita pelo prazer de imitar, um faz e os outros imitam), e imitação de jogo (todos imitam alguma coisa-fingir de índio, de mocinho, etc...)

6 QUANTO À FUNÇÃO GERAL - Jogos Sensoriais São os jogos que atuam sobre os sentidos, proporcionando sensações agradáveis. - Jogos motores: Caracterizam-se por grande movimento; são os mais numerosos; desenvolvem-se segundo a atividade mais usada. A força a destreza a coordenação neuromuscular, e a velocidade de movimentos. -Jogos Psíquicos: Subdividem-se em intelectuais e afetivos. -Jogos intelectuais: São os que atuam sobre as qualidades intelectivas, como víspora, palavras cruzadas, damas e xadrez. -Jogos afetivos São os que provocam sensações, mesmo desagradáveis, como: quem fica mais tempo debaixo d ‘ água, quem segura mais tempo uma pedra de gelo entre outros.

7 QUANTO À INTENSIDADE FÍSICA Ativos; Moderados; Calmos. -Jogos ativos: São jogos de maior movimentação, geralmente utilizados no início da aula, onde todos os jogadores participam ativamente ao mesmo tempo. -Jogos moderados: São aqueles em que alguns jogadores participam ativamente de cada vez, onde os demais ficam aguardando sua vez de participar. -Jogos calmos: São aqueles de pouca movimentação, mais tranqüilos, utilizados para sala de aula ou para terminar as sessões.


Carregar ppt "RECREAÇÃO - A recreação, educação e educando uma relação necessária no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento: físico;Intelectual; Emocional;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google