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O QUARTO PODER CORRE PERIGO?. Público - Diversão ou distração? Informar-se ou tomar parte em debates públicos? Empresas de comunicação - Fornecem programas.

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1 O QUARTO PODER CORRE PERIGO?

2 Público - Diversão ou distração? Informar-se ou tomar parte em debates públicos? Empresas de comunicação - Fornecem programas para os espectadores enquanto vendem a atenção do público aos anunciantes

3 Resultado - Danos políticos e culturais A recepção do conteúdo - Não somos apenas consumidores, mas também cidadãos com direito à participação cultural, à observação da vida política e à voz na formação da opinião

4 Transformações -Campos econômico, político e simbólico Campo simbólico - Na mão da Igreja Católica Romana. Depois o Protestantismo no século XVI. Avanço da ciência. Advento da imprensa. Indústrias de mídia como quarto poder.

5 Fourth Estate -Refere-se à organização feudal em torno do Clero, da Nobreza e dos Comuns. Expressões da época -Watch Dog (cão de guarda) -Lap-Dog (cachorro- lambão) -Guard-Dog é o meio termo Fonte: Albuquerque (2008)

6 Fourth Branch -Refere-se à divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário Agenda Setting -Poder de determinar a agenda pública -Publicização de certos temas em detrimento de outros

7 Poder Moderador -Refere-se à divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário Pouvoir Royal (um papel que se dispõe a desempenhar) -Quarto poder neutro

8 O quarto poder hoje -NÃO é mais fiscalizador dos demais poderes, mas articulador da agenda da sociedade Por que é poderoso? -Menos controlável por se vincular com as forças de geração de demanda: a publicidade. Modela condutas e consciências de acordo com o que a economia de mercado determina

9 Agora é hora do quinto poder -Representado por experiências de resistência à influência midiática Reinvenção da esfera pública - Revisão de Jürgen Habermas - Novos cenários políticos da informação e da comunicação

10 A informação -Onde é criada? -Quem cria? -Como é desenvolvida? -Como se dá a transferência de informação?

11 Àgora pública -Expressão de opiniões, inquietações e construção de vínculos entre as pessoas A internet - Potencial de estimular a constituição da esfera pública ampliada e informada

12 Comunicação na rede -Pode “furar” os dispositivos de controle de censura de governos autoritários que queiram reprimir a opinião pública

13 Esfera pública interconectada de Yochai Benkler -Possibilita que muitas pessoas possam expressar observações pontos de vista para muitas outras. -A internet permite fazer uma comunicação não- controlada pelos sistemas de comunicação

14 Consequências -Comunicação em rede permite que as pessoas tornem-se falantes e participantes ativos nas conversações. -Afeta o modo como os assuntos emergem e são filtrados. -Afeta o processo argumentativo

15 Com tudo isso o quarto poder corre perigo e emerge o quinto poder? -É preciso entender que a esfera pública se informa e forma os próprios entendimentos -A comunicação de muitos para muitos amplia a produção de conhecimento e coloca a sociedade civil global em destaque para ser ouvida

16 Grato pela presença www.ciencianasnuvens.com.br ALBUQUERQUE, A. A mídia como “poder moderador”: uma perspectiva comparada. Trabalho apresentado no XVII Encontro Compoós. São Paulo, 3-6 jun, 2008. XVII Encontro Compoós. São Paulo, 3-6 jun, 2008. RIZZOTTO, Carla C. Constituição histórica do poder na mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v.13, n.31, p. 111-120, maio/ago. 2012. HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. BENKLER, Y. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. USA: Yale University Pres, 2006.


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