A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza

2 O termo Arte Paleocristã, ou paleocristianismo, a arte dos primeiros séculos do aparecimento do cristianismo, não designa propriamente um estilo. Na realidade, refere-se antes a todo o tipo de formas artísticas produzidas por ou para cristãos, durante a vigência do império romano do ocidente. As formas mais antigas remontam ao século III, evoluindo posteriormente até ao século V d.C.. Arte Cristã Primitiva ou Paleocristã

3 Divisão A Arte Paleocristã divide-se em dois períodos: antes e depois do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano. O reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano foi feito pelo imperador Constantino, no Édito de Milão no ano 330 da nossa era.

4 A Fase Catacumbária A fase anterior ao reconhecimento chama-se Catacumbária, porque as suas principais manifestações ocorreram nas catacumbas, cemitérios subterrâneos, verdadeiros hipogeus, nos quais os primeiros cristãos sepultavam seus mortos e mártires. A fase catacumbária estende-se do I século ao início do IV século, precisamente ao Édito de Milão

5 A Fase Cristã Primitiva ou Paleocristã A fase posterior ao reconhecimento, quando o Cristianismo deixou de ser perseguido e substituiu, oficialmente, entre os romanos, as crenças do paganismo, tem sido determinada Arte Latina por alguns historiadores. Deve ser chamada, porém, de modo mais adequado, Arte Paleocristã propriamente dita.

6 Essa fase, Arte Paleocristã, desenvolve-se dos anos de 330 ao de 500, quando as artes do Cristianismo começam a dividir-se em dois grandes ramos - um oriental e outro ocidental.

7 A Arte Bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão dos povos bárbaros e que levou Constantino a transferir a capital do Império para Bizâncio, cidade grega, depois batizada por Constantinopla.A mudança da capital foi um golpe de misericórdia para a já enfraquecida Roma; facilitou a formação dos Reinos Bárbaros e possibilitou o aparecimento do primeiro estilo de arte cristã - Arte Bizantina.

8 Alunos Adriano n:01 André Henrique n:05


Carregar ppt "Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google