A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De Maria Alberta Menéres Língua Portuguesa – 6º Ano – Conhecimento Explícito da Língua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De Maria Alberta Menéres Língua Portuguesa – 6º Ano – Conhecimento Explícito da Língua."— Transcrição da apresentação:

1 de Maria Alberta Menéres Língua Portuguesa – 6º Ano – Conhecimento Explícito da Língua

2 “…o navio estava a ser arrastado por uma estranha corrente…” “Aí já a corrente misteriosa abrandara.” “Ulisses levou um pequeno barril de vinho…” “Os fortes marinheiros pareciam bonecos…”

3 a) Identifica a classe das palavras sublinhadas. Justifica a tua resposta.

4 As palavras sublinhadas pertencem à classe do adjetivo, porque designam qualidades ou estados de seres, ideias. Pertence a uma classe aberta de palavras.

5 b) Tal como os determinantes, os adjetivos também estão divididos em _______________. Identifica-as.

6 A classe do adjetivo subdivide-se em três subclasses: - adjetivos qualificativos, quando indicam qualidades ou estados aos nomes que acompanham, e variam em grau, embora existam alguns que não têm essa variação; - adjetivos numerais, quando indicam a ordem de sucessão dos seres, e à exceção de “primeiro”, não variam em grau; - adjetivos relacionais, quando estabelecem uma relação diversificada com o nome a que se referem (de agente, de posse, de origem, de tema), e não apresentam variação em grau.

7 c) Tal como os determinantes, os adjetivos também variam em _____________ e ____________.

8

9

10

11

12 O adjetivo é uma classe de palavras aberta. A posição do adjetivo na frase é: - depois do nome a que atribui uma determinada qualidade; - antes do nome cuja ordem indica; - depois de um verbo copulativo como “ser” ou “estar”; - varia em género, número e grau.

13

14


Carregar ppt "De Maria Alberta Menéres Língua Portuguesa – 6º Ano – Conhecimento Explícito da Língua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google