A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES."— Transcrição da apresentação:

1 VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES EMANOEL P. SAMPAIO JOSÉ GALDINO C. NETO WESLEY D. SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE ENGENHRIA FLORESTAL PROTEÇÃO FLORESTAL EFEITOS DAS QUEIMADAS SOBRE O EFEITO ESTUFA NA AMAZÔNIA ROLIM DE MOURA, SETEMBRO DE 2016

2 INTRODUÇÃO O aumento da temperatura da Terra, devido ao agravamento das emissões dos gases causadores do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, é um dos mais graves problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar neste século. O chamado efeito estufa, é um fenômeno físico que provoca o aquecimento do globo terrestre, devido à emissão de gases que causam alteração na composição da atmosfera, advindo de um dos principais efeitos da ação humana no meio ambiente, a queima de combustíveis fósseis. A comunidade científica chegou ao consenso que a mudança climática é uma das maiores ameaças da atualidade, dadas a sua amplitude, intensidade e efeitos danosos.

3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA Efeito Estufa Os principais gases que causam o efeito estufa são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarbonos (CFCs).  O Efeito estufa é um mecanismo natural de aquecimento da atmosfera  Caso não haja um retrocesso na emissão de gases esse fenômeno ocasionará em uma infinidade de modificações no espaço natural e automaticamente na vida do homem. Como: Alterações climáticas; Aumento no nível médio das águas do mar; Degelo das calotas polares; Alterações a nível ecológico do planeta, entre outros.

4 REVISÃO BIBLIOGRAFICA Gases do Efeito Estufa Os gases do efeito estufa (GEE) são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelho emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Os três principais GEE relacionados com atividades agrícolas e mudanças de uso da terra são CO2, N2O e CH4 O vapor de água está presente na atmosfera terrestre em altas concentrações sendo responsável por 80% do efeito estufa natural, os 20% restantes é devido a outros gases.

5 REVISÃO BIBLIOGRAFICA Causas do aumento das emissões de gases do efeito estufa A queima de combustíveis fósseis não é o único problema causador das alterações climáticas. A diminuição da quantidade de árvores e o incremento da população mundial também contribuem fortemente para a acumulação de CO2 na atmosfera. Os gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis seguem vários caminhos: Absorvida pelos oceanos e plantas. Com o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, o Protocolo de Quioto, assinado por 84 países, determina uma redução de, em média, 5,2%.

6 INTERFERÊNCIA DO SISTEMA AGRÍCOLA NO EFEITO ESTUFA As atividades agrícolas possuem uma participação significativa na emissão de gases para a atmosfera, seja através de queimadas, degradação da matéria orgânica ou pelo consumo direto de combustíveis fósseis ou indiretos no processo de produção de insumos. A quantificação do potencial que a agricultura possui para sequestrar carbono ainda é um desafio para os pesquisadores. O uso do sistema plantio direto parece ser uma prática eficiente para manter carbono no solo

7 PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA Protocolo de Quioto A Conferência de Quioto, em 1997 – considerada por muitos estudiosos como resultado direto da ECO-92, no Rio de Janeiro – formalizou, enfim, um protocolo de intenções no qual 84 países pretendiam reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE’s. Créditos de carbono MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Mercado de Carbono Agricultura Sustentável

8 PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA Práticas de manejo no solo Plantio Direto Sequestro de Carbono Uso de Fertilizantes Reflorestamento  Se as florestas forem cortadas, a maior parte do carbono guardado nas árvores será liberada para a atmosfera rapidamente por meio de queimadas ou, mais lentamente, via decomposição. A contribuição do etanol para a redução da emissão de GEE

9 Práticas de manejo no solo Plantio Direto Sequestro de Carbono Uso de Fertilizantes Reflorestamento  Se as florestas forem cortadas, a maior parte do carbono guardado nas árvores será liberada para a atmosfera rapidamente por meio de queimadas ou, mais lentamente, via decomposição. A contribuição do etanol para a redução da emissão de GEE PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA

10 O papel da Amazônia no combate ao aquecimento global As florestas amazônicas tem um papel importante na mitigação do aquecimento global. Se a floresta é desmatada, muito deste carbono é liberado para a atmosfera em gases de efeito estufa, tais como CO2 e CH4. A floresta tem duas funções: Fonte de emissões anuais Estoque de carbono Embora a maior parte das emissões de carbono do mundo seja da queima de combustíveis fósseis, o desmatamento é a principal fonte de emissões no Brasil.

11 CONCLUSÕES O aquecimento global impõe diversas modificações ao cotidiano dos seres humanos. Diminuir as emissões dos gases causadores do efeito estufa, independente da fonte, é o principal meio de reduzir problemas causados pra saúde do planeta de forma geral. Manter as florestas “Vivas”.

12 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google