A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 1º Ano Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 1º Ano Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 1º Ano Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos

2 O que são jogos? Quais são as categorias dos jogos existentes? O que vocês sabem sobre a história dos jogos? EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

3 Jogos e brincadeiras são sinônimos em diversas línguas. OTM, PE PROBLEMÁTICA CONTEMPORÂNEA Muitos estudiosos ressaltam a importância dos jogos na formação e na preparação do sujeito para a sociedade. Entretanto, os jogos populares estão perdendo força devido a diversos fatores, entre eles: a proliferação dos jogos eletrônicos, a falta de espaço adequado, a ideia de rua como um local de “desocupados” e de violência. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

4 Objetivo Conhecer a historicidade dos jogos populares, enquanto conhecimento da cultura corporal, por meio de uma abordagem reflexiva, na perspectiva de ressaltar sua importância para a formação do sujeito e a melhoria da qualidade de vida. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

5 Conceituação de jogos; categorias dos jogos; historicidade dos jogos populares; reflexões sobre os jogos ; orientações para atividades e links interessantes; revisão e conclusão. Sequenciamento da aula EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

6 “O jogo define-se como uma atividade ou ocupação voluntária, em que o real e a fantasia se encontram”. Melo (1989, p. 61) “O jogo é uma atividade física e/ou mental que favorece a socialização, e é realizado obedecendo a um sistema de regras, visando a um determinado objetivo". Ferreira (2003) “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias". Huizinga,( 1999, p.33 ) “O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente” (COLETIVO DE AUTORES, 2009, p. 65). Conceituações de jogos EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

7 “uma atividade física e/ou mental, de ocupação voluntária, inventada pelo homem que favorece a socialização, e é capaz de modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Essa atividade é vivenciada em determinados limites de tempo e espaço, sobre regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.” Com base nos conceitos anteriores, podemos dizer que o jogo é: EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

8 Categorização dos jogos Jogos de salão Jogos esportivos Jogos populares Ex.: Xadrez, Dama, Dominó, Bilhar, Sinuca, Jogo de botão etc. Ex.: Voleibol, Handball, Basquete, Futebol etc. Ex: Barra Bandeira, Amarelinha, Pula Corda, Amarelinha, Pega, 31 alerta etc. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagens: (a)MichaelMaggs / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; (b) Joerg Jakobs / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic e (c) James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

9 Jogos Populares EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Juntas / Domínio Público. Assista:Trabalho sobre Jogos e Brincadeiras Populares - Amarelinha Assista: Pula corda sensacional

10 Conceitos de jogos populares São aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nesses jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Para brincar, não são necessários materiais ou espaços específicos, podemos brincar em qualquer lugar. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28577 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

11 Jogos populares Alguns jogos populares, com o passar do tempo, ainda conservam suas características iniciais, outros se modificaram, criando variantes. Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=372&Itemid=189 Os jogos podem proporcionar grandes contribuições para a qualidade de vida. A dinâmica motora de alguns jogos e as suas práticas lúdicas possibilitam melhoria para a saúde do praticante. A ocupação do tempo livre com bom entretenimento favorece a um lazer prazeroso e canalizador de energias. As suas contribuições para o trabalho são inquestionáveis. Contribui com dinâmicas de convivência social, com o desenvolvimento do espírito de liderança e de cooperação. Os jogos se apresentam como “ferramenta de trabalho” de recreadores, ludo terapeutas, psicólogos empresariais, professores de Educação Física e outros. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

12 Historicidade dos jogos A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a.C, fazendo este parte da atividade do homem mesmo que de forma intuitiva; - Pré-história: jogos presentes como forma de lazer e de representar atividades cotidianas, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações. - Idade Média: jogos proibidos pela Igreja de serem praticados na escola. - Renascimento: com a Pedagogia Moderna, que estava baseada na participação lúdica e afetiva do aluno, mostra a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem. - Atualidade: o jogo apresenta várias funções: instrumento educativo, meio de lazer, meio de expressar sentimentos e emoções etc. http://www.obompastor.com.br/cbp/wp-content/uploads/2010/03/Jogos.pdf EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

13 Historicidade dos jogos populares Os jogos populares são transmitidos pela oralidade, sendo desconhecida sua origem, e foram provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. Logo, foram transmitidos de geração em geração, através do conhecimento empírico e permaneceram presentes na memória infantil. KISHIMOTO (1992) Verificamos que a maioria dos jogos populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

14 Exemplos de jogos populares Academia ou amarelinha Queimado Cabo-de-guerra Esconde-esconde, manja Barra-bandeira ou rouba- bandeira Boca-de-forno Tá pronto, seu lobo? Passarás http:// basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=372&Itemid=189 Esconde a peia Adedonha ou stop Cabra-cega Quebra-panela Bola de gude Pobre e rica Sobra um O coelho sai EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

15 Jogos e brincadeiras são sinônimos em diversas línguas. OTM, PE Identificar as brincadeiras ou jogos que aparecem nas imagens. DESAFIO EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Jeffness / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.Imagem: Ryan Child / Domínio Público.

16 Jogos e brincadeiras são sinônimos em diversas línguas. OTM, PE Identificar as brincadeiras ou jogos que aparecem nas imagens. DESAFIO EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Matěj Baťha / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: José Reynaldo da Fonseca / GNU Free Documentation License.

17 Jogos e brincadeiras são sinônimos em diversas línguas. OTM, PE Identificar as brincadeiras ou jogos que aparecem nas imagens. DESAFIO EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Aarondoucett / GNU Free Documentation License. Imagem: Yug / GNU Free Documentation License.

18 Quais são os jogos e brincadeiras vivenciadas na sua comunidade? Quem criou os jogos que são vivenciados na sua comunidade? EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

19 Existem brincadeiras para meninos e brincadeiras para meninas? Vamos refletir! EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Iksnigo / GNU Free Documentation License. Imagem: José Reynaldo da Fonseca / GNU Free Documentation License.

20 Vamos refletir! É uma questão cultural o estabelecimento dessa convenção. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

21 Muitas crianças e adolescentes passam horas isolados em seus quartos ou nas “Lans” jogando. “Isolamento social, violência na tela e sedentarismo”. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares Imagem: Manygames / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. Assista: Counter-Strike: Global Offensive Trailer Assista: Assassin's Creed 3 Gameplay Trailer - Legendado

22 ATIVIDADE 1 (orientações) Objetivo: Ampliar o acervo de jogos populares e perceber as transformações e variações de jogos decorrentes da influência das diferentes culturas, dos espaços e do tempo. Formar grupos com cinco ou seis alunos. Cada grupo ficará incumbido de visitar sites que tratem de jogos populares de outras localidades. Cada grupo deverá apresentar, na próxima aula, o jogo pesquisado. Antes de cada vivência prática, o grupo deverá explicar como se desenvolve o jogo e suas regras. Por fim, entregará um texto com a descrição do jogo. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

23 Atividade 2 (orientações) Objetivo: Difundir os jogos de outras localidades com outros alunos da escola. Repassar as vivências apresentadas para turmas do fundamental, distribuindo os grupos por salas distintas. Cada grupo poderá alterar as regras dos jogos e seu desenvolvimento. É sugestivo que se façam os registros dessas práticas e publique-as. Essas práticas poderão estar integradas às aulas do professor em outras turmas. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

24 http://www.efdeportes.com/efd127/a-evolucao-dos-jogos-populares.htm http://www.apeoc.org.br/trab.academico/Jogos.Populares%20na.Escola.pdf http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/jogos-populares-no-ensino- fundamental-4054951.html Links para aprofundamento sobre jogos http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos09/018.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9327 http://so-brincadeiras.blogspot.com.br/2009/03/cabra-cega.html http://marlarenatajamilaednar.blogspot.com.br/ http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ http://www.obompastor.com.br/cbp/wp-content/uploads/2010/03/Jogos.pdf http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=a rticle&id=372&Itemid=189 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

25 REVISÃO & CONCLUSÕES Educação Física – 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

26 HUIZINGA, H. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1980. HUIZINGA, J. O jogo como elemento da cultura. São Paulo, perspectiva. 1999. REFERÊNCIAS MELLO, Alexandre Morais; psicomotricidade, Educação Física e jogos infantis. 4 Ed. São Paulo. PONTES, F. A. R.; MAGALHÂES, C. M. C. A estrutura da brincadeira e a regulação das relações. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v.18, n.2, p.213-219, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid= S0102-37722002 000200 011 &lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 04 set. 2006. FERREIRA, Vanja. Educação Física, recreação, jogos e desportos. Rio de janeiro: Sprint, 2003. DAÓLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992. MONDIN, B. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores e obras. São Paulo: Paulinas, 1980. EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Abordagem histórica dos jogos populares

27 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 8aMichaelMaggs / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Opening_c hess_position_from_black_side.jpg 29/08/2012 8bJoerg Jakobs / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Futsal_Wik i.jpg 29/08/2012 8cJames Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hopscotch _de_Cubanese_cropped.jpg 29/08/2012 9Juntas / Domínio Público.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pi%C3%A3 o_de_corda.JPG 30/08/2012 15aJeffness / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dodgeball.j pg 30/08/2012 15bRyan Child / Domínio Público.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tug_of_wa r_2.jpg 30/08/2012 16aMatěj Baťha / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Metropole _Zlicin_-_skakaci_panak_2.jpg 30/08/2012 16bJosé Reynaldo da Fonseca / GNU Free Documentation License. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bolas_gude_RE FON_.JPG 30/08/2012 17aYug / GNU Free Documentation License.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Slingshot_ %28weapon%29.jpg 30/08/2012 17bAarondoucett / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pairs_kites. jpg 30/08/2012

28 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 19aIksnigo / GNU Free Documentation License.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Girl_playin g_jump_rope.jpg 30/08/2012 19bJosé Reynaldo da Fonseca / GNU Free Documentation License. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bolas_gude_RE FON_.JPG 30/08/2012 20James Emery / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hopscotch _de_Cubanese_cropped.jpg 30/08/2012 21Manygames / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manygame s3.jpg 30/08/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 1º Ano Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google